Skip to content Skip to footer

15 lições de Devi Titus para refletir, guardar no coração e praticar

Uma celebração ao legado de uma das autoras cristãs femininas mais admiradas pelos leitores e leitoras brasileiros ao estilo que ela mais gostava: partilhando princípios da Palavra de Deus

Um pouco depois do Natal, no dia 28 de dezembro, a queridíssima Devi Titus foi para a glória do Pai, deixando um valioso legado e muita saudade. Seu ministério foi extremamente frutífero.

Casada com Larry Titus há mais de 50 anos, Devi figurou entre as mais reconhecidas conferencistas e escritoras cristãs da América do Norte. Ela falava para centenas de milhares de pessoas todos os anos. Por seu talento e estilo únicos, que combinavam elegância, gentileza e assertividade, conquistou o coração e o respeito de leitores e leitoras nos Estados Unidos, no Brasil e em outras partes do mundo. Não por acaso, foi comunicadora premiada pela Washington Press Women’s Association

Devi foi autora de obras que estão publicadas em Inglês, Espanhol e Português. Seu livro A experiência da mesa: O segredo para criar relacionamentos profundos é best-seller da Mundo Cristão e está entre os mais aplaudidos na categoria “Espiritualidade”. Seu livro mais recente pela MC foi lançado em 2021, a versão ampliada de Ele diz, ela diz: Como um casal de líderes consegue superar as diferenças e construir um casamento de sucesso, um manancial de sabedoria para maridos e esposas, coescrito com Larry Titus. A paixão de Devi era restaurar a dignidade e a santidade do lar e ajudar homens e mulheres a viverem uma vida com propósito. Como parceiros no ministério, ela e Larry fundaram a organização internacional Kingdom Global Ministries (KGM), cujo objetivo é facilitar a missão de outros ministérios ao redor do mundo. Atualmente, a KGM serve a 40 nações, inclusive o Brasil, país pelo qual Devi era particularmente apaixonada.

Devi e Larry Titus
Foto: KGM

Líder de líderes, serviu em conselhos e diversas organizações. Em 1978, fundou uma revista premiada, a VIRTUE. Ela também lançou a chamada Mansão Mentorial, onde recebeu mais de 1.200 mulheres para se hospedarem “em sua casa” por quatro dias, a fim de ensiná-las princípios bíblicos e práticos acerca do lar. 

Seu falecimento em decorrência de um câncer no pulmão gerou demonstrações de gratidão por meio de depoimentos que evidenciam seu compromisso com Deus e a propagação do evangelho. Devi deixa seu marido, Larry Titus, sua mãe, Oleta Walker, seu irmão, Noel Walker, dois filhos, Trina Titus Lozano e Aaron Titus, seis netos e doze bisnetos.

15 lições de Devi Titus para refletir, guardar no coração e praticar, extraídas de seus livros lançados pela Mundo Cristão 

“Nenhum líder, homem ou mulher, deve se relacionar com outra pessoa de maneira condescendente ou dominadora. Bons modos, gentileza e mansidão sempre devem predominar. Seja cabeça, líder ou ambos, lembre-se de dar mais importância aos outros que a si mesmo. Dessa maneira, quando você e seu cônjuge líder estiverem juntos, conseguirão dobrar as bênçãos.” 

“Larry faz zigue e eu faço zague, pelo menos é o que ele diz. Não confunda isso achando que Larry acha que ele está certo, enquanto eu acho que ele está errado. Ziguezaguear nada tem que ver com certo ou errado. Quando estou costurando e coloco a máquina no ponto de ziguezague, faço isso por um bom motivo: impedir que a bainha se desfaça. A harmonia de pontos de vista distintos fortalece as decisões. Amplia nossa perspectiva pessoal e une a direção final.” 

“Expresse a seu marido palavras de afirmação, confiança, esperança e possibilidade. Acredite nele. Aprenda sobre as coisas de que ele gosta e participe do que é importante para ele. Não o deprecie. Você tem o poder de fazer dele um rei, para ser sua coroa, ou pode minar o caráter de seu esposo, ao envergonhá-lo.”

Ele diz, Ela diz: Como um casal de líderes consegue superar as diferenças e construir um casamento de sucesso

“Quando comecei a desvendar a importância da mesa nas Escrituras, desde o tabernáculo nos tempos antigos até o reino de Deus após o fim deste mundo, fiquei surpresa ao descobrir quantos acontecimentos, ensinos e milagres significativos ocorreram enquanto as pessoas comiam juntas. […] 

Descobertas psicológicas e sociológicas modernas têm esclarecido as mesmas coisas que eu venho praticando por anos dentro de meu lar, muito embora Deus só tenha me revelado o princípio da mesa na Bíblia há pouco tempo. Os resultados de diversos estudos começam a confirmar que as famílias que dedicam tempo para comer juntas à mesa de jantar se saem melhor em todas as áreas: corpo, mente, alma e espírito. Isso só serve para

demonstrar que a Palavra de Deus é verdadeira e que as pesquisas modernas tão somente confirmam verdades que o Senhor já nos revelou em suas Escrituras.”

“Os maiores impérios do mundo não foram derrotados por causa da força política ou militar de outro povo, mas, sim, por se tornarem vulneráveis ao deixarem de prestar atenção ao que acontecia dentro de casa. O lar não é uma mera estrutura física onde vive uma família. Não é apenas seu endereço postal ou o lugar onde seu carro fica estacionado à noite. 

Deus planejou o lar para ser parte central de nossa vida. Ele deve ser um lugar acolhedor, onde os membros da família constroem relacionamentos saudáveis uns com os outros, aprendem, riem e crescem juntos, desenvolvendo um senso de identidade e comunidade que forma a sociedade. Seja numa cabana ou mansão, uma morada de qualquer tipo se transforma em lar quando as pessoas passam tempo juntas ali.”


“Quando separamos tempo para reunir a família em volta da mesa, a presença de Deus nos encontra ali, e ele é capaz de operar dentro do coração humano aquilo que não somos capazes.”

A experiência da mesa: O segredo para criar relacionamentos profundos

“Os alicerces de um lar precisam ser estruturados com base no amor, pois o amor é a essência de Deus. Como mulher sábia que deve edificar seu lar, você precisa aprender a amar em sintonia com o amor de Cristo, sabendo como responder em amor, como deixar o amor divino ser transmitido aos demais por seu intermédio.”

“Edifique seu lar sobre os fundamentos corretos e seja apoio a todo tempo. Esse é o procedimento de uma mulher sábia.”

“Homem e mulher são interdependentes, mas não são intercambiáveis. Quando a mulher começa a pensar que é intercambiável com o homem, abre mão de sua glória.”

“Não importa a forma como você falhou, a redenção em Cristo a retira de onde está e a move para um outro nível. Nada no passado importa mais; o que importa a partir de então é o presente. Não sabote o trabalho do Espírito Santo em sua vida.”

A mulher sábia edifica o lar: Guia prático para ter uma casa sempre feliz

“É possível reconstruir uma vida problemática pela mudança na maneira de pensar? Sim, é. Quando você se levantar pela manhã, persiga o ouro daquele dia. Faça de cada dia o melhor possível!”

“Mudar o negativismo por uma visão positiva da vida é lançar fora as barreiras que a impedem de cumprir o propósito de Deus para a sua jornada. Para isso, delimite o seu foco. Talvez você precise de aconselhamento e encorajamento. Pode ser que necessite ler bons livros. Ou, ainda, cancelar algo em sua agenda e redirecionar as atenções. Decida o que é mais importante para você.” 

Escolhas inteligentes para melhorar sua vida

“De nada adianta buscarmos nos relacionar intimamente com Deus, em amor, se descumprimos sua boa, agradável e perfeita vontade. Assim, a obediência é um elemento indispensável a quem deseja ter uma vida plena com o Senhor.”

“É importante perceber que, com exceção da graça, todas as outras promessas de Deus estão condicionadas à nossa obediência.”

“Desde o princípio, fomos criados para o relacionamento — Deus amando o homem, e este amando e obedecendo a Deus. Esse tipo de intimidade é poderoso. Não há dúvida de que essa é a realidade mais temida por Satanás, motivo pelo qual ele tenta destruí-la. Contudo, o Diabo segue derrotado, porque o próprio Deus, em seu amor pelo homem, continua a criar caminhos para redimir e restaurar seu relacionamento com a humanidade.”

Obediência e intimidade: O segredo para uma vida plena com Deus 

Uma autora atenciosa 

Devi Titus era autora atenciosa e disponível e colaborou para a produção de diversos conteúdos especiais aos leitores e às leitoras da Mundo Cristão. 

No início de 2021, concedeu entrevista à equipe do Blogue MC, em ocasião do lançamento de Ele diz, ela diz. Em agosto do mesmo ano, gravou uma live com Ágatha Heap, também autora da casa, em que falaram sobre o legado das obras da Devi para o público brasileiro. 

No nosso blogue também é possível acessar o bate-papo sobre o livro A mulher sábia edifica o lar. Já em nosso canal no YouTube, o vídeo O segredo para relacionamentos profundos, gravado no segundo semestre de 2014, em que ela apresenta A experiência da mesa, é possível notar a elegância cativante dessa líder cristã que foi instrumento de Deus em prol do fortalecimento das famílias.

“Ainda me lembro do dia em que conheci Devi. Eu estava morando fora do Brasil por quase dois anos, realizando o sonho do mestrado do meu marido e de uma pausa nas atividades ministeriais que muitas vezes me impediam de estar mais perto dos meus filhos. Ali, em Dallas, pude me dedicar inteiramente ao meu primeiro ministério: minha família. 

Além do maravilhoso exemplo de minha mãe, Renata, acredito que nessa temporada 
distante Deus colocou Devi em meu caminho. Foi ali, em busca de aprender a ser uma esposa e mãe melhor, que ela se tornou um modelo para mim.

Em nossas conversas e simplesmente ao observá-la, pude aprender muito. Devi é uma mulher linda. ‘Quando eu crescer’, quero ser igual a ela!”

Ana Paula Valadão Bessa no prefácio de A experiência da mesa

Os livros de Devis Titus lançados pela Editora Mundo Cristão

Pela MC, Devi lançou diversos livros: Como autora: A experiência da mesa, Obediência e Intimidade, A mulher sábia edifica o lar e Escolhas inteligentes para melhorar sua vida. Como coautora: Reflexos da alma (com Ana Paula Valadão Bessa e Helena Tannure) e Ele diz, ela diz (com Larry Titus). A seguir, você conhece mais detalhes de cada obra: 

A experiência da mesa: O segredo para criar relacionamentos profundos

Em A experiência da mesa, Devi Titus desvenda a importância da mesa nas Escrituras e compartilha a bênção de se investir nestes momentos em família, com amigos e pessoas queridas, na construção de relacionamentos mais fortes e sadios. 

Durante suas pesquisas, a autora aprendeu uma verdade que transcende culturas e a história, a de que desde os tempos antigos, a mesa é parte central da vida e foi designada pelo próprio Deus para um propósito específico e contínuo. O que aprendeu em seu estudo mudou todo o foco de sua vida — e a de milhares de pessoas que tornaram A experiência da mesa um sucesso editorial.

No livro, Devi partilha a convicção de que Deus nos revela o potencial secreto de fazer refeições juntos. Quando aprendemos esse princípio e o colocarmos em prática, a presença sobrenatural de Deus nos encontra à mesa e a experiência ao redor dela nutre e cura o coração, aprofunda relacionamentos, fortalece lares, igrejas, comunidades e até mesmo nossa nação e o mundo inteiro!

A experiência da mesa: O segredo para criar relacionamentos profundos

Em A experiência da mesa, Devi Titus desvenda a importância da mesa nas Escrituras e compartilha a bênção de se investir nestes momentos em família, com amigos e pessoas queridas, na construção de relacionamentos mais fortes e sadios. 

Durante suas pesquisas, a autora aprendeu uma verdade que transcende culturas e a história, a de que desde os tempos antigos, a mesa é parte central da vida e foi designada pelo próprio Deus para um propósito específico e contínuo. O que aprendeu em seu estudo mudou todo o foco de sua vida — e a de milhares de pessoas que tornaram A experiência da mesa um sucesso editorial.

No livro, Devi partilha a convicção de que Deus nos revela o potencial secreto de fazer refeições juntos. Quando aprendemos esse princípio e o colocarmos em prática, a presença sobrenatural de Deus nos encontra à mesa e a experiência ao redor dela nutre e cura o coração, aprofunda relacionamentos, fortalece lares, igrejas, comunidades e até mesmo nossa nação e o mundo inteiro!

Obediência e intimidade: O segredo para uma vida plena com Deus 


Obediência e intimidade expõe o perigo da obediência parcial, da racionalização, da rebeldia e da arrogância e aponta os desvios sutis de conduta que corrompem a integridade de nossa comunhão com o criador. O livro também traz modelos de oração, perguntas para reflexão e espaço para anotações, ferramentas adicionais para o aprofundamento e estudo dos tópicos abordados.

Por meio de histórias sugestivas e de um texto gostoso de ler, ela compartilha conselhos preciosos para quem deseja viver um cristianismo vigoroso, marcado pela profusão do Espírito Santo, alegria e paz, e desmascara os vilões que minam a saúde espiritual e enganam a mente e o coração.

A mulher sábia edifica o lar: Guia prático para ter uma casa sempre feliz

Obediência e intimidade expõe o perigo da obediência parcial, da racionalização, da rebeldia e da arrogância e aponta os desvios sutis de conduta que corrompem a integridade de nossa comunhão com o criador. O livro também traz modelos de oração, perguntas para reflexão e espaço para anotações, ferramentas adicionais para o aprofundamento e estudo dos tópicos abordados.

Por meio de histórias sugestivas e de um texto gostoso de ler, ela compartilha conselhos preciosos para quem deseja viver um cristianismo vigoroso, marcado pela profusão do Espírito Santo, alegria e paz, e desmascara os vilões que minam a saúde espiritual e enganam a mente e o coração.

Escolhas inteligentes para melhorar sua vida



Na obra, Devi compartilha sua experiência adquirida em mais de 50 anos de casamento e em sua longa e bem-sucedida carreira ministerial. A cada capítulo, ela apresenta princípios transformadores para quem busca desfrutar vida abundante e alcançar um novo patamar de bem-estar e êxito pessoal. Por meio de histórias inspiradoras e exposições de verdades bíblicas, ela oferece uma rota clara, excelente e atual para quem deseja passar por melhorias concretas e mudanças significativas na jornada rumo à realização dos sonhos.


Reflexos da alma

As autoras compartilham verdades que ajudam a leitora a resgatar o brilho da alegria, afastar todo sentimento de autorrejeição e a desfrutar do privilégio de ser aceita e valorizada por Deus. Família, casamento, espiritualidade, motivação e comportamento são alguns dos temas apresentados numa abordagem rica em conselhos e que oferece respostas e direcionamento para que a mulher desfrute de plenitude de vida.

Reflexos da alma propõe um caminho de descobertas sobre a verdadeira identidade de cada pessoa ao ver-se vida refletida no “espelho de Deus”. Nele, Ana Paula Valadão, Devi Titus e Helena Tannure se uniram para escrever um tratado sobre a figura e o papel da mulher, o qual revela o caminho para um novo patamar de qualidade de vida e relacionamento com o Senhor.


Ele diz, ela diz: Como um casal de líderes consegue superar as diferenças e construir um casamento de sucesso


Larry e Devi Titus apresentam um livro único sobre casamento. Não se trata de um manual para lidar com as questões corriqueiras da vida a dois. Ele diz, ela diz mostra como dois cônjuges de personalidade diferente e bem-sucedidos como líderes em suas respectivas áreas de atuação podem se amar e respeitar por mais de cinquenta anos.

Nesta edição revisada e ampliada, eles mostram que a difícil tarefa de respeitar individualidades, sem se anular, não só é possível como perfeitamente natural entre duas pessoas cujos princípios de vida convergem para tornar o casamento um relacionamento realmente abençoado.

Muito obrigado, Devi! 

A Kingdom Global Ministries (KGM) publicou as seguintes palavras na página especial em sua homenagem: “Foi dito sobre ela: ‘Você não conhece Devi… você a experimenta. 

Devi era uma extraordinária mulher de excelência. Experimentá-la era amá-la.”. Sim, amamos a Devi e somos gratos por ela ter amado tanto as leitoras e os leitores brasileiros.  Seu legado é eterno e continua. 

Leia também: 

Larry e Devi Titus comentam sobre o lançamento de Ele diz, ela diz 


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!