Skip to content Skip to footer

Oremos pelo Chile!

Saiba mais sobre a realidade desse belo país e una-se em clamor pelo povo chileno

As notícias são preocupantes e as cenas assustadoras. A situação no Chile tem chamado a atenção de cidadãos e autoridades de todo o mundo pelo caos generalizado e pela violência que permeia os protestos. Diante das manchetes que chocam, nós, cristãos, somos chamados a levantar a voz em oração e a interceder para que a paz e a justiça resplandeçam nessa bela nação.

Por isso, queremos convidá-lo a juntar-se em oração com outros cristãos em um clamor a favor do Chile. Para contextualizá-lo, compartilhamos abaixo algumas informações extraídas do livro Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo, lançado no Brasil pela MC.

Chile

O Chile hoje sustenta um governo democrático, uma economia estável e em crescimento, além de reformas recentes na educação e no tratamento da pobreza. Os últimos anos sob o governo de Augusto Pinochet (1973-1988) foram uma era dolorosa de injustiça e repressão. O regime assassinou mais de 3.000 pessoas e cometeu abusos contra muitos outros milhares. Perdão e graça se fazem necessários para que as feridas nacionais sejam curadas.

Novas liberdades para o povo trouxeram mudanças positivas e negativas. O crime e o abuso de drogas continuam a crescer. Quase 15% dos nascimentos vêm de mães com idade abaixo de 19 anos. Muitas pessoas agora se separam de grupos religiosos como catolicismo e pentecostalismo. Ore para que os chilenos honrem os aspectos positivos de sua família e sociedade tradicionais. Ore para que o governo, as igrejas e as missões tratem do enorme abismo que existe entre ricos e pobres.

A Igreja Católica Romana perde membros e influência. Hoje, apenas 12% a 13% dos católicos frequentam a missa regularmente. A maioria dos católicos tornou-se evangélica ou pentecostal, mas muitos se tornaram não religiosos. Entre outros problemas, a Igreja não concedeu ajuda suficiente aos pobres ou não se opôs à injustiça durante o regime de Pinochet. Ore para que os estudos bíblicos se deem em um nível mais profundo, de modo que muitos possam ter sua fé renovada e descobrir o Jesus vivo!

Um reavivamento pentecostal aconteceu na Igreja Metodista em 1909 e deu início a um movimento local dinâmico. O crescimento continua em quase todas as denominações, com evangélicos nelas! Os evangélicos têm hoje boas oportunidades de influenciar a sociedade. Infelizmente, o Chile tem o movimento pentecostal mais dividido do mundo. Igrejas e denominações se separam e se definem novamente para formar centenas de grupos pentecostais independentes. Ore para que haja compromisso com a unidade entre todos os grupos cristãos.

A Igreja chilena carece de visão missionária. O Chile poderia fazer mais para enviar e apoiar missionários. A COMIBAM (Cooperación Misionera Iberoamericana) e outras agências possuem programas de preparo formal para missões que despertam algum interesse. Quase 90% dos evangélicos pertencem a grupos locais que alcançam muitos, mas não trabalham juntos, local ou globalmente. Ore para que existam elos com a Igreja global para missões e ministério. Ore para que o trabalho de missionários estrangeiros no Chile incentive uma visão de missões.

As minorias étnicas no Chile têm vida difícil e é comum sofrerem preconceito.

  • Os mapuches (que falam mapudungun) são cerca de 70% católicos, mas a velha religião e os xamãs ainda exercem a maior parte da influência. Os tradutores completaram o Novo Testamento em mapudungun em 1997.
  • Os rapanuis (habitantes da Ilha de Páscoa, da Polinésia) vivem hoje principalmente no continente. Sua cultura e idioma desaparecem à medida que turistas, a indústria do cinema e as dores do alcoolismo e da aids invadem sua sociedade. Quatro congregações evangélicas e alguns missionários agora os atendem.
  • Imigrantes palestinos. Santiago possui hoje mais de 70.000 cristãos palestinos, a maior concentração do mundo fora da Palestina.

Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo / organização Jason Mandryk; Molly Wall; 1. ed. Mundo Cristão, 2017. Pgs. 107-108.

Juntemos a nossa voz!

Ore pelo Chile em seus momentos de conversa com Deus! Una-se em intercessão com outros irmãos e seja um canal de bênçãos para esse país tão precioso para o Pai.

Fique por dentro!

Este conteúdo possui trechos do livro Ore pelas nações — Um guia completo de missões e intercessão pelo mundo, uma poderosa ferramenta que tem por objetivo despertar a igreja a clamar a Deus a favor dos povos da Terra. Versão resumida da 7ª edição da Operation World, uma das mais completas fontes de informação e recurso essencial de movimentos missionários sobre a situação de cada país do mundo, a obra traz um conjunto de dados relevantes e estatísticas que podem ser utilizados como um referencial para a oração, o estudo e o engajamento evangelístico.

Conheça também:

Teologia da trincheira

Fé cidadã

Uma fé pública

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!