Skip to content Skip to footer

Decepcionado com a igreja? Leia: Tome uma posição, novo livro de Russell Moore

Na obra, Moore convida os leitores a se posicionar diante das principais questões de nosso tempo e compartilha verdades valiosas para quem precisa de ânimo para prosseguir a jornada de fé

Medo.

O que fazer quando o medo toca em pontos profundos do ser, penetra o âmbito das ideias, e nos desinstala, fazendo-nos desconfiar do que acreditamos? O que pensar quando tudo ao redor parece não ter sentido, estamos decepcionados e não sabemos a quem pedir ajuda? O que ter em mente quando até mesmo a igreja já nos parece um lugar hostil, um lugar de abusos e enganos? Russell Moore, autor de Tome uma posição: Assuma com coragem as consequências de sua fé, conhece bem essa realidade.

Criado num contexto de elevada hipocrisia e forte legalismo, o premiado autor por pouco não abandonou a fé na adolescência, ao tentar lidar com as contradições da igreja. Seu amor por Cristo foi mais forte, e ele acabou tornando-se uma das principais lideranças cristãs nos Estados Unidos hoje. Conforme comenta, os abusos que viu em alas da igreja evangélica cristã norte-americana o levaram a uma crise espiritual que saiu de controle e quase se tornou uma depressão paralisante. Em meio ao momento sombrio, Russell perdeu as esperanças e desejou morrer.

O que causou a crise foi o mundo cristão fora de minha igreja, o cristianismo americano do Cinturão da Bíblia, algo fácil de perceber, pois aquele tipo de religiosidade cultural era o ecossistema no qual vivíamos. Boa parte dele me parecia cada vez mais falso e até mesmo predatório. […]

Russell Moore

É com esse pano de fundo que Moore convida os leitores a discernir a vontade de Deus, a posicionar-se contra a cultura do medo que assola até mesmo a igreja e a trilhar um caminho de liberdade, tendo a coragem fortalecida por Cristo. O caminho da verdadeira liberdade, porém, conforme aponta, é o caminho da cruz.

Um chamado à coragem

Num tempo em que a igreja de Cristo tem sido usada por todos os espectros políticos, e as narrativas buscam associar o cristianismo às ideologias mais diversas, assumir uma posição requer coragem e uma necessária capacidade de discernir o que Jesus, de fato, quer de seu povo.

Com suas convicções forjadas numa atitude de questionamento do senso comum e de busca pela fidelidade a Cristo, em Tome uma posição, Moore apresenta reflexões e sugestões sobre como manter a sanidade espiritual e ser relevante ao seguir o caminho da cruz. Para nos inspirar nessa jornada, o autor resgata a vida do profeta Elias, oferecendo insights valiosos sobre o paradoxo da coragem e sobre como nos posicionar diante das principais questões de nosso tempo.

“Posicionar-se” em prol de Cristo não significa eliminar de nossa vida interior todo medo, nem humilhar nossos inimigos com ‘vitórias’ incontestáveis. Em vez disso, é experimentar na própria vida o drama da cruz. Significa que a coragem não provém de enfrentar o poder e a sabedoria do mundo com os mesmos artifícios, mas ser conduzido, assim como Elias, aonde não queremos ir (Jo 21.18). A coragem de se posicionar é a coragem para ser crucificado”, comenta.

Tome uma posição é um livro envolvente, indicado para cristãos que estão enfrentando crises pessoais, para pastores e líderes que desejam lidar de modo apropriado com os desafios de nosso tempo e a todo e qualquer leitor que busca insights sobre questões como ansiedade, vergonha, solidão, vulnerabilidade, integridade e justiça.

Ideal para quem precisa de confiança em meio ao medo, a obra é um eloquente convite a uma nova experiência com a igreja, a encontrar poder, a reavivar a alegria, a sentir plenitude mesmo em meio à fraqueza e a prosseguir com esperança a jornada da fé.

Sua vida tem significado. Sua vida é um grande mistério. E ambos se unem em Cristo. Jesus é o enredo, e a história é boa. Você pode enfrentar o futuro com coragem porque o futuro tem nome, rosto e tipo sanguíneo. Você pode aceitar o Mistério, pois o Mistério está vivo e tem planos para você.

Russell Moore

A novidade já está à venda nas livrarias e plataformas virtuais.

Saiba mais sobre o autor:

Russell Moore é diretor do Projeto Teologia Pública da Christianity Today. Foi presidente da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, de 2013 a 2021, e serviu anteriormente como diretor do Seminário Teológico do Sul dos Estados Unidos, em Louisville, no Kentucky.

No catálogo MC, também escrito por Russell Moore:

A família em meio à tormenta: Como a cruz redefine o lar

Conheça também:

Cartas à igreja

Feridos em nome de Deus

Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus


Deixe um comentário