Skip to content Skip to footer

Assuma o controle de seu estilo de vida

Você não precisa viver à sombra dos maus hábitos herdados do passado. Saia da zona de conforto e mude!

Por Kevin Leman em O que as lembranças da infância revelam sobre você – e o que você pode fazer em relação a isso

Se você já fez alguma dieta ou começou a fazer exercícios, então sabe o trabalho duro que tudo isso implica. É preciso vigilância para reconhecer aquele declive escorregadio que leva aos velhos padrões e para elevar-se ao patamar superior dos novos. Se estiver tentando perder peso, é preciso estabelecer uma rotina de acordar cedo — normalmente cedo demais! — para ir à academia antes de entrar no corre-corre do dia.

Se não fizer isso, é bem provável que não se exercite depois do trabalho, pois estará cansado demais para fazê-lo. Se estiver fazendo dieta, é muito sábio não entrar no corredor dos biscoitos no mercado —mesmo se achar que eles estão chamando você pelo nome.

Mas todo esse aborrecimento vale a pena?

Pergunte a alguém que passou por esses rigores e conseguiu perder peso ou entrar em forma. Parece que, invariavelmente, essa pessoa lhe contará como a mudança de hábitos foi importante para sua saúde e bem-estar.

O mesmo se pode dizer em relação a fazer mudanças no estilo de vida. É natural permanecer — e querer permanecer — no papel que você adotou durante a fase de crescimento.

Se você gosta de agradar as pessoas, é muito mais fácil continuar agradando-as dia após dia, ano após ano. É claro que todo esse agrado terminará cobrando um preço de sua mente e de seu corpo: sua sanidade e exaustão física.

Mas como é diferente quando você consegue apegar-se aos pontos fortes de seu estilo de vida e afastar-se de suas fraquezas! […]

Pode ser que, ao olhar para a sequência em que você nasceu e para o estilo de criação de filhos adotado por seus pais, você comece a perceber que precisa fazer mudanças significativas na maneira como vê a si mesmo, os outros e o mundo ao redor.

Isso é ótimo — você está na trilha certa, seguindo pela direção correta, e vai conseguir! […]  Seu estilo de vida é apenas a fundação sobre a qual você toma decisões e reage às situações a seu redor.

Portanto, não acredite na mentira segundo a qual você só será importante quando estiver fazendo aquilo que lhe é natural. Ao conscientizar-se de seu estilo de vida — as forças e fraquezas inerentes à maneira como você reage aos outros e ao mundo a seu redor —, você poderá fazer mudanças significativas.

Você precisa de tempo e graça para mudar a maneira de pensar, mas com a ajuda do Deus todo-poderoso, você conseguirá!

Saiba mais!
Este artigo é um fragmento do livro O que as lembranças da infância revelam sobre você – e o que você pode fazer em relação a isso, escrito por Kevin Leman, autor best-seller, psicólogo de renome internacional e autoridade em vida conjugal e familiar, paternidade e desenvolvimento pessoal. A Mundo Cristão possui vários títulos de Kevin em seu catálogo de livros. Para conhecer outras obras do autor, clique aqui.

Livros que sugerimos para você:
Decole
Sonhe
Arrisque
Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra
Temperamentos transformados

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!