Skip to content Skip to footer

Compartilhe sua fé por meio de seu comportamento

Seu exemplo diário fala muito sobre a presença e a obra de Jesus em sua vida. Fique atento para não dar “mancada”

Para comunicar ao mundo a Palavra de Deus é necessário que o cristão tenha sensibilidade em relação à pessoa a quem está se dirigindo e que dependa da direção do Espírito Santo para que a Palavra semeada gere frutos e provoque transformação em quem a escuta.

Também deve levar em consideração a própria prática de vida diária, a qual deve refletir a real experiência da conversão em Cristo.

De fato, pessoas que se dizem cristãs e agem de forma contrária à fé que professam provocam danos à pregação e escandalizam a sociedade

A anedota “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é inadmissível e não se aplica ao estilo de vida que agrada a Deus.

Zelar por um testemunho coerente, transparente e verdadeiro é imperativo. 

Visto que temos uma multidão de testemunhas ao nosso redor, afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a corrida que Deus propôs para nós (Hebreus 12.1).

Por essa razão, se você deseja anunciar as Boas Novas de forma eficaz, não apenas pregue, mas viva a Palavra em seu dia a dia. 

Abaixo, listamos alguns princípios simples, mas que muita gente tem “vacilado” por aí e, dessa forma, enfraquecido seu testemunho de fé.

Cada princípio contém uma indicação bíblica. Medite acerca de cada tópico e citação, coloque esses princípios em prática e tenha um testemunho realmente eficaz onde estiver: 

Ame a Deus e lembre-se que isso significa obedecê-lo:

Amar a Deus significa obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos, na realidade, não são difíceis, pois todo filho de Deus pode obedecer-lhe, derrotando o mundo. Com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. 1 João 5. 3-4 

Fale a verdade e tome o cuidado para não lançar calúnias contra seu semelhante. Não faça fofocas:

Senhor, quem poderá viver no seu santuário? Quem morará no seu santo monte?Aquele que é honesto e sincero em tudo quanto faz, que pratica a justiça e que de coração fala a verdade; que não usa suas palavras para destruir outras pessoas, não prejudica de propósito o seu semelhante e não repete boatos e mexericos [..]. Salmos 15. 1-3 

Seja ético e não burle as leis (Isso inclui, por exemplo, dizer não à pirataria e à sonegação de impostos):

Disse-lhes então Jesus: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Leia trecho completo em Marcos 12. 12-17) 

Cuide para que sua linguagem reflita credibilidade – Sim, sim; Não, não!

Digam simplesmente: ‘Sim, eu farei’, ou: ‘Não, eu não farei’. Sua palavra basta. O que passar disso vem do Maligno. Mateus 5.37 

Tenha o tipo de conversação que agrada a Deus. Palavrões não ficam bem na boca de cristãos!

Evitem a boca suja. Digam só o que é bom e útil àqueles com quem vocês estiverem falando, e o que resulta em bênção para eles. Efésios 4.29 

Pratique boas ações (lembre-se que as boas obras são reflexos de sua fé!):

A fé que não se manifesta por meio de boas obras é morta. Tiago 2.17 Tal como o corpo está morto quando não há espírito nele, assim também a fé está morta se não for acompanhada de boas obras. Tiago 2.26 (Leia trecho completo em Tiago 2. 14-26); 

Não seja arrogante ou soberbo:

Embora esteja nas alturas, assim mesmo o Senhor olha para os humildes. Mas os orgulhosos ele conhece de longe. Salmos 138.6 A desgraça está a um passo do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda. Provérbios 16.18 É claro que existem muitos outros princípios maravilhosos escritos na Bíblia. Não deixe de lê-la e colocá-la em prática. Lembre-se: seu testemunho diário é uma “pregação” poderosa. Por isso, seja sal e luz do mundo. Reflita verdadeiramente a vida de Deus em você e leve mais e mais pessoas a Jesus.

*Trechos bíblicos extraídos da tradução NBV – Nova Bíblia Viva, Mundo Cristão.

Leia também:

Quatro dicas para ler a Bíblia

Por que estudar a Bíblia?

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!