Skip to content Skip to footer

Copa, momento oportuno para a partilha e a união

Aproveite a ocasião e reúna os amigos para um tempo precioso de comunhão e compartilhamento de valores cristãos

O evento acontece a cada quatro anos. O clima de alegria e expectativa contagia o país e faz com que uma multidão se una em um só coro a favor da seleção.

Nas ruas, crianças, jovens e adultos se juntam para pintar as calçadas e enfeitar o ambiente com bandeirolas coloridas em tons verde e amarelo. Quando o jogo começa, é a vez do silêncio tomar conta.

Todos, atentos aos passos dos jogadores, acompanham cada drible, dividindo a gostosa experiência com os familiares e amigos. Copa do Mundo é assim! É um acontecimento singular.

É o esporte trazendo a oportunidade para que pessoas diferentes compartilhem momentos de descontração, felicidade e união.

Os dias de jogos da seleção nacional, inclusive, podem servir como excelentes ocasiões para a reunir as pessoas em torno de uma reflexão, por exemplo.

Aproveitar essas datas e a folguinha do trabalho para fazer um grupo de estudo em casa, no condomínio ou na igreja, após a partida, pode ser uma chance para que o cristão chame os amigos para um tempo de estudo e, assim, traga à tona lições a partir do que é vivenciado nos estádios.

O jogo em equipe, por exemplo, pode sugerir insights sobre a importância da unidade e da fraternidade; o empenho e a disposição dos atletas podem elucidar verdades sobre a importância do comprometimento e da responsabilidade diante de uma causa; os direcionamentos dos técnicos podem dizer muito sobre liderança e motivação; já o comportamento da torcida pode sugerir aspectos sobre temperança e paciência.

Se pararmos para observar atentamente, é possível extrair bons temas para debates proveitosos, tendo como base as realidades vividas no esporte. O próprio apóstolo Paulo usou o exemplo de um atleta para transmitir lições edificante aos cristãos: “Vocês não sabem que, numa corrida, todos competem, mas apenas um ganha o prêmio? Portanto, corram para vencer. O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos.

Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno. Por isso não corro sem objetivo nem luto como quem dá golpes no ar.

Disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para fazer o que deve, de modo que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado” (1Co 9.24-27).

Em outra ocasião, ele ilustra seu ensinamento utilizando a figura de um corredor esforçando-se para alcançar a sua meta: “ […] esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus (Fp 3.13-14). Sim, há ricas analogias que podemos extrair do esporte!

O que o exemplo dos jogadores em campo sugere para sua edificação?

De que maneira você poderia aprender com os erros e acertos, vitórias e derrotas de cada atleta e de cada equipe em campo?

Como pode extrair dos momentos difíceis, decisivos, tensos e marcantes dos jogos princípios para um comportamento mais resiliente, forte e paciente?

Observe! O resultado desse exercício certamente será enriquecedor!

Aproveite a Copa do Mundo para reunir os amigos e trocar ideias, experiências e pensamentos vivificantes acerca da vida e da fé.

Você se surpreenderá ao perceber que vivenciar a Copa do Mundo extrapola o tempo dos jogos e é uma maravilhosa oportunidade para a partilha de valores cristãos. Vamos lá, junte a turma e aproveite ao máximo esse período especial!

Você também vai gostar de ler!

Editora Mundo Cristão anuncia autobiografia de Paulo Sérgio, ex-jogador corintiano

Conheça:

Transformado para vencer

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!