Skip to content Skip to footer

O trabalho do editor

Maurício Zágari, editor de obras originais da MC, fala sobre o ofício e compartilha curiosidades sobre as etapas de produção de um livro

O trabalho do editor de obras originais começa com um sonho.

Muitas vezes, o autor deseja escrever um livro, mas não sabe como, ou tem uma ideia que não funciona muito bem para o mundo editorial. É aí que o editor entra em cena, a fim de tornar realidade o sonho do escritor.

Ele, então, conversa com o autor, discute ideias, dá sugestões, e pensa em forma, conteúdo, linguagem, metodologia de trabalho e tudo mais que possa contribuir para que o escritor consiga materializar sua visão e pôr no papel suas ideias. Com tudo definido, é feito um projeto, que, uma vez aprovado pela Editora, norteará o trabalho de escrita do autor.

É hora de o autor sentar para escrever e de o editor dar um passo para trás. A partir daí, durante o tempo de escrita do material, o editor se torna apenas um companheiro de jornada, um conselheiro que mantém contatos periódicos, a fim de conversar sobre o andamento do texto, dar dicas e sugestões, corrigir erros de percurso e sanar dúvidas. Até que o texto finalmente fica pronto e o autor o envia à editora.

Esse é o momento em que o editor mete a mão na massa. Ele pega o texto, ainda em formato doc, e se dedica a torná-lo uma obra literária.

É hora de corrigir erros de gramática, sintaxe e lógica; dar fluência; discutir questões teológicas e sanar problemas bíblicos; resolver erros de todo tipo que porventura o texto contenha; eliminar trechos e acrescentar outros; pôr o texto no tamanho certo; formatar adequadamente; checar informações para ver se não há nenhum equívoco; incluir seções que venham a enriquecer a obra… enfim, se o autor é a mãe que deu à luz o texto, o editor é o pai que vai dar banho, limpar, nutrir, pôr para dormir, deixar de castigo e fazer tudo o que for necessário para que o bebê chegue forte e saudável às mãos do leitor.

Uma vez que a edição termina, o autor recebe o texto editado e o aprova. Se houver alguma discordância com o que foi feito, ocorrem novos debates, até que autor e editor estejam felizes e contentes com o resultado.

A aprovação do autor

Com o ok final do autor, outros profissionais da editora entram em cena, para dar andamento ao desenvolvimento do projeto gráfico da obra, à preparação e à revisão gramatical do texto e à diagramação (aplicação do texto no layout). O papel do editor nessas etapas é aprovar ou não tudo o que é feito e, se houver algo a desaprovar, sugerir outros caminhos. Nesse momento, a obra é trabalhada por muitas mãos diferentes.

Uma vez que essas etapas estejam finalizadas, o arquivo da obra está pronto. Um profissional da editora faz uma extensa verificação do arquivo (o chamado pré-fechamento) e, em seguida, o editor faz o fechamento da obra, que é verificar uma longa checklist, para ver se não há nenhum erro no arquivo final. Com tudo certo, o editor assina a liberação e o arquivo vai para a gráfica, a fim de ser impresso.

Outras atribuições do editor

Em paralelo a todo esse processo, o editor de obras originais também tem uma série de atribuições, como participar de reuniões com diretores e gerentes da Editora para definir o título do livro, verificar se os textos de capas e orelhas, criados pela diretoria, estão adequados e dar sugestões de melhorias. Uma vez que a obra esteja totalmente pronta, é hora de o editor fazer um alongamento, tomar um café e já partir para o próximo livro.

Claro que isso são linhas gerais do processo. Cada caso é um caso e há variações na forma de se gerar um livro: alguns textos já chegam escritos, outros são desenvolvidos a partir de material audiovisual; enfim, há modelos diferentes, mas, de modo bruto, é assim que acontece.

Resumindo

Ser um editor de obras originais é ser um lapidador de diamantes, que participa do processo desde a extração da pedra bruta no garimpo até a joia ser enviada, pronta, para a joalheria. É um trabalho silencioso e invisível, que tem como maior recompensa saber que o leitor terá em mãos uma obra abençoadora e transformadora.

Quer ver um editor de obras originais cristãs sorrir? Faça-o saber que o livro que ele editou deixou o autor feliz, a Editora satisfeita, o leitor abençoado e Deus alegre por ver seu povo edificado e seu nome, glorificado. 

Maurício Zágari

Editor de obras originais 

Você também vai gostar de ler!

O papel do auxiliar editorial

Como é o processo de criação de capas de livros?

A importância do tradutor

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!