Skip to content Skip to footer

5 dicas para liderar com eficiência

Aprimore suas habilidades de liderança e crie um ambiente propício para o crescimento das pessoas ao seu redor

Um bom líder inspira as pessoas e contribui para o desenvolvimento de seus liderados. Ele cativa não pela posição que ocupa, mas pela influência positiva que exerce. Saber corrigir, ensinar e aconselhar são algumas das habilidades que devem ser colocadas em prática no dia a dia de todo líder.

Tarefa árdua — e muitas vezes solitária —, a liderança exige persistência, resiliência e disposição, pois nem sempre os liderados recebem comandos e diretrizes com boa vontade. Por isso, o líder precisa aliar à sua rotina a paciência e a resiliência, para continuar exercendo bem o seu papel, mesmo diante de resistência e hostilidade.     

Muitos líderes, no entanto, perdem oportunidades excelentes para gerar valor, empatia e um senso de aprendizado e crescimento no cenário em que atuam porque erram em pequenas atitudes. De fato, por ocuparem lugar de destaque, se tornam mais vistos. Assim, mesmo os deslizes aparentemente pequenos podem se tornar fatais quando o objetivo é exercer uma liderança inspiradora.

Se você deseja aprimorar a arte de liderar, anote cinco dicas importantes que todo líder deve levar em consideração. Coloque-as em prática já e colha ótimos benefícios em seu dia a dia. 

Tenha um comportamento exemplar: 

Lembre-se de que você é observado a todo momento e é tido como referência, boa ou ruim. Por isso, deixe que seu comportamento fale mais alto que suas palavras. Seja modelo de conduta e de ética e trabalhe com empenho e dedicação. Saiba que seus liderados estão aprendendo a partir de suas atitudes. Portanto, esforce-se para que as lições que transmite sejam benéficas a eles.

Fale palavras de ânimo: 

Não adianta querer ter um time vencedor se você contamina o ambiente em que atua com palavras depreciativas. Um lugar em que prevalecem xingamentos e maledicências tende a ser marcado por um negativismo contagiante e prejudicial. Mesmo em momentos de estresse, tenha o cuidado para proferir apenas o que é bom para a edificação dos demais, utilizando as palavras com sabedoria.  

Escute e observe com atenção: 

Antes de agir em determinada situação, especialmente se for dar um feedback para algum liderado, pratique o hábito da escuta atenciosa. Observe com calma cada situação do dia a dia, inclusive possíveis erros cometidos. Aja com inteligência, contextualizando os fatos e buscando entender os motivos que desencadearam um determinado comportamento ou erro. Jamais seja precipitado, julgando um resultado de forma descabida e superficial. Vá fundo e estude cada caso.

Seja justo e honesto: 

Seus liderados precisam sentir que podem confiar na idoneidade e no caráter daquele que os lidera. Perceber qualquer ato de injustiça ou desonestidade vindos de sua parte seria extremamente prejudicial para a eficácia de sua liderança. Seja correto, íntegro e coerente, tenha um testemunho de vida cristalino. Dessa forma, sua presença estimulará a excelência, a honradez e a retidão.   

Pratique a assertividade: 

assertividade é a habilidade de transmitir uma determinada informação de forma clara e objetiva, sem abrir margem para ambiguidades. Tenha cuidado para que o seu sim seja realmente interpretado como um sim e o seu não, como um não. Por isso, evite brincadeiras ou posicionamentos de duplo sentido. Fale com firmeza, tendo em mente que a boa comunicação ocorre quando o seu interlocutor entende de fato o que está sendo dito.

Anotou? Portanto, mãos à obra!  

Liderar é uma arte que pode ser aprendida e aprimorada. Por isso, aplique-se para colocar essas dicas em ação. Seja zeloso quando à imagem e aos valores que transmite no convívio com os liderados e colha ótimos dividendos ao ver frutificar as boas sementes plantadas enquanto desempenha tão sublime papel. Você também vai gostar de ler!Liderança significativa. O que é isso?Conheça:As cinco linguagens da valorização pessoal no ambiente de trabalhoTemperamentos transformadosNão aguento meu emprego

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!