Skip to content Skip to footer

Confissões de um pregador, novo livro de Augustus Nicodemus, sintetiza mais de quatro décadas de ministério pastoral

Por meio de surpreendentes confissões, o autor apresenta aquilo que um pregador precisa considerar para fazer valer seu chamado, com vocação, talento, dedicação e joelhos no chão.

No primeiro semestre de 2023, chega às livrarias e plataformas digitais a obra Confissões de um pregador, de Augustus Nicodemus. A publicação, com lançamento previsto para o mês de maio, conta com 368 páginas nas quais Nicodemus oferece à igreja brasileira uma síntese de seu legado construído em mais de quatro décadas de ministério pastoral. Em estilo pessoal e envolvente, e por meio de surpreendentes confissões, ele apresenta aquilo que um pregador precisa considerar para fazer valer seu chamado, com vocação, talento, dedicação e joelhos no chão.

Reconhecido pregador do evangelho e autor de inúmeras obras, muitas delas lançadas pela Mundo Cristão, Nicodemus compartilha seu rico aprendizado e vasto repertório em abordagem prática sobre diferentes questões da vida e do ministério. 

Conforme esclarece o autor, não se trata, tecnicamente falando, de um livro de homilética, ou seja, uma obra destinada a ensinar pessoas a pregar ou a ajudar pastores a melhorar sua técnica de pregação. Trata-se, isto sim, de uma coletânea de suas experiências de quarenta anos como pregador, filtradas por suas convicções bíblicas e teológicas em várias áreas relacionadas com o chamado do pregador, num texto de cunho pessoal e confessional. 

Ao todo são 25 capítulos que abarcam temas vitais da vida e do ofício, pautas que, devidamente tratadas, culminam numa pregação eficaz, com consequências benéficas para o pregador e os ouvintes. Desse modo, Confissões de um pregador convida pregadores iniciantes e experientes, jovens e idosos, a revisar as bases de um trabalho correto, produtivo e responsável, que traz satisfação e gera bons frutos, sem prejuízos tanto no âmbito familiar quanto nos entornos institucionais. 

Entre tais pautas, Nicodemus fala de família, rotina e velhice, da questão denominacional, doutrinária e teológica e acerca do intelecto e da espiritualidade — e muito mais. Com aportes de caráter teológico e formativo, ele compila mais de 130 tópicos de altíssima relevância, com o intuito de ajudar os pregadores a servir com a devida preparação e consciência do compromisso que tal chamado requer.

Entre esses tópicos, ele traz ainda considerações sobre o conhecimento das línguas originais, os modelos de interpretação bíblica, os cuidados no uso de ilustrações e o que evitar na aplicação. Além disso, toca em assuntos delicados, como a questão do divórcio e dos filhos desviados, a bajulação e as investidas afetivo-sexuais, a política, a fama e o uso das redes sociais. 

Confissões de um pregador é um livro amplo e atual, que não pode faltar em sua biblioteca. (Clique aqui e leia o índice completo)

Considere algumas palavras de Nicodemus… 

“Em boa parte do meio evangélico hoje a pregação expositiva, profunda, séria e direta da Palavra de Deus não tem recebido a primazia que merece. Em igrejas de várias tradições e linhas teológicas, o pregador tende mais a agradar as pessoas e a fazê-las se sentirem bem na igreja, pois fica evidente em muitos cultos a disparidade de tempo dado ao pregador frente a outras partes, como testemunhos, corais, solistas, cantores, dramatizações, coreografias e assim por diante.

“Certa vez fui convidado a pregar em uma igreja, que era tradicional. Quase duas horas após o início do culto, o pastor local, sentado a meu lado, inclinou-se para mim e sussurrou em tom de desculpa: ‘Depois desse cantor é sua vez de pregar, o senhor tem cerca de dez minutos, pois acabou ficando muito tarde’. Chegado o momento da pregação, levantei-me, saudei a igreja, li um versículo fechei a Bíblia, orei e me sentei. Levei cerca de dois minutos no total. Provavelmente eu não deveria ter reagido dessa forma, mas como pregador convidado senti profunda indignação por ter me deslocado de tão longe e receber apenas dez minutos para expor a Palavra.

“No entanto, minha indignação deveria ter ocorrido pelo fato de a pregação da Palavra de Deus não receber o lugar e o valor corretos no culto daquela igreja. É esse descaso pela pregação bíblica no culto que explica parcialmente a ignorância de muitos membros de igreja sobre pontos básicos do evangelho, a vida cristã superficial e a facilidade com que o erro religioso se infiltra e ganha aceitação entre os evangélicos. 

“Não há uma solução fácil para esse problema, que é extremamente complexo. Ele começa na liderança das igrejas e se estende para os seminários e concílios. Há pouca ênfase na preparação adequada dos pregadores. Muitas igrejas não conseguem manter seus pregadores em tempo integral, de forma que eles precisam trabalhar secularmente para sustentar a família, restando-lhes pouco ou nenhum tempo para o preparo dos sermões

“Creio que os pastores e pregadores deveriam decidir que a pregação é a parte mais importante do culto de sua igreja. Deveriam se dedicar mais ao estudo e à preparação de sermões profundos e instrutivos, regados com oração e elaborados na dependência de Deus. Os membros das igrejas, por sua vez, deveriam cobrar mais de seus pastores no quesito pregação, encorajá-los a se preparar melhor, a estudar e, se possível, ajudá-los a fazer cursos teológicos de aperfeiçoamento. Afinal, a pregação da Palavra de Deus está no centro do ministério pastoral.”

Confissões de um pregador já pode ser adquirido em pré-venda e estará disponível nas livrarias de todo o Brasil a partir do mês de maio. 

Deseja adquirir já o seu exemplar? Clique nos links a seguir:

Sim, desejo comprar o livro impresso.

Sim, quero adquirir um e-book.

1 Comentário

  • Rosther Guimarães Lopes
    Posted 29/05/2023 at 22:51

    ACABEI DE LER CONFISSÕES DE UM PREGADOR

    Foi como se voltasse para a sala de aula no JMC, no final da década de 90, nas aulas de Exegese do Novo Testamento, com nosso professor Dr. Augustus Nicodemus. Enquanto lia, parecia-me que estava lendo uma nova versão de Lições aos meus Alunos!

    Louvei ao Senhor pela bênção da Graça de Deus que, nos sustenta no ministério e conduz os nossos passos, enquanto pregamos a Palavra ao povo de Deus! Fui muito abençoado pelos conselhos para pastores locais e pregadores itinerantes!

    Recomendo efusivamente esta leitura, todo pregador será edificado por meio desta obra preciosa! Parabéns ao Rev. @augustusnicodemus e à editora @mundocristao . Soli Deo Gloria.

    Rev. Rosther Guimarães Lopes.
    Pastor da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.
    Presidente da APECOM/IPB

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!