Skip to content Skip to footer

Casamento, ano novo e saúde financeira

Chega de crises por causa das dívidas. Confira algumas dicas práticas para sair do vermelho e mãos à obra!

Sabe aquela famosa canção de fim de ano que diz: “Adeus ano velho, feliz ano novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso…”

Pois é… Tudo mundo deseja ter muito dinheiro no bolso, desfrutar de estabilidade financeira e tranquilidade, sem ver o vermelho piscando todo mês ao verificar o extrato da conta bancária.

Colapsos nacionais e problemas específicos à parte, tem muita gente que fica em apuros o ano inteiro por não se organizar e estabelecer uma disciplina para os seus gastos. O resultado: estresse e desgaste emocional.

Amor e Dinheiro

Quando a questão envolve pessoas casadas, a atenção em relação à administração financeira deve ser ainda maior, pois muitos casais passam por crises dramáticas cuja raiz encontra-se nas dívidas.

Gary Chapman, em seu livro O casamento que você sempre quis, aborda o assunto em um capítulo inteiro, intitulado “amor e dinheiro”. Nele, o autor compartilha princípios simples que podem ser aplicados facilmente no dia a dia e, assim, evitar muita dor de cabeça.

A importância do consenso

De acordo com Chapman, os grandes gastos devem ser discutidos e aprovados tanto pelo marido quanto pela esposa. Ambos devem concordar sobre como os recursos serão empregados.

Estabelecer um orçamento é primordial e para isso é necessário uma boa dose de racionalidade. Tal procedimento não precisa ser algo penoso.

Respeitar as prioridades 

Segundo afirma Chapman, para o cristão o reino de Deus deve vir em primeiro lugar e o dízimo deve ser reservado como primícias ao Senhor.

Poupar também está entre as medidas para a saúde financeira. Tal atitude garante um reserva para eventuais emergências e sentimento de satisfação.

Tenha sabedoria!

Para garantir uma maior sobra, deve-se usar de sabedoria na hora das compras e não agir pela emoção. Esse cuidado influenciará, inclusive, na decisão de fazer um financiamento mais prolongado ou aquisições com o cartão de crédito. Nesse intuito, marido e esposa devem trabalhar como um time.

Anotou?

Tais medidas, simples, podem fazer uma enorme diferença, não apenas no seu bolso, mas no seu casamento também!

Leituras sugeridas:

Deus e o Dinheiro

As 5 linguagens do amor

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!