Skip to content Skip to footer

MC entrevista John Cortines e Gregory Baumer, autores de “Deus e o dinheiro”

Confira a primeira parte de nosso bate-papo e saiba mais detalhes sobre o lançamento da MC

Recentemente, a Mundo Cristão lançou o livro Deus e o dinheiro: Como descobrimos a verdadeira riqueza na Harvard Business School, escrito por John Cortines e Gregory Baumer, ex-alunos do MBA mais prestigiado do planeta. Na obra, os autores trazem uma ampla abordagem sobre a perspectiva bíblica em relação ao dinheiro e elucidam os benefícios da generosidade.

Aliando conhecimento teórico, pesquisas e a sabedoria das Escrituras, Cortines e Baumer apontam sete princípios bíblicos fundamentais sobre dinheiro e doação que surpreendem pela simplicidade e persuasão. À medida que desenvolvem seus argumentos, os autores transformam o conceito de generosidade de mera obrigação moral para um estilo de vida prazeroso e pleno de significado existencial. Clique aqui e leia a resenha completa da obra.   

Para compartilhar com você, leitor, mais informações sobre a obra, conversamos com Cortines e Baumer. No bate-papo, eles contam como o projeto nasceu, falam sobre os desafios de lidar com um tema polêmico como o dinheiro, a fé e as riquezas e deixam uma mensagem especial para o público brasileiro. Um conteúdo imperdível!

Confira a primeira parte da entrevista!

Mundo Cristão: Deus e o dinheiro. Como nasceu a ideia de escrever um livro sobre esse tema? Quais objetivos vocês tinham em mente ao produzi-lo?

John Cortines e Gregory Baumer: Nós nos conhecemos em um estudo bíblico para homens na Harvard Business School. Rapidamente, ficamos interessamos pelo tópico “riqueza”. Ao ir aos encontros, queríamos entender como podemos ter sucesso financeiro e honrar a Deus ao longo do caminho. Num determinado momento, tivemos uma aula chamada “Deus e dinheiro”, que nos impactou radicalmente. Começamos a escrever um trabalho em conjunto, investigando as Escrituras e realizando uma grande pesquisa sobre cristãos bem-sucedidos no que se refere às riquezas e às doações. O livro Deus e o dinheiro é o resultado desse projeto. 

Quais sãos os principais tópicos abordados na obra? A quem o livro é indicado?

O livro começa com uma visão geral dos ensinamentos bíblicos sobre dinheiro e uma série de princípios relacionados ao assunto. Em seguida, traz uma perspectiva filosófica e sociológica sobre dinheiro e doação, incluindo os resultados de nossa investigação sobre doadores cristãos radicalmente generosos. Finalmente, elucidamos o que seria uma estrutura de riqueza para um cristão moderno.

O livro é benéfico para quem procura uma perspectiva cristã sobre riqueza e posses. Foi especialmente escrito tendo em mente alguém que é capaz de fazer escolhas, como economizar, investir e doar, embora haja conteúdo benéfico para todos os crentes.

No que se refere à pesquisa e elaboração do texto, quais foram os principais desafios enfrentados ao lidar com um tema que às vezes tende a ser incompreendido e polêmico?

Como não somos formados em teologia, zelamos para que nossa interpretação dos ensinamentos bíblicos tivesse precisão. Assim, fizemos parceria com um conhecido professor para revisar nosso manuscrito.

Atém disso, buscamos encontrar o equilíbrio entre educar, desafiar, inspirar e incentivar o leitor. Não queríamos parecer julgadores ou condenatórios, tampouco desencorajar alguém que pensa que sua situação financeira não lhe permite ser generoso. Dessa forma, destacamos como a obediência aos ensinamentos de Deus pode trazer grande alegria a quem os pratica.

Na opinião de vocês, quais são os erros mais comuns, sobretudo no âmbito da igreja cristã, quando o assunto envolve a questão do dinheiro e da vivência da espiritualidade bíblica?

Primeiro, a igreja cristã sempre foi seduzida pela mentira de que conforto e segurança nesta vida são um bem supremo que devemos perseguir. A ideia de que riqueza é sempre boa, que Deus quer que tenhamos riqueza, e que riqueza é um sinal de favor e virtude. Quando olhamos para as Escrituras, porém, essa não é a imagem que vemos. Riqueza é um presente de Deus, sim. Mas também é um perigo, uma tentação, uma armadilha e até uma força espiritual que pode nos afastar de Deus.

Em segundo lugar, o ato de doar é frequentemente visto como um dever. Ao analisar as Escrituras e a vida de tantos cristãos maduros, descobrimos que doar é uma ALEGRIA, uma atitude de fé tomada em relação a Deus, que amplia nossa visão de mundo, nos dá um senso de propósito e significado e atrai nosso coração para as questões com as quais Deus se importa. Doar não é algo monótono ou triste, é bonito e vivificante. •

Fique de olho!

Em breve publicaremos a segunda parte da entrevista com John Cortines e Gregory Baumer!

Se você deseja adquirir seu exemplar de Deus e o dinheiro, clique aqui.

Conheça outros lançamentos da MC!

A família em meio à tormenta

Terceirização da fé

O Deus da esperança

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!