Quem somos
A Editora Mundo Cristão (EMC) publica livros que transformam leitores. Cada livro traz consigo uma promessa inerente de crescimento, compreensão, inspiração e transformação para o leitor que absorve e aplica o texto.
Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a EMC iniciou suas atividades como publicadora de uma revista mensal, a Mundo Cristão. Após alguns anos, interrompeu a publicação da revista e continuou exclusivamente com livros. As primeiras obras editadas, em abril de 1967, foram Cartas Vivas, uma tradução das Escrituras em linguagem contemporânea, e Quem me dera ter paz!, de Henry Brandt, obra voltada para o aconselhamento bíblico.
Considerada um dos principais selos editoriais do país, a EMC publica bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados por uma postura teológica cristã, histórica e equilibrada. As obras, impressas e digitais, são distribuídas em todo o mundo através de livrarias, atacadistas, lojas virtuais e igrejas.
Brasileira, de tradição protestante, sem ligação formal a nenhuma denominação cristã e constituída como associação
sem finalidade de lucros, a EMC é composta por um grupo de pessoas dedicadas a fazer diferença na igreja e na
sociedade. Assim, procuramos recrutar os melhores profissionais do mercado e cuidar de cada um como parte da família Mundo Cristão. Para atender bem aos nossos leitores, priorizamos a excelência em nossos produtos e serviços.
Em 2025, a EMC celebra 60 anos de atuação. Com gratidão a Deus e aos leitores, seguiremos no serviço em favor da transformação de vidas.
Filosofia editorial
REFLITAM O SENHORIO DE CRISTO. CRISTO É SENHOR DO UNIVERSO E DE TODA A VIDA
Nosso programa editorial, que abrange ampla diversidade de tópicos e gêneros literários, inclui livros que expressam — de forma explícita ou implícita — o senhorio de Cristo sobre todos as aspectos da vida e do conhecimento humano.
CONDUZAM OS LEITORES A CRISTO
Nosso objetivo é estimular os leitores a uma aproximação maior a Deus e a Seu Filho.
Para a EMC, isso significa a publicação de obras pré-evangelísticas e evangelísticas, além de textos que facilitem o crescimento na fé, o conhecimento de Deus e a intimidade com Ele.
CONSIDEREM A BÍBLIA COMO REVELAÇÃO DIVINA E REGRA DE FÉ E PRÁTICA
Autores dos livros da EMC têm a Bíblia como base de instrução e prática, respeitam sua autoridade e estão em harmonia com a cosmovisão nela encontrada.
ABRANJAM UMA DIVERSIDADE SAUDÁVEL DE OPINIÕES E INTERPRETAÇÕES
Não enfatizamos nem defendemos com exclusividade as posições de nenhuma denominação, linha teológica ou comunidade cristã em detrimento a outras.
Um dos valores da Mundo Cristão é “uma postura teológica cristã, histórica e equilibrada”, por isso, prioriza a tradição cristã, a ortodoxia histórica e o conservadorismo protestante, sem omitir a possibilidade de novas interpretações.
Nesse contexto de fertilidade ideológica, podemos publicar livros contendo opiniões divergentes e ocasionalmente até contraditórias entre si.
A Bíblia sempre será o nosso padrão e o nosso referencial, mas humildemente reconhecemos nossas limitações humanas na compreensão daquilo que não é a essência da nossa Declaração de Fé.
SEJAM ÍNTEGROS
Primeiro, do ponto de vista da coerência da vida e do testemunho cristão dos seus autores em relação ao conteúdo de seus livros; e segundo, do ponto de vista da mensagem do livro publicado, que reflita adequadamente a intencionalidade de seus autores.
SEJAM PROFÉTICOS
A maioria dos nossos livros representa posições amplamente aceitas pela comunidade protestante-evangélica.
Contudo, ocasionalmente, pode surgir a necessidade de uma palavra de alerta, correção ou admoestação dirigida à igreja ou à sociedade em geral.
Nessas ocasiões, a Mundo Cristão enxerga a possibilidade de usar sua voz profética. Aceitamos a responsabilidade de proclamar a verdade com amor.
SEJAM DIRIGIDOS AO PÚBLICO-LEITOR
Não é suficiente sermos defensores da verdade. Essa verdade deve também ser comunicada de modo eficaz.
Assim, nos livros da MC, a verdade é expressada claramente ao seu público, para que os leitores possam compreendê-la e aplicá-la, sempre respeitando a intencionalidade original de nossos autores.
SEJAM PERCEBIDOS COMO INDISPENSÁVEIS
Priorizamos a escolha de livros que abram novas áreas de conhecimento, ou que sintetizem conhecimento consensual de maneira inédita.
Procuramos construir um catálogo de livros fundamentais, exemplares, básicos e indispensáveis.
SEJAM CARACTERIZADOS PELA EXCELÊNCIA EDITORIAL
Buscamos os mais altos padrões de concepção, organização, redação, preparação de texto, revisão e produção. Nos esforçamos para produzir o melhor para os nossos leitores.
SEJAM FINANCEIRAMENTE VIÁVEIS
Valorizamos a liquidez financeira e o superávit operacional, sem os quais o nosso empreendimento ministerial não existiria.
Todavia, o superávit não é o único critério na captação editorial; reservamos o direito de, excepcionalmente, editar algum livro sem perspectiva de retorno financeiro, caso julgarmos a obra de importância para nossos leitores e relevância para a Igreja e para a sociedade.
Editar e distribuir os melhores conteúdos de cosmovisão cristã, servindo como instrumento para a transformação de vidas.
Ser uma editora cristã de relevante influência na igreja e na sociedade.
– Honra e serviço a Deus;
– Ética cristã em todas as operações e práticas;
– Postura teológica cristã, histórica e equilibrada;
– Satisfação de nossos clientes;
– Busca por inovação e excelência de produtos e serviços;
– Saúde financeira e eficácia na administração;
– Desenvolvimento integral dos funcionários;
– Responsabilidade ecológica;
– Compartilhamento de conhecimento.
Política da Qualidade
Desenvolver, editar e vender projetos editoriais que atendam às necessidades de nossos clientes, buscando o aprimoramento de nossos colaboradores e promovendo ações com foco na melhoria continua.
Política da Responsabilidade Social
Assegurar que nossos processos, produtos e serviços sejam executados de forma socialmente responsável e incentivar nossos colaboradores para que adotem a responsabilidade social como prática constante, dentro e fora da empresa.
Para isso, a EMC:
– Oferece oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal
– Provê um ambiente de trabalho seguro e saudável
– Atua com elevados princípios éticos
– Desenvolve relações construtivas entre seus integrantes, clientes e fornecedores
– Reinveste parte do lucro (superávit) nos objetivos sociais da organização
– Desenvolve iniciativas de cunho social, contribuindo para o desenvolvimento cultural e o incentivo à leitura