Skip to content Skip to footer

5 dicas para criar um hábito de oração

Para você que deseja priorizar os momentos de conversa com Deus

Você deseja orar mais? Quer ser verdadeiramente assíduo na oração e torná-la um hábito? Você se anima com a ideia, mas tem dificuldades, pois sente que não ora como deveria e não tem conhecimento no assunto? Muitas vezes, inclusive, sente até vergonha — principalmente quando ora em público —, pois parece que as palavras “não saem” e sua oração parece um tanto artificial? Pois bem, preparamos este artigo para ajudá-lo.

Um roteiro especialmente para você!

Primeiramente, compartilharemos 5 dicas para você criar um hábito de oração em seu dia a dia. Elas têm o intuito de sinalizar verdades práticas para que a oração se torne indispensável em sua agenda. Lembre-se: formar um hábito requer consistência e perseverança. Portanto, aplique-os com determinação, ok?

Na sequência, você encontrará uma lista de livros cristãos sobre oração. Selecionamos 15 obras de Stormie Omartian, referência internacional no assunto. As sugestões estão separadas por tema e público, para facilitar o acesso aos títulos que mais se alinham à sua necessidade e perfil.

Por fim, indicamos artigos adicionais de nosso blogue, todos sobre oração, para que você seja edificado. Vamos começar? Boa leitura!

5 dicas para criar um hábito de oração   

Comece! (tome uma atitude): É curioso o fato de que tendemos a planejar tanto um ideal a ponto de ficarmos somente na intenção e jamais partirmos para a ação. Elaboramos organogramas, pagamos cursos, estabelecemos horários e nos empolgamos diante das possibilidades, mas… agir… nada! Apertamos o botão soneca, reprogramamos, idealizamos, mas nunca damos o primeiro passo.

O que acontece é que tudo que demanda esforço propende a ser postergado: queremos alguns minutinhos para “obter mais energia” ou para encontrar o cenário perfeito. Assim, nunca começamos… nem a academia, nem a leitura de um livro, nem a implementação de uma rotina saudável, nem o hábito da oração.

Por mais que você planeje — e planejar é fundamental —, jamais criará um hábito se não tiver atitude: para ser um escritor, é preciso escrever; para se tornar um motorista, é necessário dirigir; para ver mudanças positivas em seu casamento, é importante conhecer a linguagem de amor de seu cônjuge; e para ser um guerreiro ou uma guerreira de oração, é imprescindível fazer o quê?… Sim, orar! Apenas boas intenções não bastam.

Ao orar — vez após vez, com constância e determinação — você certamente se surpreenderá ao notar a intensa necessidade de passar tempo com Deus. Quando isso acontecer, é porque o hábito já foi estabelecido. Agora, é mantê-lo.

Tenha a oração como prioridade: Como cristãos, entendemos que a busca pela face de Deus deve estar em primeiro lugar. Conhecemos as palavras de Jesus em Mateus 6.31-33, quando nos ensina: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas’” (NVT).

Embora saibamos que o reino de Deus deve vir em primeiro lugar, geralmente invertemos a ordem: deixamos a vida espiritual em segundo plano e buscamos primeiramente o comer, o beber e o vestir. Sejamos francos: a verdade é que muitas vezes não damos a devida importância para as coisas do alto: não oramos, não lemos a Bíblia nem obedecemos ao que Deus nos diz. Não é à toa que ficamos tão fracos na fé e vacilantes na oração.

“Sejamos francos: a verdade é que muitas vezes não damos a devida importância para as coisas do alto: não oramos, não lemos a Bíblia nem obedecemos ao que Deus nos diz. Não é à toa que ficamos tão fracos na fé e vacilantes na oração.”

Precisamos recordar, assim como afirma Osmar Ludovico em Inspiratio, belíssimo livro de espiritualidade cristã, que “a vida devocional é o cultivo de uma amizade com Deus no recôndito do nosso coração”. A oração é o cultivo da intimidade com o Pai e viabiliza o crescimento espiritual. Por isso, deve ser prioridade.   

Creia que sua oração é ouvida e tem poder: Muitos pessoas se desanimam e sequer oram, pois acreditam que a oração delas é irrelevante. Dessa forma, terceirizam a fé e se tornam dependentes das orações de outros: do pastor, do líder do pequeno grupo ou do “irmãozinho da oração poderosa”. Porque nutrem essa ideia, não oram por si, não têm experiências com Deus e, consequentemente, se tornam apáticas e hesitantes.

Se for esse o seu caso, não responsabilize outros pelo que depende de você. A Bíblia diz em Tiago 5.16: “A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados”. Tenha em mente que o Deus Eterno ouve e dá importância ao que você lhe diz. Portanto, conheça a vontade de Deus por meio do estudo da Palavra e ore com fé. 

Reflita acerca das palavras de Tomás Camba em seu livro Terceirização da fé: Assuma a responsabilidade de seu relacionamento com Deus: “Precisamos entender com clareza que falar com Deus não é exclusividade de alguns afortunados na fé. Trata-se de um convite para todos os peregrinos e forasteiros. É um convite para apreciar não só o trovejar do Deus todo-poderoso, do Deus temível, mas para adentrar a beleza da santa Trindade e ter comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito. É desfrutar o amor do Criador de todo o universo”. Você pode e deve orar com confiança inabalável, sabendo que Deus está atento às suas necessidades e pode responder com milagres.

Em nosso blogue: “Qual é o antídoto contra uma espiritualidade terceirizada?”

Programe tempo para encontrar-se com Deus: A falta de intencionalidade resulta em compromissos instáveis e metas oscilantes. Sem objetivos claros e engajamento, você não alcançará o que quer. Se o seu objetivo é desenvolver o hábito de orar, programe-se, imponha-se ritmo e empenhe-se para segui-lo.

Estabelecer momentos específicos para a oração, ou seja, estabelecer uma rotina — ou ritual — manterá o dia organizado, estimulará a motivação e ajudará seu sistema cognitivo a consolidar a nova atividade como hábito. Além disso, o vigor espiritual lhe dará ânimo para avançar a novos patamares de compreensão do poder da oração.

Seja paciente, dê um passo de cada vez e não se desanime se falhar eventualmente (todo hábito exige tempo e perseverança).

Leia bons livros sobre oração: Resultados positivos são fontes de motivação. Uma pessoa que começa a ver o impacto do exercício físico em sua qualidade de vida, por exemplo, certamente se sentirá mais animada a manter a prática diariamente. Na vida de oração não é diferente. Ao vê-la reverberar positivamente nas esferas pessoal, espiritual, profissional e familiar, você se entusiasmará para aprender mais.

Livros sobre oração lançados pela MC

A Mundo Cristão possui um catálogo variado com best-sellers sobre a prática da oração, entre eles os reconhecidos livros de Stormie Omartian, autoridade no assunto. A seguir, compartilhamos 15 dicas de livros cristãos sobre oração, escritos por Stormie, dedicados a diferentes públicos e necessidades. Você certamente encontrará o seu!

Para adolescentes e jovens:

O poder do adolescente que ora

Livro de orações para mulheres jovens

Para casais:

O poder da esposa que ora

O poder do marido que ora

O poder da oração no casamento

Para pais e mães

O poder dos pais que oram

O poder da mãe que ora

O poder de orar pelos filhos adultos

Para o vovô e a vovó

O poder dos avós que oram

Para quem está enfrentando tempos difíceis

O poder da oração que domina o medo

Guia-me, Espírito Santo

Guerreiras de oração

Para quem deseja aliar oração e leitura devocional

Dez minutos de oração para transformar sua vida

Conversa com Deus

Orações do meu coração

Confira também estes artigos adicionais que estão em nosso blogue:

Benefícios da oração

Por que a oração funciona?

Orar a Deus que é Pai. Que privilégio!

Lembre-se:

Orar é conversar com Deus. Empenhe-se no objetivo de fazer dessa prática um hábito em sua vida. O Pai se alegrará com sua atitude!


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!