Skip to content Skip to footer

Especial “Bible journaling”: Espiritualidade cristã

Confira a terceira parte de nossa entrevista com Kelen Franco, entusiasta do Bible journaling no Brasil, fundadora e CEO da grife de papelaria cristã Fé Ilustrada

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Kelen-Franco-3-3.jpeg
Kelen Franco, fundadora e CEO da Fé Ilustrada.

Esta é a terceira parte de nossa entrevista com Kelen Franco, entusiasta do Bible journaling no Brasil, fundadora e CEO da Fé Ilustrada, uma grife de papelaria cristã que tem a missão de conectar pessoas com Deus através da Palavra. Na primeira parte do bate-papo, compartilhamos aspectos conceituais, um pouco de história e uma série de dicas para quem deseja implementar o Bible journaling como prática devocional. Já na segunda parte, tratamos dos benefícios e do potencial motivador da atividade. Caso você não tenha visto o conteúdo, acesse os links a seguir:

Especial “Bible journaling”: O que é e como fazer?

Especial “Bible journaling”: Benefícios para o crescimento espiritual 

Acompanhe a continuação de nossa conversa com Kelen Franco e saiba como o Bible journaling está em sintonia com a espiritualidade cristã.

Mundo Cristão: E em relação à espiritualidade, no sentido de exigir um tempo de pausa para refletir, escrever, desenhar e registrar memórias, lições e vivências, como o Bible journaling vem de encontro às necessidades de um mundo tão afeito à correria e à praticidade dos botões, das telas e respostas automáticas?

Kelen Franco: Hoje, somos inundados com imagens, mensagens e notícias. As mentes estão sobrecarregadas e o estresse tem levado ao cansaço físico, emocional e espiritual, inclusive como consequência do uso da tecnologia, dos tablets e celulares. Nada como sentar-se com a Bíblia impressa e uma xícara de café na mão, um estojo com canetinhas e se debruçar na Palavra, ao som de uma música calma.

Filipenses 4.6 nos encoraja a não vivermos preocupados com coisa alguma; em vez disso, devemos orar a Deus pedindo aquilo de que precisammos e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Nesse sentido, só conseguimos apresentar nossos pedidos se o estresse e a ansiedade não impedirem a formulação dos pensamentos.

Por isso, o segredo para o Bible journaling é desligar-se para conectar-se. Desligar-se deste mundo para conectar-se com o reino através da Palavra. Quando nos desligamos de tudo, prestamos atenção no canto dos pássaros e no raio de sol entrando pela janela. Nos tornamos mais sensíveis aos sentidos e mais atentos ao que o Espírito Santo nos revela.

Quais dicas daria aos leitores que desejam começar essa prática e aos líderes que podem usar o Bible journaling entre as atividades na igreja e em seu devocional diário?

Comece separando um tempo

Sente-se confortavelmente e peça para Deus conduzi-lo. Se você separar um tempo para isso, Deus vai fazer a parte dele e achegar-se a você. Ele sempre fala por meio de sua Palavra.

Escolha um texto

Um versículo, um capítulo, o trecho de um livro ou uma mensagem para ouvir. Abra na passagem bíblica e leia. Leia de novo. Leia em voz alta. Deixe que a Palavra fale com você.

Destaque a passagem lida

Grife ou pinte. Use cores. Sublinhe o que mais lhe chamou a atenção.

Reflita

Pergunte-se: “Como esse ensino se aplica à minha vida?”; “Como posso ser transformado através dessa Palavra?”; “O que Deus está me ensinando hoje?”.

Escreva

Escreva o versículo. Anote um pensamento sobre ele. Reescreva o versículo na primeira pessoa.

Crie algo simples

Cole adesivos, faça um desenho fácil para ilustrar.

Ore

Entregue seu coração mais uma vez na presença de Deus e peça que a Palavra em que acabou de meditar caia em seu coração trazendo transformação de vida e frutos.

Coloque a data

Um lembrete de quando você fez o devocional. É muito legal quando voltamos às páginas antigas depois de um tempo e vemos quanta coisa Deus já falou conosco.

Interaja

Se você fizer parte de um grupo de Bible journaling, os passos acima serão os mesmos. Porém, para finalizar, depois da oração, dê tempo para um lanchinho enquanto todos compartilham o que registraram em suas Bíblias. Pode ser que a ideia de alguém seja uma inspiração para o seu próximo devocional.

Por fim, conte-nos sobre a Fé Ilustrada, cuja missão é “conectar pessoas através da Palavra”. Como atuam e quais feedbacks têm recebido do público em relação aos materiais que publicam em incentivo ao Bible journaling?

A Fé Ilustrada começou de forma muito espontânea. Em 2018, nos reunimos com algumas mulheres para fazer Bible journaling. Era um tempo gostoso de comunhão para lermos a Palavra e compartilhar.

Desse tempo, nasceu a vontade de fazer algo significativo para incentivar o Bible journaling. Então, começamos a produzir devocionais que vinham com adesivos translúcidos e ilustrações para colar na Bíblia. Foi assim que tudo começou.

Também tínhamos o sonho de poder fazer Bible journaling em uma Bíblia com mais espaço. No momento certo, Deus fez o milagre e publicamos uma Bíblia com a nossa capa e espaço para desenhos e anotações. [E aguardem que vem novidade em parceria com a Mundo Cristão!]

A missão da Fé Ilustrada é bem clara: conectar e inspirar as pessoas através da Palavra de Deus. A Palavra pode trazer cura, restauração e ânimo. Cremos que, independentemente das canetinhas, adesivos e tintas, se a pessoa estiver em contato com as Escrituras, ela será transformada.

Fique de olho, pois em breve a Mundo Cristão e a Fé Ilustrada trarão uma novidade para você!

Leia também:

Dicas para quem deseja ler a Bíblia inteira

Conheça a Bíblia de Anotações e Esboços da MC!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!