Skip to content Skip to footer

“Ciência, Deus e sucesso”, uma entrevista com Eliane Bodah

Leia o testemunho da bióloga e inspire-se para uma caminhada repleta de propósito e serviço a Deus

De professora em escolas públicas no interior do Rio Grande do Sul a acadêmica requisitada em grandes faculdades americanas. A reviravolta na vida de Eliane Thaines Bodah, Ellie — como a chamam seus alunos e cujo significado é “Deus é minha luz” — começou por volta de dez anos atrás, após uma rápida oração, um pedido espontâneo e quase informal em um ponto de ônibus durante o intervalo entre aulas.

“Meu Deus, como eu gostaria de conhecer o mundo…”, disse ela. Em menos de uma hora, uma série de eventos inusitados aconteceram na vida da bióloga que a colocaram hoje no Estado de Nova York (EUA) e em países como Canadá, México e Espanha. Mestre, Ph.D., e com títulos de Doutorado e Pós-Doutorado, Ellie é hoje uma autoridade quando o assunto é ciência e educação.

Recentemente, a cientista decidiu compartilhar seu fascinante testemunho na obra “Ciência, Deus e sucesso: conflitos e resoluções de uma trajetória do Brasil aos EUA”, livro autobiográfico lançado pelo Projeto Passo Fundo em parceria com a Delta.

A Mundo Cristão conversou com a autora e traz em entrevista inédita um pouco dessa história comovente que ilustra a animadora e edificante possibilidade de conciliar trabalho e missão, mesmo em meio a um ambiente muitas vezes hostil em relação à fé. Um conteúdo inspirador que você não pode perder! Confira!

Mundo Cristão: O começo foi fácil? Como foram os primeiros anos fora do país?

Eliane Bodah: O começo não foi nada fácil, principalmente devido a amigos e familiares incrédulos que tentavam desaconselhar minhas iniciativas no intuito de me preservar. Além da falta de incentivo, houve a barreira da língua, pois eu não tinha a fluência em inglês que meu trabalho requeria.

Enfrentar a neve, o frio (do ambiente e das relações), o sistema competitivo e o choque cultural foi uma experiência muito intensa. Porém no meu caminho sempre encontrei instrumentos do Senhor. Mesmo na solidão do mundo não estava só. Enfim, aceitei o chamado de Deus e creio que cumpri a minha missão. Hoje os frutos são belíssimos e sinto-me completa.

A quais estudos e centros de ensino dedicou-se desde então?

Sou bióloga de formação, ou melhor dizendo, sou professora de biologia. Trabalhei muitos anos com questões ambientais e, hoje, meu foco está em pesquisas genéticas na identificação de genes que curam doenças. Além disso, sou escritora, palestrante e trabalho com liderança multicultural no ensino superior.

Meu trabalho sempre foi multidisciplinar como orientadora de vários projetos de pesquisa, mas uma parte sempre foi pró-bono ou de voluntariado para comunidades carentes. Por exemplo, sempre que tenho um contrato acadêmico, reservo uma carga horária para levar esperança aos menos privilegiados.

Sobre os centros de ensino, eu saí diretamente do Brasil em 2007 para o Audubon Center ofthe North Woods, em Minnesota, EUA. Depois trabalhei em diversos projetos como na Amarosia Jardin Biologique em Grand-Digue, Canadá; na UNESCO, em parceria com o MEC, em Brasília; nas Universidades do Estado de Washington; na Universidade de Washington; na Universidade de Seattle e, atualmente, na Faculdade Comunitária de Onondaga em Syracuse, NY, EUA.

Quais títulos possui? Por quais organizações?

Possuo Licenciatura em Ciências Biológicas com especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil; Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil; Ph.D. – PhylosophyDoctor pela Universidade do Estado de Washington, EUA; Pós-doutorado pela Universidade de Washington, EUA; Ed.D.(c) – Doutorado em Liderança Multicultural pela Fundación Universitária Ibero-Americana, México.

Quantos livros e estudos já publicou?

No Brasil são mais de dez livros e centenas de artigos. Nos EUA e Europa esse número é menor (quatro livros internacionais). A parte mais relevante de meu trabalho está disponível no Brasil pelo projeto Passo Fundo

Como é o seu dia a dia?

O meu dia a dia é muito corrido. Tento encontrar um balanço entre a vida profissional, espiritual e familiar. Entre telefonemas, pesquisas, palestras e conferências sinto-me abençoada cada vez mais. Sempre cuido da minha vida espiritual e procuro usar cada oportunidade para ajudar os mais necessitados ou dar meu testemunho.

Como você enxerga o mover e a providência de Deus em sua história de vida? De que forma isso influencia em seu trabalho?

Essa é uma pergunta realmente interessante. Meu pai era pedreiro e minha mãe, com muito esforço, conseguiu se formar professora na área de ciências (os pais dela nunca tiveram a chance de frequentar a escola). Assim, fomos criados numa visão de mundo ora agnóstica, ora incrédula.

Fomos batizados católicos, mas não praticantes; não orávamos ou frequentávamos a igreja. Naquela parada de ônibus há dez anos atrás, onde fiz aquele pedido informal a Deus, foi onde minha relação com o Senhor começou a fazer sentido. Dentro de uma hora, ele providenciou tudo para que eu fosse conhecer o mundo, nunca me desamparou.

Ele me deu a capacidade de falar línguas estrangeiras com fluência. Ao longo dos tempos, sempre que mencionei o nome dele em um pedido, fui atendida imediatamente para que não restassem dúvidas.

Possuindo formação em Ciências Biológicas, a cada semestre, trabalho em sala de aula a teoria da evolução. A maioria dos meus colegas se apoia unicamente na razão e nas evidências. Acredito que podemos providenciar evidências até um certo ponto, depois teorizamos buscando uma melhor reflexão.

Já para a fé não há racionalização, tem de ser vivida e experienciada. Sempre deixo meus estudantes livres para que estejam abertos para o que está por trás das evidências. Recebi muitas provas de que há um Deus vivo, sinto a presença dele e pelo meu livro mais recente, resolvi trazer as boas-novas.

De que forma você percebeu que seu trabalho secular poderia ser um meio de cumprir o seu chamado e glorificar a Deus?

Sempre existiu uma divisão entre ciências e religião. Geralmente, são discursos opostos e raramente há uma abertura para o diálogo. Existiram muito poucos cientistas que defendiam a existência de um Deus único. Eu recebi provas concretas desse Deus ao longo dos últimos dez anos, não me restam dúvidas.

Também conheço os caminhos da ciência e trago uma bagagem e reputação que me possibilitam refletir. Mas, acima de tudo, levar esperança a meus alunos e a jovens que não encontraram seu caminho é a minha maior vitória. Orientar exige coragem e amor, meu coração está repleto de ambos.Se eu estudei em escolas públicas do interior do Brasil, passei dificuldades e venci, todos podem vencer.

Falar em fé no meio acadêmico, principalmente em sua área de atuação, nem sempre é fácil. De que forma lida com isso? Há a possibilidade de evidenciar a mão de Deus em meio aos fenômenos e fatos estudados pela ciência?

Sempre que aparece a oportunidade, eu compartilho meu testemunho; meus colegas respeitam. Cada um tem sua própria jornada espiritual, a minha está no auge. Para meus estudantes, tento conduzir o raciocínio para onde não existem evidências capazes de explicar, aí falamos de fé.

Por exemplo, a teoria evolucionista relaciona uma ordem de eventos que podem ser encontrados nos sete dias de criação, não há evidências concretas para o início. Eu consigo ver além e conciliar ciências e religião.

Quais conselhos daria àqueles que têm no coração o anseio de fazer algo a mais pelo Reino, mas se veem “presos” ao cotidiano em atividades corriqueiras e previsíveis?

Todos temos uma missão única. Muitas vezes o que achamos ser o melhor caminho, na verdade, não é. Tenham esperança e, principalmente, fé. Conversem com Deus. Não importa o que o mundo nos cobra, nossa missão deve ser divina.

Estejam abertos a oportunidades. Após meus pedidos a Deus, ele abriu as portas imediatamente e me amparou, mas a decisão de dar um passo a mais e assumir as consequências dependem de cada indivíduo. Deus proverá muito além do que esperamos.

“Ciência, Deus e sucesso”, fale um pouco de seu livro. O que ele fala? O que os leitores podem esperar dele? 

“Ciência, Deus e sucesso: conflitos e resoluções de uma trajetória do Brasil aos EUA” é o meu tesouro, sendo o primeiro livro no qual admito publicamente a verdadeira razão do meu sucesso pessoal e profissional.

Abordo minha jornada espiritual e encontro com Deus, desde aquele momento do pedido informal na parada de ônibus até os dias de hoje. O livro traz também a fundamentação da Palavra de Deus depois de cada capítulo, espero que sirva de inspiração.

Por qual editora ou selos será lançado? Quando?

O livro será lançado no Brasil no dia 17 de julho através do Projeto Passo Fundo em parceria com a Delta.

Uma mensagem aos leitores MC.

Acreditem nos seus sonhos, pois para Deus nada é impossível. Meu testemunho pode ser resumindo no seguinte: 1 Coríntios 2.9: “ “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (NVT). 

Acompanhe esse e outros conteúdos interessantes aqui no site MC ou em nossas redes sociais!

Leia também:,

Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) lança documentário sobre fé cristã e ciência no Brasil

Conheça:

O Deus que abre portas

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!