Skip to content Skip to footer

O que fazer diante de grandes desafios?

Está com medo porque você tem de enfrentar uma tarefa muito difícil? Não tenha medo, é possível vencer! 

Às vezes, os desafios nos fazem perder o fôlego. De repente, parece que diante de nós ergueu-se uma parede intransponível, uma prova impossível de ser superada. As dificuldades inerentes à tarefa que se coloca à nossa frente fazem com que o medo e a angústia aumentem, invadam o profundo de nosso ser e afetem a versatilidade tão importante para o alcance de vitórias. Se não tomarmos cuidado, deixamos que o pavor tome as rédeas da situação, conduzindo-nos à desistência e ao retrocesso. Se você se vê em situação igual a essa, é importante que se tranquilize e saiba que é possível realizar o que supostamente está acima de sua capacidade.

Qual é o seu desafio? Você já parou para analisá-lo de frente, de forma realista e honesta? Pode ser que você esteja supervalorizando o gigante e deixando de perceber que em seu interior há força, talento e sagacidade suficientes para superá-lo vitoriosamente. Portanto, avalie as circunstâncias com inteligência, sem jamais menosprezar as qualidades que você tem. Caso perceba que o problema é muito maior do que imaginava, não tenha vergonha de pedir ajuda. Busque uma mão amiga, inclusive a poderosa mão de Deus que pode socorrê-lo em todo e qualquer momento.

“Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição” (Sl 46.1, NVT).

Muitas pessoas cometem o erro de se retrair em solidão quando estão passando por alguma luta. Assim, não compartilham com outros a dor que aflige seu coração e mente. Solitárias, imersas em seus receios e carentes de boas palavras de motivação, acabam perecendo, pois sozinhas se deixam abater pelo torpor causado pelo infortúnio. Contar com um bom conselho e com encorajamento vindos de pessoas que estão do lado de fora do problema, e, portanto, podem vê-lo de forma mais isenta, pode ser um enorme diferencial na hora de enfrentar e vencer um desafio.

Não permita que a ansiedade chegue a um ponto tão elevado que atrapalhe seu raciocínio. A coragem, a fé e a confiança devem dar a tônica da situação, não o pavor. Se a tarefa se mostra árdua e grandiosa demais, isso é indício de que sua vitória será igualmente grande. Por isso, não se entregue ao pessimismo, mas vá em frente, destemidamente, certo de que ao final de seu grande esforço há um troféu de campeão esperando por você. O desafio é grande demais? Pois, não tema. Ele está aí para ser superado, e você é a pessoa certa para fazer isso!•

Você também vai gostar de ler!

Versículos bíblicos para descansar a mente e o coração

Conheça:

Avante! Guia Bíblico para vencer os problemas da vida

Confiança inabalável

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!