Skip to content Skip to footer

A quem você está mostrando Jesus?

Entenda a importância de transformar em prioridade o direcionamento de pessoas a Cristo

Por Stephen Arterburn em Bíblia de estudo: desafios de todo homem

A Bíblia nunca diz que André se tornou um grande evangelista.

Mas sabemos que ele sempre trouxe pessoas a Cristo. Confuso? Não fique assim.

Antes de começar a seguir a Jesus, André foi discípulo de João Batista. Ele e seu irmão mais famoso, Pedro, ganhavam a vida como pescadores.

Os dois eram proprietários de uma casa (e provavelmente de um barco) na cidade costeira de Cafarnaum (Mc 1.29).

Quando João, o mentor de André, apontou para Jesus e disse que aquele era o “cordeiro de Deus”, André acreditou nele e começou a seguir a Cristo de imediato.

Passou quase a tarde inteira ouvindo-o (Jo 1.39-40). Depois disso, foi para casa e disse a seu irmão: “Achamos o Messias” (Jo 1.41).

Não demorou muito e Jesus pediu tanto a André como a Pedro que se juntassem a seu grupo de discipulado (Mt 4.18-19).

Na próxima vez que André aparece na história do evangelho, nós o vemos levando um garoto até Jesus.

Uma grande multidão havia seguido o Mestre a um lugar remoto, aparentemente na esperança de receber alimento tanto espiritual quanto físico. Os discípulos começaram a se preocupar sobre como alimentar todas aquelas pessoas.

Sabendo, no mesmo instante, o que estava prestes a fazer, Jesus perguntou a Filipe: “Onde compraremos pães para lhes dar a comer?”. Filipe respondeu com bastante precisão: “Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço” (Jo 6.5-7).

André escutou a pergunta do Salvador e disse: “Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos” (6.9). Ao que parece, ele já estava fazendo contatos entre a multidão.

E Jesus usou o pequeno lanche do rapaz para alimentar cinco mil homens famintos — isso sem contar as mulheres e as crianças.

 André sabia como fazer conexões pessoais e gostava de levar pessoas a Jesus.

Um pouco depois, alguns estrangeiros que estavam em Jerusalém para a Páscoa se aproximaram de Filipe levando um pedido. “Senhor”, disseram eles, “queremos ver Jesus”.

Diante disso, Filipe foi direto a André, o homem que sabia estabelecer conexões pessoais. Juntos, André e Filipe se aproximaram de Cristo com o pedido (12.20-22).

André parecia fazer o que lhe era muito natural: levar pessoas a Jesus para que elas pudessem ver com os próprios olhos a glória de Cristo.

Não temos nenhum registro de André pregando um sermão (embora seja bem provável que ele tenha feito isso). Não temos qualquer relato que o mostre levando multidões de pessoas a tomar uma decisão por Cristo.

Mas por onde passava, ele levava outras pessoas a Jesus. Talvez não tenha falado muito, mas sabia apontar.

Quais são as pessoas de sua esfera de influência a quem você está mostrando Jesus?

Perceba que a pergunta não é “A quem você está pregando?”. As pessoas podem acreditar ou não nas suas palavras, mas elas responderão à pessoa de Jesus.

Se você realmente crê que encontrou o Messias, como aconteceu com André, então quem são as pessoas que você conhece que poderiam se beneficiar de um encontro pessoal com Jesus Cristo?

Moral da história: Devemos transformar em prioridade o direcionamento de pessoas a Cristo. 

Gostou do artigo?

Ele é um trecho da Bíblia de estudo: desafios de todo homem. A obra homem combina uma série de conteúdos criados para atender de maneira efetiva as demandas que atingem o público masculino.

Temas como:

responsabilidade e caráter,

casamento e família,

carreira e trabalho, vida sexual,

criação de filhos, entre outros, são abordados de forma curiosa e sob medida por meio de estudos, devocionais, resumos e explicações diversas. Um verdadeiro arsenal de informações para quem quer vencer os desafios da masculinidade. 

Conheça também:

Teleios: O homem completo

A batalha de todo homem

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!