Skip to content Skip to footer

6 atitudes para combater a ansiedade e o medo

Sente-se aflito? Este artigo pode ajudá-lo!

Talvez você esteja diante de um desafio: uma prova, uma crise financeira, desemprego, enfermidade.

Em virtude das circunstâncias, é possível que fique demasiadamente preocupado com o amanhã ou abatido com a enxurrada de quadros negativos que invadem a sua mente.

Isso pode acontecer com todos quando algo desestabiliza o equilíbrio do cotidiano. Como vencer a preocupação que mina as forças e debilita o avanço?

O segredo está na atitude que toma ao encontrar percalços da jornada, em não permitir ser paralisado pelo torpor da luta. Se a ansiedade e o medo bateram em sua porta, não se desanime, você pode superar essa situação.

Leia abaixo seis dicas importantes e comece a dar passos vitoriosos para experimentar alívio na mente e no coração. Tome nota!

Compartilhe o que está sentindo com alguém: 

Verbalizar seus sentimentos traz alívio e tem efeito terapêutico. Ao colocar em palavras o que está afligindo a sua alma, você articula as sensações e consegue sintetizá-las de forma mais objetiva e lógica.

Além disso, o feedback de alguém que está “do lado de fora” da situação pode ajudá-lo a ver todo o contexto a partir de outro ângulo. Dessa forma, poderá encontrar novas alternativas para a resolução do problema.

Acredite em seu potencial: 

Muitas ansiedades e medos são frutos de uma visão apequenada de si mesmo.

Dar vazão à baixa autoestima pode fazer com que perca sua versatilidade e coragem. Avalie suas qualidades, creia em seu talento, dê o seu melhor e espere bons resultados. Você poderá se surpreender ao superar as expectativas! 

Controle os pensamentos: 

Não fique se torturando com falsos presságios. Lembre-se de que a maioria de seus medos jamais se tornará realidade.

Apegue-se ao que é fato e concreto, não ao que é ilusório e abstrato. Se estudou para uma prova, por exemplo, deve acreditar que fez o que era necessário: estudar! Imaginar possíveis situações negativas e deixar que elas roubem sua tranquilidade não ajudará na conquista de seus objetivos.

Coloque os pensamentos no devido lugar!

Evite a procrastinação: 

O medo e a ansiedade podem fazer com que você deixe para depois o que deveria ser feito já. Pelo receio de que algo dê errado, muitos preferem adiar a atividade relacionada ao que os angustia. Não faça isso! Encare o desafio de frente, resolva a situação.  

Leia bons livros, especialmente a Bíblia: 

A leitura de bons conteúdos inspira, motiva e dá uma nova e fresca perspectiva em relação à vida e aos desafios. A Palavra de Deus, em especial, alimentará a sua fé e o colocará em contato com os feitos maravilhosos do Deus Onipotente que está atento aos seus filhos amados. 

Ore a respeito: 

Conversar com Deus alivia a tensão e traz sua terna presença para o cenário. O Pai Celestial está disposto a enchê-lo com sua paz, por isso, peça-lhe calma e confiança.

Creia que ele não o abandona um momento sequer. Feito isso, tranquilize-se e desfrute suas bênçãos maravilhosas.

A Bíblia diz: “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.  Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6-7, NVT).

Coloque em prática esses conselhos e tenha esperança. Busque ajuda especializada, caso necessário.

Esteja certo de que é possível vencer esse tempo de aflição e acredite que o futuro reserva algo bom para você.

Empenhe-se, lute e caminhe destemidamente, pois o medo e a ansiedade não precisam ter a última palavra. Prossiga e conte com Deus enquanto realiza os seus ideais. 

Você também vai gostar de ler:

Versículos bíblicos para os momentos de ansiedade

Conheça:

Avante!

Confiança inabalável

Deus está aqui

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!