Skip to content Skip to footer

Abandone a ansiedade e desfrute a vida

Aprenda a importante lição de viver intensamente o momento presente

É realmente curioso o fato de que muitos de nós deixamos a vida passar despercebida. Com muita frequência, esquecemo-nos de aproveitar o momento presente com todo o potencial que possui e apegamo-nos firmemente às lembranças do passado ou à ansiedade pelo futuro.

Permitimos que nossa atenção esteja inteiramente focada naquilo que já aconteceu ou que supostamente acontecerá. Não enxergamos os detalhes maravilhosos que o hoje nos traz, vagueamos no mundo dos pensamentos enquanto a vida se esvai em dias sem cor, sem brilho e, aparentemente, sem propósito.

E se por um instante deixássemos de estar nostálgicos pelo passado ou temerosos pelo futuro e desfrutássemos de tudo aquilo que o agora nos permite viver? Se confiássemos que Deus tem o mundo e o controle de nossa vida em suas mãos e que a cada passo da jornada ele nos susterá, fortalecerá e guiará? Certamente, sairíamos da entorpecente mania de andar inquietos e entraríamos num estado de paz, refrigério e contentamento, característicasde um coração tranquilo e confiante.

Por mais que nos agarremos ao que passou,

seja algo doloroso ou não, ou nos fatiguemos pelas preocupações em relação ao amanhã, não há nada de produtivo em assumir uma postura aflita em torno daquilo que não pode ser mudado ou que ainda não sucedeu.

Melhor seria buscar formas de superar tudo o que já é pretérito e construir, com fé em Deus, um futuro promissor, crendo que ele nos auxiliará em todas as nossas necessidades. Jesus disse: “Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida? […] não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações.

Bastam para hoje os problemas deste dia.”” (Mt 6.27,34). Somos chamados a concentrarmo-nos no agora e a confiar as circunstâncias da vida diária ao cuidado do Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente que nos conhece e estende sua mão poderosa para nos ajudar.

Isso não quer dizer,

obviamente, que devamos ser irresponsáveis, não planejando para os dias vindouros. Nada disso! É a ansiedade descrente e prejudicial que o ensinamento combate.

A Carta do apóstolo Paulo aos Filipenses traz a seguinte instrução: “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.

Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fp 4. 6-7). Paz que excede todo o entendimento, você não deseja isso? Portanto, creia e obedeça aos ensinamentos contidos na Palavra. Dessa forma, essa paz se tornará realidade em sua vida.

“Não há nada de produtivo em assumir uma postura aflita em torno daquilo que não pode ser mudado ou que ainda não sucedeu”.

Quantos sorrisos, sons, cores, aromas, alegrias e oportunidades deixamos passar pelo simples fato de não estarmos atentos ao hoje, ao agora da existência? Quantos abraços e conversas edificantes perdemos por nossa aptidão de desviar o foco e aferrarmo-nos àquilo que é virtual e ilusório?

Talvez você tenha um filho pequeno que deseja brincar em sua companhia.

Não perca a chance de dedicar-lhe um pouco de seu tempo e atenção. Pode ser que hoje seja o dia de fazer as pazes com alguém, não deixe para amanhã, pois pode ser tarde demais.

É no hoje que você pode ser um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom amigo, um bom funcionário, alguém que faz diferença no mundo.

É no hoje, neste instante, que você está respirando e está vivo, e com a ajuda de Deus pode viver de forma sublime, desfrutando de uma caminhada marcada por significado e felicidade.

Viva, portanto, o hoje, preste atenção ao agora e, por favor, abandone a ansiedade. Seus dias serão melhores e sua jornada mais leve! 

*Trechos Bíblicos da Nova Versão Transformadora, NVT.

Leia também:

Pensamento e atitude

Conheça:

Meu dia melhor

Confiança inabalável

Vida simples, vida plena

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!