Skip to content Skip to footer

5 atitudes para lidar com a preocupação

Conselhos edificantes para quem está aflito e desanimado

Se você está preocupado com o amanhã, se a angústia tem roubado o seu sono, lembre-se: há algo que você pode fazer para driblar essa situação e superar os desafios da caminhada.

Para ajudá-lo a enxergar uma saída, listamos 5 atitudes eficazes que certamente lhe darão mais equilíbrio e serenidade ao lidar com o problema em questão. Tome nota de cada dica, interiorize cada princípio e coloque-os em ação já. Enfrente a preocupação de forma correta e dê passos firmes para alcançar a sua vitória. 

Distancie-se

Quando estamos preocupados, temos a tendência de deixar a mente focada no que está causando aflição. Isso cansa e desanima. Quando estiver ansioso em decorrência de algum assunto, busque maneiras de se distanciar dele por um determinado tempo. Distraia-se e permita-se relaxar. Caminhe, ouça uma boa música, converse com os amigos, brinque com seus filhos. Você poderá se surpreender ao notar que, de repente, passou a enxergar uma solução.

Coloque sua imaginação no devido lugar

Pare de pensar sempre no pior. Não desperdice seu tempo criando quadros negativos. Muitas projeções fantasiosas que faz jamais se tornarão realidade. Por isso, evite o negativismo em relação ao passado e ao futuro. Atenha-se aos fatos, de maneira positiva e confiante.

Desacelere

Aquiete seu interior. Diminua o ritmo no agir e no pensar. Encare calmamente o problema, medite sobre ele, extraia lições da situação. Aproveite o momento para orar e contar a Deus tudo o que está causando angústia e medo em seu coração. Leia um livro inspirador, revisite as maravilhosas histórias da Bíblia, nutra-se com verdades edificantes. Respire fundo, deixe-se ser invadido pelo amor do Pai e lembre-se desta maravilhosa verdade: “A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados” (Tg 5.16, NVT).

Compartilhe

Divida com alguém de confiança o que está preocupando você. Se necessário, busque ajuda terapêutica especializada. Não queira carregar tudo sozinho. Expor suas aflições e sistematizá-las por meio das palavras fará muito bem ao seu estado emocional.

Mantenha a fé

Tenha consciência de que Deus está atento a tudo o que acontece em sua vida. Ele não desampara seus filhos. Você não está sozinho. Por isso, confie na graça do Todo-poderoso e creia que ele pode muni-lo com força, graça e sabedoria para lidar com os problemas do dia a dia. Entregue a ele os seus fardos e deixe que o Pai lhe dê alívio e paz.

Sim, as preocupações fazem parte da vida. Mas há algo que você pode fazer para que elas não roubem a sua alegria. Coloque essas cinco dicas em ação e mantenha a esperança de que o amanhã será melhor. •

Leia também:

Versículos bíblicos para o coração frustrado

Conheça:

Confiança inabalável

No olho do furacão

O poder da oração que domina o medo

Seja feliz hoje

3 Comments

  • Inés Alves dos Santos
    Posted 03/03/2020 at 19:15

    Gostei muito dos conselhos. Realmente me edificaram bastante. vou agir dessa maneira quando estiver aflita e preocupada. Obrigada meu Deus e Pai por falar comigo tão claramente através desta mensagem. O Senhor verdadeiramente me conhece. Louvado seja o teu santo nome.

  • Carlos
    Posted 11/03/2020 at 14:01

    Excelentes atitudes Julia.
    Obrigado

  • Trackback: Confie em Deus em relação ao futuro - Editora Mundo Cristão

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!