Skip to content Skip to footer

Construa relacionamentos fortes, saudáveis e essenciais para a jornada da vida

Em Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação”, Tiago Abdalla rememora a importância da real conexão entre pessoas e ajuda o leitor a entender o que significa amizade na perspectiva bíblica

O que é a amizade sob a perspectiva bíblica? De que maneira ela nos impulsiona como seguidores de Jesus? O que significa reconhecer que Jesus é nosso amigo? Como espelhar essa amizade divina em um mundo fragmentado, em que as pessoas escondem as reais intenções?

A sociedade do século 21, hiperconectada e não raras vezes apressada e impaciente, sobretudo nos grandes centros urbanos, corre o risco de se perder na indiferença e na impessoalidade, tornando-se uma sociedade de pessoas emocionalmente imaturas e profundamente carentes. No pano de fundo dessa situação está o fato de que não poucas pessoas se sentem sozinhas, por carecerem de bons amigos. Nesse contexto, é importante e salutar relembrar questões essenciais da experiência humana, como a necessidade do relacionamento interpessoal e da construção de amizades significativas.

“Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação”

Para rememorar a importância da real conexão entre pessoas, Tiago Abdalla, mestre em Teologia Bíblica, em Teologia e Exposição do Antigo Testamento e em Ciências da Religião, encoraja o leitor a percorrer uma jornada de amizade, tendo nosso amigo, Jesus Cristo, como inspiração e motivação para estabelecermos relacionamentos fortes, saudáveis e essenciais para a caminhada.

Em Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação, ele nos relembra que fomos projetados para a vida em comunidade, não para o isolamento. Por meio de uma série de reflexões, Tiago nos ajuda a entender melhor o que significa amizade na perspectiva bíblica, encorajando-nos a repercutir o mesmo amor que recebemos de Cristo quando ele se entregou por seus amigos.

Com essa tarefa em mente, o autor revisita referenciais bíblicos, filosóficos, literários e históricos em torno da importância da intencionalidade ao construir e manter amizades leais e frutíferas. A amizade — comenta — focaliza o aperfeiçoamento do caráter e desenvolve o amor sacrificial pelos outros.

“O elemento em comum da amizade cristã é o próprio Cristo e sua entrega em favor

de seus amigos. Esse é o vínculo fundamental que nos permite desenvolver uma amizade forte e profunda com nossos irmãos e irmãs em Cristo, mesmo que não tenhamos nada em comum além da fé no mesmo Salvador”, afirma.

Ao longo da obra, Tiago elucida as marcas da amizade verdadeira, demarca obstáculos que a atrapalham, expõe seus falsos substitutos e nos mostra como trafegar pelos diferentes tipos de relacionamentos: no lar, na família de Deus e com pessoas que não professam a mesma fé.  

Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação é um livro urgente, uma reflexão oportuna para este tempo. A obra faz parte da Coleção Sementes, livros que trazem textos breves e impactantes e que estimulam o leitor e a leitora a refletirem sobre temas necessários para a igreja de Cristo.

A obra já está à venda nas livrarias e nas principais plataformas digitais.

Conheça também:

Uma jornada de descoberta do outro

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!