Skip to content Skip to footer

7 atitudes para criar e manter amizades duradouras

Chega de acanhamento e frustração, dê o primeiro passo e mostre que você é uma ótima pessoa para chamar de “amigo”

Amigo…Quando pensamos nessa palavra, geralmente vem à nossa mente a imagem de uma pessoa gentil, com quem podemos obter conselhos, compartilhar as alegrias, dividir as cargas e passar o tempo. Sim, um amigo é tudo isso e muito mais.

Em Provérbios 18:24, a Bíblia diz que há amigos mais achegados que um irmão!Você certamente gostaria de encontrar um amigo assim, não é mesmo? Provavelmente, quando pensou em “amigo”, logo lembrou-se daquele ser humano especial que faz parte de sua vida. E se isso aconteceu, considere-se felizardo.

Mas que tal pensar sob uma nova perspectiva?

Que tal refletir sobre a palavra amigo tendo “você” em foco? Você é amigo de alguém? É ombro disponível nas horas certas? É sorriso de afirmação em tempos de desafios? Quem pode contar com sua ajuda, com sua companhia, com suas palavras de aconselhamento e repreensão? Para quem dedica sua atenção? É amigo de verdade?

Fato curioso é que muitas pessoas gostariam de ter amigos e de ser amigos, mas não conseguem. Gostariam de fazer parte de um grupo na igreja, na faculdade ou no trabalho, anseiam por aproximar-se e criar laços mais profundos, mas acanham-se e ficam solitárias. Por que isso acontece?

Uma das possibilidades reside no fato de que temos a tendência de querer que as pessoas venham a nós e demonstrem preocupação, que nos cumprimentem com feições simpáticas e ofereçam atenção. Não há nada de errado em querer isso, obviamente. Mas que tal mudar de atitude? Que tal sermos nós aqueles que darão o primeiro sorriso, que estenderemos a mão e que ofereceremos a nossa amizade?

Se você gostaria de se aventurar nessa empreitada, anote algumas dicas que podem ser um empurrãozinho na hora de criar e estreitar laços de amizade. Mesmo que não seja tão fácil no início, o resultado é extremamente gratificante. Tome nota!

Dê o primeiro passo

Crie coragem e apresente-se. Puxe assunto e tenha iniciativa. Nessa dinâmica, você poderá encontrar pessoas com quem tem gostos em comum, além de dar início a ótimas conversas.

Demonstre preocupação e interesse

Como vai você? Está tudo bem? Melhorou? Fiquei preocupado (a) com sua situação… são colocações que demonstram cuidado e abertura para ouvir seu interlocutor. Ele certamente sentirá que você não está indiferente a ele.

Ouça com atenção

Não se apresse a falar. Dê tempo para que a outra pessoa se expresse, conte histórias e exponha suas ideias. Ao ouvi-la, você terá a grata oportunidade de aprender, de se divertir, de conhecer contextos e de oferecer conselho apropriado em caso de necessidade.

Seja um encorajador

Mesmo que encorajar pessoas não seja o seu forte, faça um esforço. Pessoas precisam desesperadamente de alguém que as ajude a enfrentar as situações do cotidiano e não a colocá-las ainda mais para baixo. Fale palavras de afirmação, de coragem e de fé.

Dedique-se a conversações profundas

Não fique apenas no “oi” e “tchau”. Se encontrou alguém em quem pode confiar, passe tempo junto com essa pessoa, troque experiências e motivem-se mutuamente.

Seja sincero e transparente

Amizade tem a ver com autenticidade. Sem esse ingrediente fundamental, tudo estará fadado ao cansaço e à frustração.

Ore

A oração é um dos melhores presentes que você pode oferecer ao um amigo. Tenha o costume de interceder por ele em suas conversas a sós com Deus.

É claro que criar e manter amizades duradouras não é igual a uma receita de bolo, vários fatores influenciam no dia a dia. Mas, cá pra nós, essas dicas são um excelente caminho para alcançar esse sublime objetivo. Que tal dar o primeiro passo agora mesmo?

Leia também:

Uma abordagem sobre o relacionamento interpessoal na era da comunicação virtual

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!