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Conheça a Cultura Organizacional da MC

Fique por dentro dos princípios que movem nosso time ao ler artigo escrito por Selmi Aquino, Gerente de Cultura e Gestão de Pessoas

A cultura organizacional é a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios e trata seus clientes e funcionários. Ela é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros do time, ou seja, são os princípios que exprimem a própria identidade da organização.

A cultura organizacional da Mundo Cristão é uma cultura de pessoas. Os princípios que a norteiam são: Trabalho com o propósito de honrar a Deus; Ética cristã em todas as operações e práticas; Excelência em produtos e serviços; Satisfação de clientes; Saúde financeira e eficácia na administração; Desenvolvimento integral dos colaboradores e Compartilhamento de conhecimento.

Tal cultura é transmitida aos colaboradores por meio da prática dos valores, na elaboração dos produtos, na realização de eventos internos e externos, nas reuniões estratégicas e gerenciais e na prática relacional.

Na Mundo Cristão,

o colaborador está sempre em primeiro lugar. Por isso, independentemente do cargo que ocupa, suas ideias são sempre ouvidas. A MC reconhece as contribuições e as diferenças individuais, mas, acima de tudo, valoriza o trabalho em equipe, porque tem certeza de que vários talentos juntos podem trazer maior aprendizado e muita satisfação para os clientes.

Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão aqui e são incentivadas e valorizadas constantemente. O desenvolvimento integral é um valor praticado juntamente com a partilha de conhecimento. É com isso em mente que exercemos a gestão de pessoas e o desenvolvimento de talentos.

Ao contratar um novo profissional para entrar para o time,

levamos em conta características como: sintonia com o propósito e a missão da editora, competência técnica específica à função, inovação, flexibilidade, resiliência e habilidade no trabalho em equipe, alta tolerância à pressão e vontade de manter-se em contínuo aprendizado.

Nossa estratégia empresarial envolve o constante engajamento dos colaboradores na manutenção do sistema da qualidade. Cada profissional tem a consciência de sua atuação e do resultado final gerado pela equipe. Todos estão abertos às mudanças para melhoria de processos, para conseguir a inovação e a diminuição de retrabalho.

As ferramentas que utilizamos para manter a alta qualidade em nosso trabalho são variadas, mas a mais utilizada é a análise PDCA.  O PDCA é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:

  • P: do verbo “Plan”, ou planejar.
  • D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
  • C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
  • A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

Com isso,

a Mundo Cristão foi a primeira editora brasileira a receber o selo ISO: 9001:2008, que atesta o seu comprometimento com a qualidade e com a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.

Recentemente, completamos cinco décadas de serviço à nação brasileira e continuamos crescendo em expressividade no mercado livreiro nacional. Creio que os principais ingredientes para esse sucesso foram o trabalho com o intuito de honrar a Deus, a humildade e o serviço aos outros, a busca incessante pela inovação e a manutenção de um alto padrão de excelência.

Temos muitas expectativas no Departamento de Cultura e Gestão da MC para os próximos anos. Queremos manter o bom clima organizacional, ser canal de desenvolvimento dos colaboradores, atrair profissionais competentes para o time, inovar em processos e estar no ranking das melhores empresas para se trabalhar. São esses os objetivos que nos movem e é com esse horizonte que trabalhamos. 

Selmi AquinoCoaching e Gestora de Qualidade e Pessoas

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