Skip to content Skip to footer

20 dicas para quem trabalha em home office

Uma receita para quem quer conciliar produtividade e qualidade de vida enquanto trabalha em casa

De acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ainda no fim de 2020, 7,3 milhões de trabalhadores exerciam suas atividades laborais em sistema home-office. A modalidade ganhou notável expressividade no contexto da pandemia da Covid-19 e tende a permanecer em alta mesmo após a crise sanitária. Novidade para muitos, trabalhar em casa pode ser um grande desafio com impactos na produtividade e na saúde.

Nesta semana em que se comemora a Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, a equipe MC preparou 20 dicas para que você aproveite todos os benefícios do home office sem prejudicar seus resultados ou qualidade de vida. Bora tomar nota?

20 dicas para não errar no sistema home office

#1 Estabeleça horários para levantar-se pela manhã, trabalhar, alimentar-se, descansar e parar as atividades laborais.

#2 Crie um ritual diário para dar ritmo e ordem ao seu dia, especifique o momento adequado para cada atividade, como assistir TV, ler um livro, participar de conferências e dar atenção aos seus filhos.

#3 Estabeleça seu horário de trabalho e não o negligencie. Não trabalhe nem mais nem menos do que é esperado e saudável.

#4 Não trabalhe de pijamas.

#5 Prefira banhar-se logo ao acordar e colocar roupas novas, que não estejam rasgadas ou que remetam ao descanso e aos momentos de ócio produtivo.  

#6 Desligue a TV.

#7 Se necessário, silencie todas as redes sociais: evite olhá-las enquanto cumpre seus objetivos profissionais, caso não estejam relacionados a elas.  

#8 Escolha um lugar para trabalhar. Evite levar o computador para a cama, por exemplo. Isso fará bem a você quando estiver no período de descanso, pois terá deixado o ambiente laboral em outro cômodo.  

#9 Mantenha seu escritório e sua mesa arrumados.

#10 Seja fiel aos prazos.

#11 Concilie exercícios físicos ao dia a dia, mesmo que não possa sair em decorrência da quarentena.   

#12 Caso sinta muita interferência dos familiares, faça um acordo com eles e proponha horários de concentração total, sem interrupções para conversas paralelas.  

#13 Se seus filhos forem pequenos, combine revezamentos com seu cônjuge. Equilibrem a agenda e busquem formas para que nenhum dos dois se sinta sobrecarregado. Prefira trabalhar com as portas fechadas.

#14 Reserve momentos para se expor à luz do Sol, o que estimula a produção de vitamina D. Revistas e sites especializados podem oferecer a você mais detalhes sobre os melhores horários e respectivos cuidados quanto à exposição solar.

#15 Diga não às demandas que possam sobrecarregá-lo (a), sejam relacionadas ao trabalho ou à família. O fato de estar em casa não torna o dia mais longo. Você continua limitado (a) às 24 horas do dia.

#16 Se possível, construa sua rotina em períodos de 8 horas: 8 para dormir; 8 para trabalhar e 8 para dedicar-se à família e ao lazer.

#17 Mantenha um backup de todos os arquivos e contatos.

#18 Não se isole. Separe momentos do dia para conversar com familiares e amigos. Contate sempre que possível a equipe de trabalho, especialmente via videoconferência, já que o contato apenas por mensagem tende a ser limitado. Ver a expressão de seus amigos e amigas gera proximidade e empatia.

#19 Quando concluir o período dedicado ao trabalho, distraia-se: jogue videogame, leia um livro, ouça músicas, brinque com seus filhos, assista a uma série, curta seu filme predileto, ore, namore ou simplesmente aprecie a paisagem pela janela.

#20 Comece e termine seu dia de trabalho com uma oração ou um devocional. Agradeça a Deus por ter uma fonte de renda digna e dedique todos os seus esforços a ele, sabendo que seu bom trabalho é um bom testemunho cristão.

Coloque essas dicas em prática, seja mais produtivo, tenha mais qualidade e proteja sua saúde física e mental enquanto trabalha em casa.

Você também vai gostar de ler:

Gestão de carreira e revisão de identidade profissional

Conheça:

Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho

Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

Não aguento meu emprego

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!