Skip to content Skip to footer

MC lança “Cristianismo descomplicado”, novo livro de Augustus Nicodemus

Veja o nosso bate-papo com o autor e confira algumas curiosidades sobre a obra

Em outubro chega às livrarias de todo o Brasil o mais novo livro de Augustus NicodemusCristianismo descomplicado – Questões difíceis da vida cristã de um jeito fácil de entender,lançamento exclusivo da Mundo Cristão. Na obra, o autor coloca um ponto final naquelas dúvidas que dão um nó nos neurônios de muitos cristãos em assuntos relacionados à fé e à doutrina bíblica.

Em poucas palavras, mas com riqueza teológica, ele esclarece temas complicados e oferece uma resposta prática e contundente a diversas questões polêmicas de nossa época. Tópicos como ideologia de gênero, sofrimento, divórcio e novo casamento, submissão feminina, sexualidade sadia, possessão demoníaca, suicídio e muitos outros são abordados com uma linguagem acessível e com profundo senso pastoral.

Em entrevista à MC, Augustus Nicodemus compartilha alguns detalhes sobre o livro, esclarece o que pode tornar o cristianismo complicado e deixa uma mensagem aos nossos leitores. Um conteúdo imperdível. Confira!

Mundo Cristão: Cristianismo descomplicado. Para quem o livro foi escrito?

Augustus Nicodemus: Para pessoas que têm dúvidas sobre o Cristianismo, desde questionamentos sérios sobre a existência de Deus até questões práticas do dia a dia. Portanto, para os interessados e curiosos sobre o Cristianismo e especialmente para os evangélicos ainda procurando respostas para essas e outras indagações.

Qual é o objetivo da obra?

Cristianismo descomplicado é uma compilação de perguntas selecionadas feitas pelos ouvintes do programa de rádio Em Poucas Palavras, e as respostas que eu ofereci a elas. O programa começou numa rádio AM em Goiânia, apresentado por Nátsan Matias, e o formato era de perguntas e respostas, sendo eu o comentarista. Depois, o programa ganhou ouvintes no mundo todo através das redes sociais, especialmente do canal no YouTube.

O livro foi escrito a partir do programa e tem por objetivo oferecer aos leitores as respostas às perguntas feitas pelo povo, pelos ouvintes, pelas pessoas, e não por teólogos ou eruditos. Apesar disso, há perguntas bastante complexas e difíceis – outras até são engraçadas. O que queremos é descomplicar o Cristianismo, isto é, mostrar que questões aparentemente complexas e difíceis sobre o Cristianismo têm respostas simples e lógicas.

O nome da publicação é bastante sugestivo. O cristianismo, de fato, pode se tornar complicado? Em que circunstâncias isso acontece?

Ele se torna complicado quando deixa de ser apresentado e ensinado da forma como aparece na Bíblia, e é misturado com ideias, conceitos, práticas e rituais estranhos ao que Jesus e os apóstolos ensinaram. E é o que está acontecendo em grande parte no Brasil, com o crescimento do movimento neopentecostal e o surgimento de comunidades e igrejas criadas em torno da teologia da prosperidade, batalha espiritual, quebra de maldições, exploração financeira dos fiéis, introdução de práticas judaicas no culto e dezenas de outras coisas estranhas.

Para não falar de ensinamentos errados, doutrinas falsas e conceitos heréticos, que perturbam, confundem e angustiam muitas pessoas que buscam a verdade sinceramente. Para elas, o Cristianismo acaba se tornando algo complicado, que elas não entendem direito.

De que forma o livro foi elaborado? Como se deu a seleção e separação de tópicos trabalhados?

A ideia do livro foi dada por um de nossos ouvintes, Gustavo Carneiro de Mendonça, que se propôs a transcrever todos os programas realizados até então. Um trabalho gigantesco, feito com muito cuidado e dedicação. Nós recebemos centenas de e-mails e mensagens pelas redes sociais contendo perguntas das mais diversas sobre assuntos relacionados com a vida espiritual, moral e religiosa das pessoas.

E também questões sobre pontos interpretativos de passagens difíceis da Bíblia. Resolvemos reunir aquelas perguntas que seriam as mais comuns e cujas respostas ajudariam o maior número de pessoas. Para facilitar, o livro foi organizado por grandes temas e tópicos, incluindo desde questões doutrinárias até aquelas que dizem respeito ao relacionamento das pessoas no dia a dia.

O que os leitores podem esperar do lançamento?

O livro é para ser lido como um todo, mas pode funcionar também como um livro de consultas, um pequeno manual sobre temas difíceis da Bíblia e da vida cristã. Creio que será muito útil.

Qual é o seu sentimento ao ter mais um título sendo publicado pelo selo MC?

Estou bastante animado para ver o livro pronto e sendo distribuído Brasil afora. E também muito grato a Deus pelo privilégio que Nátsan Matias e eu temos de ver nosso trabalho sendo usado numa escala bem mais ampla, através da publicação primorosa feita pela Mundo Cristão.

Uma mensagem final aos leitores.

O objetivo do livro é responder aos questionamentos à luz da Palavra de Deus, e dessa forma encorajar os leitores a buscar nas Escrituras as respostas para as demais indagações que porventura venham a ter. O amor às Escrituras como a revelação final e suprema de Deus é o que desejamos provocar com essa obra.

Leia também:

A loucura do Evangelho e as loucuras dos evangélicos

Conheça:

O que estão fazendo com a Igreja

O ateísmo cristão e outras ameaças à IgrejaP

Polêmicas na Igreja

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!