Skip to content Skip to footer

Confiança inabalável diante do desconhecido

Uma mensagem de esperança e fé para quem se sente aflito em relação ao futuro

Por Paulo Sérgio em Transformado para vencer

Desde que me aposentei dos gramados, nunca me faltou trabalho. Deus, em sua infinita graça, jamais me deixou passar necessidade e sei que nunca deixará. Por conhecer o que a Bíblia diz, nunca me preocupei com o futuro, pois sempre soube que Deus traria a provisão no tempo oportuno.

Estou certo de que, assim como os pássaros não precisam se preocupar com o alimento de amanhã, também não preciso perder o sono, pois o Pai Celestial sustentará a mim e à minha família. A Bíblia diz: “Fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo ser abandonado, nem seus filhos mendigarem pão” (Sl 37.25); “É inútil trabalhar tanto, desde a madrugada até tarde da noite, e se preocupar em conseguir o alimento, pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem” (Sl 127.2).

Talvez você esteja enfrentando o desemprego ou um tem pode escassez financeira. Quero incentivá-lo a entregar esse problema a Deus e a ter confiança inabalável nele, crendo que o Criador conhece a situação e não o deixará perecer. Ele suprirá o essencial para a sua subsistência. Não viva preocupado com coisa alguma, em vez disso, ore a Deus e peça aquilo de que precisa, agradecendo-lhe por tudo o que ele já fez. Então você experimentará a paz de Deus, que excede todo o entendimento, e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

“Talvez você esteja enfrentando o desemprego ou um tempo de escassez financeira. Quero incentivá-lo a entregar esse problema a Deus e a ter confiança inabalável nele, crendo que o Criador conhece a situação e não o deixará perecer”

Paulo Sérgio em Transformado para vencer

Devo lhe dizer que experimentar essa paz é algo maravilhoso. Deus é surpreendente e nunca deixa a desejar. Sei que devo fazer a minha parte, sabendo que ele faz a dele. Se o ponho em primeiro lugar em minha vida, buscando seu reino com diligência e esforçando-me para fazer o melhor que posso, ele me cobrirá com sua graça e me dará forças para prosseguir.

É por isso que não deposito minha esperança nas riquezas, no trabalho, na fama ou em qualquer outra coisa, senão em Deus, pois coisas terrenas são efêmeras e passam. Minha esperança está no Senhor, pois com ele sou feliz, sabendo viver na fartura ou na escassez, em tempos de abundância ou de recessão.

Assim como o apóstolo Paulo disse, posso afirmar que aprendi a ficar satisfeito com o que tenho. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças (Fp5 4.11-13).

Desde que me aposentei da carreira como jogador, novas oportunidades de trabalho apareceram, vez após vez, garantindo o sustento de minha família. Obviamente, não tomei a decisão de aposentar-me de forma irresponsável, exigindo de Deus a suposta obrigação de me trazer sustento. Claro que não! Ponderei bem oque estava diante de mim e dei passos acertados em direção ao futuro que me aguardava. Orei, busquei orientação na Bíblia, conversei com Merly [minha esposa], pensei com calma. Assim, tudo aconteceu naturalmente, sem pressão ou estresse.

Não olho com melancolia para o passado. Pelo contrário, olho para o que ficou para trás com um coração cheio de gratidão, sabendo que, entre erros e acertos, cresci como profissional e como pessoa, fiz o meu melhor. Hoje, vislumbro o futuro com expectativa, andando passo a passo sem pressa, confiando que o melhor está por vir e aberto a novas experiências. Louvo a Deus por cada vitória, mas sei que elas fazem parte do passado — é necessário viver o hoje com toda a sua intensidade.

“Louvo a Deus por cada vitória, mas sei que elas fazem parte do passado — é necessário viver o hoje com toda a sua intensidade”

Talvez você já tenha “pendurado as chuteiras” e esteja diante de um novo tempo em sua jornada. Pode ser que já não precise ou não possa dedicar tempo a uma profissão em que trabalhou durante muitos anos. Se é esse o seu caso, abra o coração e a mente para o novo. Pode ser que descubra novos talentos e habilidades até então desconhecidos. Não fique apegado a lembranças, de forma que elas ofusquem sua visão em relação ao presente. Avance, crendo que o amanhã também pode lhe reservar surpresas inimagináveis.

Mantenha o foco na construção de um legado duradouro, construído com alicerces fortes, como honra, honestidade, integridade e fé. Que, assim como o apóstolo Paulo, você também possa ter a sensação de completude, sabendo que fez aquilo que deveria ser feito. Ele disse: “Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel” (2Tm 4.7). Que essas sejam as suas e as minhas palavras!

Não permita que a preocupação em relação ao amanhã tire o seu sono ou roube a sua alegria, mas creia que Deus não deixará faltar o sustento para você e sua família. Entregue ao Criador todas as suas necessidades, pois ele cuida de você (1Pe 5.7). É nessa paz e confiança que descanso e vivo o hoje. É com essa fé que caminho em direção ao que está por vir.

Sérgio, Paulo. Transformado para vencer – São Paulo: Mundo Cristão, 1ª ed. 2018. Pgs. 129 a 131.  

Perguntas para estudo pessoal ou em grupo (criadas pela equipe do blogue MC):

  • A Bíblia diz: “Fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo ser abandonado, nem seus filhos mendigarem pão” (Sl 37.25). De que forma você poderia hoje mesmo entregar suas ansiedades a Deus e descansar nas palavras do Salmo 37.25?
  • Em sua opinião, quais benefícios vivenciaria se entregasse suas preocupações definitivamente a Deus, descansando a mente e o coração pela fé? O que o impede de fazer isso? Como poderia superar tal impedimento?
  • Selecione alguns versículos da Bíblia que o ajudem a refletir sobre a graça de Deus em momentos de ansiedade. Reflita também acerca dos trechos citados por Paulo Sérgio no texto acima. O que tais passagens falam ao seu coração? Anote suas impressões.
  • Agora, dedique alguns minutos à oração e converse com Deus sobre tudo o que refletiu. Entregue suas preocupações ao Pai e tenha certeza de que ele ouve e está disposto a ajudá-lo.

Sobre o livro Transformado para vencer

Em Transformado para vencer, Paulo Sérgio, ex-jogador corintiano e membro da Seleção Brasileira, divide com os leitores os aprendizados que teve no futebol e na sua passagem por diferentes times, países e culturas, um relato permeado de curiosidades e lições de vida. 

Do início no esporte à aposentadoria, da infância modesta no centro de São Paulo até os mais prestigiados círculos do futebol mundial, por meio do testemunho de Paulo Sérgio, o leitor terá a chance de reviver momentos importantes da paixão nacional, enquanto faz uma viagem instigante por gramados, estádios, pódios, países e gritos de gol.

Cativante do início ao fim, a história de Paulo Sérgio promete não apenas saciar a curiosidade de quem deseja conhecer mais sobre os bastidores do futebol profissional do Brasil e do exterior, como a conquista do inesquecível tetracampeonato, em 1994, mas também levar o leitor à reflexão sobre diferentes áreas da vida, como família, finanças, comportamento, carreira e espiritualidade.

Leia também:

Para quem está preocupado com o amanhã

Conheça também:  

Gloriosas ruínas

Superando Limites

O Espinho na Carne e a Graça de Deus

O que aprendi com as videiras

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!