Skip to content Skip to footer

Stormie Omartian em entrevista especial à MC

Veja nosso bate-papo com a autora best-seller e saiba mais sobre seu novo livro “Conversa com Deus”

Em outubro, a Mundo Cristão lança Conversa com Deus: O poder de orar com a Bíblia, novo livro de Stormie Omartian. Na obra, a autora best-seller fornece uma seleção de orações inspiradoras acerca de diversos aspectos do dia a dia, tais como: saúde e cura, amor e relacionamentos, propósito de vida, direção e tomada de decisões. Repleto de versículos bíblicos e escrito ao estilo cativante de Stormie, o livro é um verdadeiro estímulo para que o leitor passe agradáveis momentos de comunhão com Deus, totalmente confiante na orientação e cobertura do Pai.

Para celebrar o lançamento de Conversa com Deus e de outros livros de Stormie Omartian publicados pela Mundo Cristão ao longo de 2019, compartilhamos com você, leitor MC, uma entrevista exclusiva que fizemos com a autora. Entre vários assuntos, Stormie fala sobre os benefícios da oração, dá sugestões para quem se sente inadequado ou tem vergonha de orar em público, compartilha conselhos aos pais e deixa uma mensagem aos nossos leitores. Um conteúdo imperdível. Confira!

Mundo Cristão: Quais são as características da oração que toca os céus e traz paz ao coração?

Stormie Omartian: A oração poderosa que nos aproxima de Deus e nos dá paz tem mais a ver com o coração da pessoa que ora do que com a eloquência da própria oração. Se em nosso coração acreditamos em Deus e em Jesus, seu Filho, como Salvador, nossas orações têm uma linha direta com Deus — elas têm poder. Se oramos com fé em Deus e desejamos ouvi-lo e responder-lhe em nossos momentos de comunhão, nossas orações alcançarão o céu e tocarão a terra, causando impacto em nossa vida.

A oração poderosa está relacionada ao fato de saber quem somos — filhos de Deus — e saber acerca do que Deus nos chamou a fazer: a orar com poder, convictos de que ele nos deu autoridade para fazê-lo.

Isso não significa que toda oração que fazemos será respondida imediatamente da maneira que desejamos. Elas podem até ser respondidas de tal forma, mas parte da oração é ouvir Deus falar em nosso coração e permitir que ele seja Deus e responda às orações ao modo e no tempo dele.

Conheça: Guerreiras de oração

Como uma pessoa ocupada pode ter momentos de oração e comunhão com Deus em meio à rotina do dia a dia?

Quando começamos a ver as orações diárias como práticas urgentes para o nosso bem-estar e o de nossa família, dos amigos e da comunidade, desejaremos entregar as preocupações ao Senhor todos os dias. Nesse sentido, ajuda muito quando reconhecemos que não podemos viver um dia neste mundo louco sem a orientação e o auxílio do Senhor.

Ao ter necessidade de estar em contato com Deus, a pessoa ocupada se sentirá encorajada a encontrar pelo menos vinte minutos diariamente para dedicar tempo à oração e à leitura da Palavra. Isso fará com que acorde mais cedo ou que abra um espaço na programação para esse momento especial.

Conheça: Bom dia 2: Leituras diárias com Stormie Omartian

O que fazer quando a oração parece não ser respondida ou quando as circunstâncias são contrárias ao que havíamos orado?

Sempre devemos ter em mente que a oração não é uma questão de dizer a Deus o que fazer, tampouco é esperar que ele a responda exatamente de acordo com nossos pedidos. Orar é passar tempo com Deus, dizendo a ele o quanto o amamos e apreciamos, compartilhando com o Pai nossas preocupações mais profundas e os desejos do nosso coração.

Orar é procurar conhecê-lo melhor, é estar perto dele, tendo convicção de que, embora Deus saiba o que fazer, ele quer ouvir de nós. Deus deseja que tenhamos paz. Por isso, pode não realizar um pedido, caso não seja a melhor solução. Assim, ele pede que confiemos na vontade dele para a nossa vida.

Conheça: O poder da fé em tempos difíceis

Muitas pessoas acham difícil orar, principalmente porque acreditam que não têm as palavras certas ou a eloquência necessária. Assim, se sentem inadequadas ou envergonhadas, principalmente quando oram em público. O que você diria a quem lida com isso?

Se você, leitor, acha difícil orar por se sentir inadequado ou por não ter conhecimento suficiente acerca de como orar, saiba, antes de tudo, que não está sozinho. Descobri, para minha surpresa, que a maioria das pessoas se sentem assim.

Se você simplesmente fala com Deus todos os dias e compartilha seus pensamentos, sentimentos e desejos, e diz a ele o que você ama nele e o que deseja que ele faça em sua vida ou na vida daqueles com quem você se importa, sua simples oração tem poder. Ao conversar com Deus e ler sua Palavra todos os dias, você poderá crescer no relacionamento com o Pai e sentir-se à vontade em sua presença.

Conheça: 30 dias para tornar-se uma mulher de oração

O que os cristãos devem fazer quando surgem dúvidas e sentem que sua oração não foi ouvida? Qual é a atitude adequada nessa situação?

Quando você conhece bem a Deus, entende que ele sempre ouve suas orações. Mas o Pai nem sempre as responde imediatamente e nem sempre da maneira e no tempo que queremos. Lembre-se de que ele ainda não as respondeu ou pode estar esperando que você faça algo de acordo com a vontade dele.

Por exemplo, a Bíblia diz que, se permitirmos que algo ruim permaneça em nosso coração — como falta de perdão, ciúme, amargura ou decepção — , Deus espera que confessemos e nos arrependamos disso primeiro. Se não o fizermos, poderemos correr o risco de ficar esperando a resposta de nossas orações enquanto Deus espera que nos acheguemos a ele para purificar nosso coração. Se não o fizermos, tal situação pode limitar a possibilidade de ver as respostas de nossos pedidos. Peça a Deus para lhe mostrar qualquer coisa que não deveria estar em seu coração, para que as respostas às suas orações não demorem.

Conheça: O poder da oração que domina o medo

Quais benefícios a oração traz para a vida do cristão?

Quanto mais conhecemos a Deus — lendo sua Palavra e passando tempo com ele em adoração, louvor, ação de graças e oração — mais veremos o quanto ele nos ama e deseja abençoar-nos. Também aprenderemos que ele é o Deus do impossível.

Todos lidamos com situações aparentemente impossíveis que nos fazem perceber que precisamos de um poder maior para vê-las mudar. No entanto, porque Deus não apenas quer responder, mas também quer um relacionamento próximo conosco, ele pede que o reconheçamos como Pai celestial e desejemos conhecê-lo melhor. Ele também pede que procuremos entender qual é a vontade dele. Ao fazer isso, o cristão descobrirá que não há limite para as bênçãos que Deus deseja conceder a ele.

Conheça: Orações do meu coração

Como os pais podem criar e incentivar uma atmosfera de oração no ambiente familiar? Quais são os impactos disso?

Uma das melhores maneiras de incentivar uma atmosfera de oração no âmbito familiar é orar frequentemente, juntos ou sozinhos, deixando os filhos vê-los conversar com Deus. Orem não apenas pelos seus filhos, mas com eles também. Peguem a mão deles e digam-lhes: “Vamos orar. . .” Depois, incluam tópicos específicos sobre os quais vocês desejam orar, considerando a idade e a compreensão de cada um.

Pergunte aos seus filhos sobre o que eles querem orar naquele dia. Não importa a idade, eles têm algo sobre o que desejam orar e sentem muita paz ao saber que Deus se importa com os detalhes de sua vida.

Quando estiverem acostumados a ouvi-los orar por eles, peçam que orem sobre as coisas que lhes são mais importantes. É realmente bom que vocês e seus filhos passem a se sentir confortáveis e naturais quando oram juntos, pois essas lembranças permanecerão com eles por toda a vida.

Conheça: O poder dos pais que oram

E as igrejas. Por que é importante incentivar a oração na comunidade? Como essa prática aumenta seu impacto no mundo?

Igrejas que incentivam seus membros a orar juntos como um corpo e em pequenos grupos, e também como indivíduos orando uns com os outros, são muito poderosas em nosso mundo e em suas comunidades. Elas são grandes influenciadoras na vida daqueles que estão orando e também daqueles por quem estão orando.

Uma igreja de oração poderosa muda vidas, situações e a atmosfera de suas comunidades, porque não oram em seu próprio poder, mas em uma clara compreensão do poder de Deus. O poder da oração aumenta exponencialmente com cada pessoa que clama a Deus. A oração pode trazer transformações e mover montanhas.

A oração em comunidade também encoraja as pessoas a saber que suas orações são importantes para Deus, incentivando-as a permanecer fortes, unidas e a não desistir, acreditando que Deus ouve e agirá em resposta à oração.

Seus livros têm inspirado milhares de leitores brasileiros ao longo dos anos. Hoje, seu nome é uma referência quando se trata de oração. O que você sente ao saber disso?

Fico extremamente feliz e agradecida a Deus por permitir que meus livros sejam lançados no Brasil. Sinto-me grata ao saber que o maravilhoso povo brasileiro está lendo as obras e praticando a oração. Meu chamado é ensinar as pessoas a orar e a entender que suas orações têm poder. Quando escuto algo sobre o povo brasileiro, geralmente ouço frases do tipo: “os crentes que oram com poder”. Sou extremamente grata por seus corações estarem tão abertos a Deus para fazer a vontade dele em oração.

Certa vez, visitei o Brasil enquanto fazia uma turnê mundial com um grupo de cantores. Fiquei muito impressionada com a beleza do país e a gentileza e graciosidade do povo. Na época, eu não era crente e jamais havia sonhado que conheceria nosso Senhor e Salvador ou que escreveria livros para ele. Não sabia que um dia teria essa conexão especial com o Brasil e seu povo maravilhoso.

Uma mensagem aos leitores brasileiros.

Minha mensagem para vocês, pessoas preciosas do Brasil, é esta: “nunca parem de orar”. Mesmo quando parece que há muito a orar sobre um determinado assunto, a sensação é esmagadora e as respostas aparentemente não chegam rápido o suficiente, lembrem-se de que Deus ouve todas as suas orações e as responde. Tenham em mente que suas orações podem ser atendidas de repente! Por isso, não desanimem. Continuem fazendo o bom trabalho de nosso Pai celestial em oração e agradeçam-lhe desde já pelas respostas futuras, assim como agradecem pelas respostas que vocês já receberam. •

Fique por dentro!

Clique aqui e conheça os livros de Stormie Omartian lançados pela MC

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!