Skip to content Skip to footer

“Ele diz, ela diz”, entrevista com Devi Titus

Confira nosso bate-papo com a autora e saiba mais sobre o lançamento da MC!

Acaba de chegar às livrarias e plataformas virtuaisEle diz, ela diz: Como um casal de líderes consegue superar as diferenças e construir um casamento de sucesso, novo livro de Larry e Devi Titus.

Concebido para ser um livro único sobre casamento, Ele diz, ela diz não se trata de um manual para lidar com as questões corriqueiras da vida a dois. Sua abordagem é inovadora! O livro mostra como dois cônjuges de personalidade diferente e bem-sucedidos como líderes em suas respectivas áreas de atuação podem se amar e respeitar por mais de cinquenta anos. É um livro para casais em que ambos são empreendedores, por vezes têm pontos de vista diferentes, mas celebram as vitórias em união, companheirismo e amor.  

Em Ele diz, ela diz, agora em edição revisada e ampliada, o leitor é convidado a ver que a difícil tarefa de respeitar individualidades, sem se anular, não só é possível como perfeitamente natural entre duas pessoas cujos princípios de vida convergem para tornar o casamento um relacionamento realmente abençoado.

Para falar sobre o lançamento, conversamos com Devi Titus. O bate-papo você acompanha a seguir!

Como surgiu a ideia de escrever um livro juntos sobre esse assunto?

A maioria dos autores e palestrantes que ensinam sobre casamento são homens. E suas personalidades geralmente são do tipo “líder forte”, suas esposas são geralmente mais dóceis. Mas esse não é o nosso caso. Eu sou a personalidade mais forte e uma líder natural desde criança. Foi assim que Deus me criou. Percebemos que a maioria dos casais segue nossa combinação de personalidades, não aquela que a maioria dos conselheiros de casais descreve. Pensamos que deveríamos escrever um livro que pudesse exemplificar o casamento em que a esposa é também uma líder.

Quais são os principais assuntos que você e Larry abordam na obra? Por que eles foram escolhidos?

“Ser cabeça” e “ser líder” é a base do livro. Sem essa compreensão na vida a dois, maridos e esposas se sentem frustrados e derrotados. É importante saber que essas duas palavras são muito diferentes. Elas não são sinônimos e não devem ser confundidas. No entanto, muitas pessoas as usam sem distinção e isso provoca mal-entendidos.

Por exemplo: muitos dizem que o marido deve ser o líder do lar, mas a Bíblia não diz isso! E se ele não for um líder, mas um seguidor leal e fiel, um funcionário incrível e servo na igreja? E se for sua esposa a empreendedora, a líder na igreja e comunidade? Nesse caso, estaria algum dos dois errado? A verdade é que é impossível ser outra coisa senão quem somos.

Agora, “ser cabeça” é outra realidade. As Escrituras dizem claramente que o marido é o “cabeça” da esposa no casamento. Ele não precisa ser um líder para ser um cabeça. Quando a liderança adequada é entendida tanto pelo marido quanto pela esposa, a verdadeira liderança eficaz pode ser liberada sem tensão, independentemente de ser o marido ou a esposa o líder natural.

A submissão é outro conceito muito mal compreendido, e o abordamos muito claramente, tanto para o marido quanto para a esposa.

Uma das características mais interessantes de Ele diz, ela diz é que o livro é para homens e mulheres. Como vocês dividiram os tópicos para criar uma abordagem que seja interessante para ambos?

Não misturamos nossas vozes. Nós as separamos. A cada capítulo, Larry escreve sua parte como “Ele diz”, depois eu compartilho a minha, como “Ela diz”, em resposta à dele. Nem sempre vemos as coisas da mesma perspectiva, assim conjugamos nosso ponto de vista.

Desde a primeira edição do livro, os homens gostam muito de ler o que Larry tem a dizer e ficam curiosos para saber o que direi em resposta. Os casais realmente gostam de ler o livro juntos. Mantivemos cada segmento breve e direto ao ponto.

Em mais de 50 anos dedicados ao ministério, qual é o problema mais comum que afeta casais de líderes e que tem alto potencial para gerar frustrações e, no longo prazo, o divórcio? Por que isso acontece?

Na maioria dos casos, os problemas começam quando os cônjuges passam a viver a vida individualmente, buscando realizar seus próprios objetivos, trabalhando longas horas em projetos separados e seguindo caminhos diferentes. Muitos de seus amigos são “amigos dele” ou “amigos dela” e, com isso, acabam achando que não têm nada em comum. Além disso, maridos e esposas que são líderes acham que devem ter a palavra final. Eles vivem como se cada um fosse o “chefe” do outro. Eles competem entre si em vez de se apoiar e celebrar os sucessos.

Como os princípios compartilhados no livro podem ajudar os leitores a evitar ou lidar com essas questões corretamente?

Trazemos uma nova perspectiva sobre o que significa amar e apoiar uns aos outros em tudo o que fazemos. Também identificamos “bandeiras vermelhas” que podem sinalizar perigos. Os casais podem se antecipar aos problemas antes que sejam dominados por eles.

Algumas pessoas entendem mal o ensino bíblico sobre os papéis do marido e da esposa no casamento. Parece que existe uma grande confusão na interpretação de tópicos como submissão, serviço, masculinidade e outros. Fica ainda mais difícil porque hoje existe uma grande pressão para ser “politicamente correto”. Qual é a sua opinião sobre isso?

Seja uma pessoa cristã ou não, submissão, servidão, sacrifício, bondade e honra são características de um bom caráter. Elas são qualidades divinas e são necessárias para cada pessoa, homem e mulher. Nenhum relacionamento pode sobreviver sem elas. Não me curvo à diabólica atitude feminista anti-masculina. Eu honro os homens e Larry respeita as mulheres. O que é politicamente correto geralmente não é biblicamente correto.

O que os leitores podem esperar do livro?

Ele diz, ela diz é um “livro de casamento de um tipo diferente”. Não abordamos os tópicos habituais da maioria dos livros para os casais. Somos ousados sobre coisas que outros não querem abordar. Os casais podem esperar insights importantes e saber que podem viver mais aliviados, pelo fato de que apenas alguns ajustes em seu pensamento podem fazer uma grande diferença na vida a dois.

Sua mensagem aos leitores e leitoras do Brasil.

Vocês são demais!

Sei que sua história cultural de machismo e supressão das mulheres fez com que homens e mulheres abordassem os relacionamentos de forma defensiva. As mulheres estão determinadas a não ser machucadas por homens e os homens estão determinados a não ser manipulados e controlados por mulheres. Essa é uma configuração para falha. A defensiva é o inimigo número um da intimidade.

Relacionamentos íntimos e saudáveis são possíveis, e vocês podem mudar a trajetória do Brasil, fortalecendo o casamento e criando famílias amorosas e saudáveis.

Quando os homens começarem a respeitar as mulheres e as mulheres começarem a honrar os homens, sem medo de ser explorados, vocês experimentarão uma grande reviravolta em seus relacionamentos. Oro para que vocês abracem esses princípios e os tornem seus.

É um grande privilégio servir-lhes com nosso novo livro e ser uma voz que pode fazer a diferença. Larry e eu realmente amamos e respeitamos vocês e o Brasil.

Outros livros de Devi e Larry Titus lançados pela MC:

A experiência da mesa

Escolhas inteligentes para melhorar sua vida

A mulher sábia edifica o lar

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!