Skip to content Skip to footer

Brasil e o alarmante número de divórcios

Estudo mostra aumento de mais de 160% na quantidade de separações no país

No dia 24 de janeiro foi comemorado o Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil. A data relembra a promulgação do Decreto n. 181 pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonseca, um marco importante na história do país, sobretudo no que se refere ao contexto social e familiar.

Mais de um século depois, uma nova realidade chama a atenção de estudiosos e analistas: o crescente número de divórcios entre os brasileiros.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda em 2015, registraram um salto de mais de 160% na quantidade de divórcios. Em 2004, o IBGE contabilizou 130,5 mil casos em contraste com os 341,1 mil levantados em 2014. A Lei do Divórcio chegou ao país em dezembro de 1977.

Josué Gonçalves, uma das principais autoridades em assuntos relacionados a casamento e família, fala sobre o assunto em seu livro “Família indestrutível”, novidade do catálogo 2017 da MC.

De acordo com o autor, dentre as explicações que as pessoas dão ao divórcio, estão o ciúme doentio, as dificuldades de convivência, o “fim do amor”, disparidades profissionais, traições, temperamento autoritário, influência dos parentes e matrimônios realizados em idade precoce. 

No livro, que ainda está em fase de produção, Josué Gonçalves, com base nos conceitos da fé, da psicologia e de outras fontes abalizadas, aborda temas fundamentais da vida a dois, entre eles a questão da intimidade sexual, as diferenças entre os gêneros, dicas sobre economia doméstica e a importância da experiência e da prática do perdão dentro das relações familiares.

Direto e com profundo senso pastoral, o autor também emite um alerta sobre o perigo do individualismo, do hedonismo e do impulso pelo divórcio, posturas que têm vitimado muitos lares.

Fique por dentro!

A MC possui em seu catálogo uma série de livros dedicados à edificação de casais. Nomes como Gary ChapmanStormie OmartianDevi TitusKevin LemanJaime KempNelson Junior Miguel Uchôa fazem parte de nossa lista de autores. Clique aqui e acesse o catálogo completo!

Leia também:

O padrão de Deus para o casamento e a intimidade

Dicas para sogras, genros e noras

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!