Skip to content Skip to footer

Conquiste o coração de seu filho!

Deixe Kevin Leman ajudá-lo a atingir esse importante objetivo. Confira!

Por Kevin Leman em Transforme seu adolescente até sexta

Recentemente minha filha Lauren me mostrou um teste de matemática. “Sha­zam!”, eu disse. “Quando eles começaram a usar letras?”

Lauren apenas deu um riso largo. Ela realmente se esforça em matemática, e estava nas nuvens por ter conseguido um B no teste. Fizemos uma alegre dança familiar e pregamos o papel bem no centro da geladeira, à vista de todos. Eu estava orgulhoso de Lauren; ela havia trabalhado duro.

Lauren vem de uma longa linhagem de Lemans que têm dificuldade com matemática. Se tivesse inteligência o suficiente para apresentar minhas notas em termos matemáticos, eu faria isso, mas digamos que mal consegui passar pelas aulas de matemática para o consumidor (“Fulano foi à loja com um dó­lar.

Os chocolates estavam à venda por 50 centavos cada. Quantos chocolates ele conseguiu comprar?”). Minha média final em álgebra elementar no ensino médio foi de 22, e minha nota no SAT [teste de avaliação de conhecimento para entrar em um curso su­perior nos Estados Unidos] em matemática foi de 0%. Entrei na faculdade sem tomar aulas de matemática.

Em vez disso, fiz aulas de estatís­tica e até me matriculei em análise estatística avançada durante o mestrado. Nunca vou me esquecer da experiência de explicar para meus professores a análise de covariância. Mas se você jogasse um milhão de dólares sobre a mesa agora e dissesse: “Isso é seu se você definir covariância”, eu iria embora como um homem infeliz. Não conseguiria. Matemática ainda não é meu forte, mas sei usar quando preciso.

Tenho cinco filhos, e todos eles apresentam dificuldades em matemática. Mas Lauren batalhou mais do que todos nós, e isso ficou provado. Quando aquele B chegou à nossa casa, eu sabia que era produto de muito trabalho e concen­tração da parte dela, de modo que não pude deixar de dizer: “Bom trabalho!”.

Mas muitíssimos pais dariam uma resposta diferente. “Quê? Um B? Sei que você pode fazer melhor que isso.” Bem, pessoal, um B está acima da média, e para um adolescente com dificuldades em matemática, eu diria que é uma nota ótima e algo a ser comemorado. Então foi exatamente o que fizemos: uma festa cheia de algazarra!

Mais do que isso, porém, eu aprecio o coração de Lauren. Ela se preocupa com as pessoas. É compassiva e prestativa para com aqueles que estão sofrendo. Ela é uma doadora, não uma interesseira.

Agora, que pessoa você preferiria ver caminhando pelo mundo? Um aluno nota A que só se preocupa consigo mesmo, é competitivo e não se importa com as pessoas; ou um estudante mediano que claramente ama os demais e os colo­ca em primeiro lugar? Se você é um empresário, qual deles gostaria de contratar para sua empresa? Qual gostaria de ter como vizinho? Podem abaixar a mão, seria alguém como Lauren em qualquer situação.

Nosso mundo se deixa levar por coisas externas — aparências — sem consi­derar coração e mente. Há atrizes cujos nomes não citarei (por uma questão de gentileza absoluta), que são mulheres muito bonitas, mas que não têm muita coisa ali em cima, e que têm menos ainda em sua vida que possa ser considerado minimamente moral.

Engraçado — em toda a minha prática de psi­cologia, nunca topei com um ser humano perfei­to. Seus adolescentes também não serão perfeitos. Mas se você cultivar o coração deles e encorajar a verdadeira força de caráter, suas palavras irão conduzi-los nas situações em que você não estiver por perto. Se acredita neles, os aceita e destaca o que eles têm de bom, você lhes dá a coragem e o poder para lidar com situações difíceis.

Saiba mais sobre o livro Transforme seu adolescente até sextaclique aqui e leia a sinopse da obra!

Fique por dentro!

Quem é Kevin Leman?

Kevin Leman é um autor e psicólogo internacionalmente reconhecido. Fez pós-graduação e doutorado em Psicologia Clínica na Universidade do Arizona (EUA) e é fundador e presidente de CouplesofPromise, uma organização que tem por objetivo ajudar casais a permanecerem com um relacionamento sólido e feliz.

Suas afiliações profissionais incluem a Associação Americana de Psicologia, a Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão, o Registro Nacional de Provedores de Serviços de Saúde Psicológica e a Sociedade Norte-Americana de Psicologia Adleriana. Uma autoridade quando o assunto é comportamento e família.  

Conhecido por seu bom humor e praticidade, Kevin é autor best-seller do New York Times e já escreveu mais de 30 livros de sucesso sobre temas relacionados à vida conjugal e familiar, paternidade e desenvolvimento pessoal.

Entre eles, figuram as obras: Transforme seu filho até sextaO sexo começa na cozinha e Mais velho, do meio e caçula, publicados no Brasil pela Mundo Cristão. Casado há mais de 44 anos com Sande Leman e pai de 5 filhos, vive em Tucson, Arizona.

Outras obras do autor:

A diferença que a mãe faz

Acabe com o estresse antes que ele acabe com você

Entre lençóis

Direto ao ponto

Meu filho do coração

Transforme a si mesmo até sexta

Transforme seu filho até sexta

Novo casamento… novos filhos

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!