Skip to content Skip to footer

Desesperança tem cura

Você está desanimado? Pare por um instante e leia este artigo. Ele pode ajudá-lo!

Por Flavio Valvassoura em O Deus da esperança

Esperança. Amo profundamente esse conceito. Amo tanto que dei a uma igreja que fundei anos atrás, em Campinas, o nome de Comunidade da Esperança. Tenho esse profundo amor porque Deus sempre me ajuda a enxergar dias melhores. Por isso, fico bastante triste quando converso com pessoas que, embora desejem viver dias melhores, aparentam completa desesperança.

Trata-se de uma questão que tende a se agravar. Em seu sermão profético, registrado em Mateus 24, Jesus antecipou que, no fim dos tempos, a desesperança tomará conta do planeta. Não porque a ciência estará em derrocada, a medicina será inútil ou os recursos materiais e tecnológicos faltarão, mas porque a iniquidade se multiplicará e o pecado crescerá. A grande desesperança já é visível, uma vez que o comportamento humano tem se distanciado cada vez mais dos valores de Deus.

Quando a criatura se afasta do Criador, toda esperança se extingue. Em contrapartida, aqueles que perseveram nos fundamentos de uma vida sábia, sustentada pelos princípios do reino dos céus, são guardados pelo Deus da esperança, cujo desejo é que todos se voltem para ele. A casa edificada sobre a rocha resiste a todo vento mau, a toda enxurrada de perversidade que invade esta sociedade espiritualmente decadente. Vejo muita gente entregue à desesperança em meio a situações que parecem apontar para lugar algum. Os tempos são maus, e parece não haver expectativa de dias melhores. As pessoas estão completamente rendidas, entregues aos acontecimentos ruins da vida, afundando-se no mar do desespero. Parece que vivemos no planeta da desesperança.

“A casa edificada sobre a rocha resiste a todo vento mau, a toda enxurrada de perversidade que invade esta sociedade espiritualmente decadente”.

Se você lançar um bote salva-vidas, ficará atônito com a quantidade de pessoas que estenderá a mão na tentativa de sair do oceano de dores e sofrimentos em que se encontra, em busca de um refúgio seguro em meio à tempestade. Vejo pessoas abrindo mão do casamento, da família e até da própria vida — o maior ato de desesperança, quando não se cogita nenhum vislumbre de melhoria. Daí, infelizmente, o crescimento absurdo do índice de suicídios no Brasil, até mesmo entre pastores evangélicos.

Todos experimentam dias sem esperança. Eles são mais frequentes do que cremos merecer e, às vezes, duram mais do que pensamos ser possível suportar. Se esse mal não for combatido, pode deflagrar estados emocionais calamitosos. Um dos problemas mais graves decorrentes da desesperança é a depressão, considerada o “mal do século”. Mais e mais pessoas entregam-se a estados depressivos, confinando-se em quartos escuros, sem forças para alimentar-se, cuidar de si mesmas ou atender a suas responsabilidades diárias.

É comum ver pessoas que se deixam tomar pelo desespero, pela baixa autoestima, pela ausência do prazer de viver. A esperança se esvai do coração aos poucos. Uma a uma, as más notícias, as crises na família e no trabalho, os problemas financeiros vão drenando a energia. O resultado não poderia ser outro. Desesperança.

Muitas vítimas da desesperança acreditam não haver mais chance para elas, que seu casamento não se recuperará, que sua situação no trabalho será um contínuo desastre, que a empresa não terá condições de reerguer-se. Essas pessoas que creem viver circunstâncias extremas e sem saída precisam desesperadamente conhecer o único que pode reverter seu quadro calamitoso: o Deus da esperança.

Se a desesperança começa a bater na porta do seu coração ou se ela já tomou conta da sua vida, saiba que é possível continuar a viver. Eu garanto, com base na Palavra de Deus, que há uma saída. Ainda que lhe pareça ter chegado ao limite, ao mais extremo de suas forças, que não há mais para onde correr, tenha esta certeza: há uma solução. •

Valvassoura, Flavio. O Deus da esperança: motivação e alegria em meio às dificuldades da vida. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2019. Pgs 21-23.

Conheça o livro O Deus da Esperança!

Repleto de verdades edificantes, O Deus da esperança: motivação e alegria em meio às dificuldades da vida, escrito por Flavio Valvassoura, proporciona um verdadeiro banquete de inspiração a quem precisa de ânimo para vencer as lutas do dia a dia. Por meio de uma abordagem altamente prática, ele expõe verdades bíblicas que trazem ao coração do leitor a certeza de que Deus pode ajudá-lo a resolver as situações mais adversas do caminho e a vivenciar o melhor que o Pai tem para cada um de seus filhos amados. Para comprar o seu exemplar em nossa loja virtual, clique aqui.

Conheça também:

Superando limites

Avante!

Meu dia melhor

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!