Skip to content Skip to footer

Em busca da tolerância

Como quatro obras da Mundo Cristão buscaram contribuir com o debate político

Uma das categorias que compõe nosso plano editorial é “Cristianismo & sociedade”, que propõe o diálogo da fé cristã com os principais temas da sociedade brasileira. 

No ano passado, selecionamos algumas obras que viessem a contribuir, em 2018, com a temática das eleições e do ambiente polarizado na sociedade brasileira. E o resultado ficou acima de nossas expectativas. 

O ano começou com Uma fé pública, do croata Miroslav Volf, renomado teólogo pela Universidade de Tübingen (Alemanha) e diretor do Centro de Fé e Cultura, da Universidade de Yale (EUA).

Volf veio ao Brasil em junho, a convite da Catedral Evangélica de São Paulo, e defendeu, sob a perspectiva da tolerância entre as pessoas, a presença cristã no atual cenário, tão conturbado. 

Em abril, Davi Lago resgata, em Brasil polifônico, os marcos civilizatórios da sociedade contemporânea — influenciados pela tradição judaico-cristã e, em especial, pela Reforma Protestante —, visando lembrar a contribuição decisiva dos cristãos evangélicos no avanço da democracia no mundo e, ao mesmo tempo, apontar a incoerência da mensagem cristã quando marcada pela intolerância e pelo obscurantismo.

Davi é um dos jovens mais brilhantes de sua geração e seu mestrado em Teoria do Direito marcou a obra com um embasamento teórico diferenciado. 

Em junho, Antônio Carlos Costa deu início a uma nova trilogia com Azorrague. 

Embora não se trate de uma obra de cunho essencialmente político, ao investigar os conflitos de Cristo com as instituições religiosas de sua época, Antônio leva o leitor a questionar a relação de religiosos de hoje com lideranças políticas de diversos matizes e as implicações presentes e futuras desses envolvimentos.

O autor defende ainda, com sua paixão e ênfase características, a necessidade de Moisés dar lugar a Jesus em muitas igrejas, aposentando definitivamente o legalismo tão combatido por Cristo. 

Se no passado dizia-se que o cristão não se mete em política, hoje nunca se falou tanto dos evangélicos na política.

Para o bem e para o mal. Com um passado irretocável na vida pública, agosto deu lugar a Carlos Alberto Bezerra Jr. com seu Fé cidadã. No livro, que contou com prefácios do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, Bezerra Jr mostra que espiritualidade e política podem caminhar lado a lado, em prol do bem comum. 

Planejadas com o intuito de ajudar a reflexão sobre o momento conturbado que o País vive, essas quatro obras de enorme repercussão na mídia nacional sinalizam a importância da tolerância e do diálogo, marcas do protestantismo histórico e um dos grandes legados de Jesus Cristo. 

O ano de 2019 promete novas publicações alinhadas com as grandes questões da sociedade brasileira.

Renato Fleischner

Gestor de Operações

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!