Skip to content Skip to footer

Cristianismo não é apenas religião, é relacionamento!

Dia 21 foi dia Mundial da Religião, reflita sobre a importância de chamar Deus de Pai

Dentre outras definições, o termo religião pode ser compreendido como culto prestado à divindade; reverência ou um dever sagrado. Ele está diretamente relacionado ao conjunto de crenças que uma pessoa segue e respeita.

O cristianismo, uma das maiores religiões do mundo, se insere nesse contexto. Aqueles que fazem essa declaração de fé creem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador, e têm na Bíblia a sua regra de fé e conduta.

É justamente na Bíblia que Jesus revelou a forma como seus seguidores deveriam se relacionar com Deus — os cristãos deveriam chamá-lo de Pai: “Portanto, orem da seguinte forma: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.9-11). Deus… Pai.

Longe de ser um conjunto de regras frias, o cristianismo é sustentado pela compreensão de que Deus ama seus filhos. Ele habita neles por meio do Espírito Santo, guiando-os em sua boa, perfeita e agradável vontade.

Tal compreensão lança nova luz ao relacionamento com o Criador, o qual é pautado pela alegria de obedecê-lo e de agradar o seu coração. “Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos.

Agora nós o chamamos “Aba, Pai”, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.15-16). Abaé, no português, o mesmo que papai, uma das primeiras palavras que se espera que uma criança fale.

Aliás, é justamente com um coração humilde e dependente, entregue e confiante, como o de uma criança, que devemos nos relacionar com Deus. “Eu lhes digo a verdade: quem não receber o reino de Deus como uma criança de modo algum entrará nele” (Mc 10.15).

Jesus nos ensinou que devemos orar crendo que o Pai é aquele que supre as nossas necessidades e que ele está atento aos anseios de nosso coração.

  “Respondam: Se seu filho lhe pedir pão, você lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!” (Mt 7.9-11).

O cristão não vive sob o peso da tentativa de atrair a atenção de um Deus distante e iracundo. Não! Ele vive sob a graça abundante de um Deus de amor, justo e benevolente.

Dia 21 de janeiro foi Dia Mundial da Religião, dedique um tempo para refletir como está o seu relacionamento com o Criador. Você pratica um cristianismo frio e apático ou vive uma fé vigorosa no Deus grande e poderoso, que o considera como um filho amado?

Você confessa apenas uma série de normas e ou caminha na alegre obediência aos preceitos do Pai que quer o seu bem? Cristianismo não é apenas uma religião, é relacionamento — relacionamento entre Pai e filho. Essa compreensão muda tudo!

*Citações bíblicas da Nova Versão Transformadora (NVT).

Leia também:

Jesus odeia religião?

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!