Skip to content Skip to footer

Para você que está deprimido

Se o seu coração está apertado, respire fundo e medite em 12 trechos de livros da MC que selecionamos para fortalecê-lo e animá-lo

Existem dias em que, apesar de nutrirmos no peito uma fé resoluta no Deus Onipotente, sentimos que há algo dentro de nós que não anda bem. Lá no fundo, apenas onde Ele e nós conhecemos, há um pesar, um choro, uma angústia que embaça a visão, mina o vigor e abate a alma. É justamente nesses momentos que devemos ter plena certeza de que o Pai Celestial não nos abandona jamais e nos dá força para seguir. De fato, quando estamos aflitos, Ele se faz ainda mais presente, fortalecendo-nos com sua graça e misericórdia.

“Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição”

(Sl 46.1, NVT).

Se hoje você está se sentindo deprimido, queremos que saiba que nos importamos com seu bem-estar. Busque ajuda, não se isole e descanse convicto de que Deus está atento ao seu estado. Lembre-se desta verdade bíblica: “O choro pode durar toda a noite, mas a alegria vem com o amanhecer” (Sl 30.5, NVT); creia no que diz 1Pedro 5.7: “Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês”.

Para oferecer a você um conteúdo inspirador, selecionamos 12 trechos de livros de nosso catálogo. Queremos animá-lo a enfrentar essa situação com coragem. Medite em cada princípio e realidade que tais textos elucidam. Esperamos que essa seleção de mensagens o encoraje, traga nova cor ao seu dia e nutra o seu coração. Boa leitura!

#1 – A beleza da fé

“A beleza da fé, a beleza da vida cristã, é que no meio de todas as agonias, lança-se o olhar para o alto, e tem-se a certeza de que Deus vai chegar na hora certa. [… ] Quando todas as suas perspectivas sumirem, quando até mesmo a sua fé for pequenina demais para encarar um problema, não se desespere, pois há uma mão que será estendida na sua direção, que é a mão da graça”. Avante! Guia bíblico para vencer os problemas da vida, Alexandre Ximenes.  

#2 – O Deus que nos faz repousar

“O dia pode ter sido pesado, mas a noite precisa ser leve. Uma noite leve vem da confiança, e confiança se aprende. Primeiro nós cremos que Deus nos faz repousar, depois experimentamos seu cuidado.” Boa noite – Leituras diárias para aquietar a alma, Israel Belo de Azevedo.

#3 – O perfeito cronograma de Deus

“Paciência não é resignação. É alegre antecipação da glória que lhe é reservada. Os atores usam o tempo que antecede o início do espetáculo para concentrar-se e preparar-se para o que vem depois. Enquanto você aguarda o início da próxima cena de sua vida, concentre-se no Senhor, diga-lhe que você está contente à espera de seu perfeito cronograma”. Deus está no controle, Stormie Omartian.

#4 – Confiança irrestrita

“As respostas de confiança irrestrita em Deus e sua Palavra, principalmente em temporadas de tribulação, criam o ambiente propício para o desenvolvimento de laços de intimidade”. Intimidade com Deus, Rinaldo Seixas.

#5 – Oportunidades para o crescimento

“Todos já enfrentamos — e ainda enfrentaremos — grandes tempestades ao longo da jornada, mas, para quem tem fé, elas não deveriam ser uma ameaça. Cada crise é uma oportunidade em potencial para crescimento, amadurecimento, fortalecimento e elevação a novos patamares de intimidade com Deus”. Maior que a tempestade, Rinaldo Seixas.

#6 – O aparente silêncio do Pai

“A misericórdia, a graça e o amor fazem parte do caráter de Deus, assim como sua fidelidade. E, justamente por conhecê-lo, não podemos jamais interpretar seu silêncio como inatividade, mas em vez disso descansar e esperar. No tempo de aparente silêncio, Deus intervém em nossa caminhada e nos observa, atento. O fato é que podemos ter uma percepção errada sobre o silêncio de Deus, por não vê-lo agir claramente”. A sala de espera de Deus, Lisânias Moura.

#7 – Atenção ao momento presente

“Se eu ficar remoendo o que poderia ter sido, privo-me da energia e do espírito que me possibilitam enxergar todas as pequenas portas que Deus põe diante de mim a cada dia. Privo-me precisamente dos recursos espirituais necessários para descobrir vida em Deus aqui, neste exato momento”. O Deus que abre portas, John Ortberg.

#8 – Superação das paredes emocionais

“Há muitas pessoas vivendo desnecessariamente em derrota, imobilizadas por seus próprios erros ou pelos erros de outros. Elas se chocam repetidas vezes contra paredes emocionais que bloqueiam a obra que Deus quer fazer nelas. As coisas não precisam ser assim! Por mais destruída ou ferida que esteja, qualquer pessoa pode descobrir o caminho que leva à cura, à esperança e a uma nova maneira de viver.  […] O mais importante a lembrar é: não importa quão grande ou intransponível sua parede pareça ser, sempre haverá uma maneira de superá-la. Sempre. Existe um meio de rodeá-la, atravessá-la, pulá-la ou mesmo colocá-la abaixo”. Paredes emocionais, Stephen Arterburn.

#9 – Propósitos escondidos nas tribulações

“Todas as rejeições, humilhações, perdas, perseguições e difamações pelas quais passamos acontecem com um propósito, para que nossa essência seja mudada e nosso caráter seja formado. As dificuldades que enfrentamos nos fizeram desenvolver habilidades para solucionar problemas e ajudaram em nossa formação e no preparo para a liderança que Deus nos chamou a exercer”. Realize o seu sonho, Rinaldo Seixas.

#10 – Compreender o sentido das circunstâncias  

“O problema do ser humano não é morrer. É morrer sem saber por­que viveu. Da mesma forma que o nosso problema não é sofrer, é sofrer sem saber porque estamos sofrendo, é sofrer sem sentido”. Sobre viver, Ed René Kivitz

#11 – Instrumento para nos aperfeiçoar

“É importante sabermos que Deus usa o tempo como instrumento para nos aperfeiçoar. Quanto mais o tempo passa, mais trabalhados pelo Senhor nós somos. Assim como a água que cai em uma pedra dura modifica a sua superfície, o tempo trabalha em nós retirando as imperfeições, aparando as pontas”. Superando limites, Flavio Valvassoura.

#12 – Deus sabe o que é melhor

“Nem sempre aquilo que pensamos ser o melhor é de fato o melhor. Temos de fazer a nossa parte e entregar os cuidados a Deus, pois só ele conhece o futuro — e pode nos surpreender”. Transformado para vencer, Paulo Sérgio.

Saiba mais!

Conheça nosso catálogo de livros da categoria inspiração!

Leia também:

Benefícios da oração

5 verdades edificantes para quem está com o coração angustiado

O que fazer nos momentos de desespero

Conte tudo para Jesus

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!