Skip to content Skip to footer

Cristão homoafetivo? Entrevista exclusiva (Parte 1)

Confira o nosso bate-papo com Lisânias Moura, autor da obra, e conheça mais detalhes do recente lançamento da MC

A Mundo Cristão acaba de lançar Cristão homoafetivo? Um olhar amoroso à luz da Bíblia. Na obra, Lisânias Moura, pastor, bacharel em Ministério Pastoral e Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico da Dallas (EUA), trata da questão da sexualidade e da vida cristã por meio de uma abordagem cheia de graça, mas firme, pautada por meio de sua experiência e compaixão oriunda dos muitos anos dedicados ao ministério.

Com profundidade e honestidade teológica, o autor oferece direção e aconselhamento para quem sofre com sentimentos homoafetivos e traça caminhos para que líderes e familiares lidem de forma apropriada com a questão. 

Em entrevista à equipe da MC, o autor compartilha algumas curiosidades sobre a obra e esclarece informações importantes acerca desse tema que é muitas vezes cercado por polêmicas e tensões.

Na primeira parte de nosso bate-papo, Lisânias Moura fala dos motivos que o levou a escrever o livro e aponta um caminho de esperança para quem lida com questões de homoafetividade. Confira! 

Mundo Cristão: Cristão homoafetivo? Um olhar amoroso à luz da Bíblia – Por que escrever um livro sobre o tema?

Lisânias Moura: A homoafetividade é um dos temas mais velados na igreja. Nem sempre aquele que frequenta a igreja sabe lidar com o tema, ora agride, ora acolhe. Por essa razão, o livro foi escrito numa tentativa de descontrair as pessoas e ajudá-las a encarar o assunto a partir de uma perspectiva bíblica.

A quem ele é destinado?

Principalmente à igreja e a seus frequentadores, bem como a todo aquele que tem sentimentos homoafetivos e não tem medo de enfrentá-los ou de falar sobre o assunto com receio de ser rejeitado.

O que significa ser homoafetivo?

No meu entender, homoafetivo é aquela pessoa que tem sentimentos afetivos ou desejos sexuais para com pessoas do mesmo sexo. 

De que forma aqueles que lidam com sentimentos homoafetivos podem ser beneficiados com a leitura da obra? 

Primeiro, enfrentando seus sentimentos à luz da Bíblia, como explicado no livro. Segundo, entendendo que sua identidade não está na sua sexualidade, mas em Cristo. Em Cristo o indivíduo é aceito e amado e, em Cristo, ele pode ter vitória sobre essa inclinação e viver uma vida satisfeito, a despeito de pressões ou desejos.

E os familiares, pastores e comunidades eclesiásticas… de que forma podem ser direcionados e edificados com a publicação?

Os familiares precisam saber lidar com a falsa culpa e entender como acolher o homoafetivo. Acolher não significa apoiar um comportamento, mas amar o outro como o outro é, sem querer mudá-lo.

A igreja precisa enfrentar o assunto de frente, sem preconceito, e perceber que tanto o homossexual como o heterossexual precisam da graça de Jesus para viverem uma vida santa e que reflete o senhorio dele.  Da mesma forma que a igreja acolhe o heterossexual, o orgulhoso e o adúltero, esperando que eles sejam transformados, ela precisa acolher o homossexual.

O alvo da igreja não pode ser querer transformar o homossexual em heterossexual. O alvo da igreja é levar cada pessoa a viver uma vida que reflete Jesus, inclusive na vivência da sexualidade.

Não perca a continuação de nossa entrevista exclusiva com Lisânias Moura. Nela, o autor fala sobre preconceito, toca na questão da homofobia e deixa um conselho aos leitores. Imperdível!

Leia também:

Igreja que dialoga: caminhos, posturas e dificuldade

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!