Skip to content Skip to footer

Quem foi Dwight Lyman (D. L.) Moody?

Saiba mais sobre esse importante nome do cristianismo ao ler um trecho de “Heróis da Igreja: A Era Moderna”

Trecho de Heróis da Igreja: A Era Moderna

D. L. Moody cresceu em Northfield, Massachusetts, filho de Edwin e Betsey. Viria a ser uma das mais proeminentes figuras religiosas no cenário nacional e internacional do século 19. De 1854 a 1856, vendeu sapatos em uma loja de Boston, que pertencia a seu tio Samuel. Ele exigia que Moody frequentasse a escola dominical. Por meio da influência de seu professor, Edward Kimball, Moody “aceitou a Cristo” (Ahlstrom, Religious History, p. 743).

Em 1856, mudou-se para Chicago, na esperança de fazer fortuna vendendo sapatos. Passou a frequentar a Igreja Congregacional de Plymouth e, a cada domingo, enchia quatro bancos com pessoas das ruas e pensões. Posteriormente, assumiu a liderança de uma escola dominical missionária afastada e logo reuniu 1.500 membros. Muitos deles eram meninos de rua e andarilhos tirados das ruas, sarjetas e porões de Chicago.

Desse esforço nasceu, em 1863, a Igreja da Rua Illinois (que mudou de nome para Igreja de Moody após a morte do evangelista). Sua congregação não denominacional atraiu o apoio de amigos abastados, como Cyrus McCormick, inventor que fundou a McCormick Harvesting Machine Company, empresa fabricante de máquinas colheitadeiras. Após a guerra civil, Moody se tornou presidente do YMCA de Chicago. Ele usou essa posição como instrumento de evangelismo, alcançando mais de seiscentas famílias em um único ano.

Entre 1867 e 1872, acontecimentos decisivos mudaram a direção da vida de Moody. Por meio da influência de um pregador dos Irmãos de Plymouth, Moody descobriu o amor de Deus pelos pecadores, um conceito do qual ele até então estranhamente carecia. Em 1870, Ira David Sankey (1840–1908) passou a acompanhá-lo como cantor em suas iniciativas evangelísticas.

Em 1871, enquanto estava em Nova York, Moody passou por um aprofundamento espiritual que alimentou sua “paixão pelas almas” (Ahlstrom, Religious History, p. 744). Em 1872, enquanto se encontrava na Inglaterra para representar a YMCA, Moody foi o orador convidado em um púlpito de Londres. Quatrocentos interessados atenderam ao apelo, evento que selou seu futuro como reavivador em campanhas.

A primeira grande campanha de Moody ocorreu na Grã-Bretanha, entre 1873 e 1875; ele alcançou de 3 a 4 milhões de pessoas. Então as campanhas foram para os Estados Unidos: para o Brooklyn, em um auditório para cinco mil pessoas, Filadélfia, Nova York, St. Louis e cidades da costa do Pacífico. Moody pregou seu último sermão em Kansas City, em 16 de novembro de 1899. Após adoecer, voltou para casa em Northfield, Massachusetts, onde, cercado por familiares, morreu em 22 de dezembro do mesmo ano.

Somando milhões de ouvintes e milhares de convertidos, Moody obteve êxito em “conciliar as cidades com a religião dos tempos antigos” (Weisberger). Embora tivesse escassa educação formal, liderou a criação de escolas para rapazes e moças; os pobres e as minorias foram os principais beneficiados. Ele foi a principal inspiração para o Movimento Voluntário de Estudantes. Hoje, o Instituto Bíblico Moody é resultado do patronato de Moody à Sociedade Evangelizadora de Chicago, iniciado em 1886.

Heróis da igreja: grandes nomes da história do cristianismo: a era moderna. Editado por Al Truesdale. 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, Pgs 195 e 197.

Fique por dentro!

Deseja saber mais sobre Dwight Lyman Moody? Adquira já o Box Heróis da Igreja. No livro A Era Moderna, parte integrante da coleção, você poderá ler textos célebres do autor, além de sugestões de passagens bíblicas adicionais para reflexão.

Sobre o Box Heróis da Igreja

Heróis da Igreja percorre dois milênios de uma história vibrante e comovente, protagonizada por homens e mulheres que deixaram sua marca como testemunhas de Cristo em momentos dramáticos e cruciais para o povo de Deus.

A coleção apresenta, de maneira didática e motivadora, a vida daqueles que a tradição cristã decidiu nomear como heróis. Mais do que apenas um relato sobre as principais personagens da história da Igreja, você encontrará textos escritos por eles e por elas, cujo conteúdo é de alto valor devocional.

O box está dividido em cinco volumes, representando cinco eras: A Era Primitiva, A Era Medieval, A Era da Reforma, A Era Moderna e A Era Contemporânea.

Outros livros lançados pela MC:

O homem eterno

Ortodoxia

Box – Clássicos da Literatura Cristã

O enredo da salvação

Comentário Bíblico Popular Antigo Testamento

Inteligência pra quê?

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!