Skip to content Skip to footer

Entrevista com o Pr. Carlos Alberto Bezerra, autor de “Uma vida com prioridades”

Fundador da Comunidade da Graça fala sobre temas importantes abordados em seu primeiro livro pela MC

Carlos Alberto Bezerra, 71 anos de idade, mais de 50 deles atuando no ministério, é pastor e presidente da Comunidade da Graça, fundada por ele em 1979.

Paranaense da cidade de Mallet é esposo de Suely Bezerra e pai de seis filhos. Formado em Direito, Filosofia, Ciências Contábeis e Teologia, é nome importante dentro do cenário cristão evangélico brasileiro.

Seu ministério tem influenciado igrejas de diversas denominações no Brasil e no exterior.  

Em 2015, a Mundo Cristão lança seu novo livro Uma vida com prioridades – lições que Deus me ensinou, um manual seguro para que o homem moderno não se perca no caos do dia a dia, mas, sim, trafegue com confiança em sua caminhada diária, conhecendo as prioridades estabelecidas por Deus. (Para ler a resenha do livro, clique aqui).  

Em entrevista à Mundo Cristão, ele fala em detalhes sobre a obra e compartilha informações interessantes com os nossos leitores. Confira! 

Mundo Cristão: “Uma vida com prioridades”. De que forma esse livro vem de encontro às necessidades urgentes do homem moderno?

Pr. Carlos Alberto Bezerra: Esse livro vem para tentar lembrar as pessoas que se elas não tiverem desafios prioritários organizados e bem ordenados, se não souberem qual caminho tomar – e como percorrê-lo – para chegar até o seu destino, vão perder muito tempo. 

Na correria da vida, ter prioridades é uma questão de sobrevivência – aquilo que priorizamos é onde investimos nosso tempo, nossa atenção e nossos dons. Por isso, uma vida com prioridades é essencial para experimentarmos o melhor de nossos dias aqui na terra. 

MC: O que o levou a escolher esse tema? Tal escolha é resultado de algum diagnóstico percebido em sua experiência pastoral? 

Pr. Carlos: Esse tem sido o tema fundamental da minha vida. Quando descobri esses princípios e verdades nas Escrituras, entendi que se eu conseguisse priorizá-los e obedecê-los para alcançar a plenitude de Deus, a felicidade e a prosperidade, eu poderia alcançar o sucesso no meu projeto principal de vida – que é o de servir a Deus e fazer discípulos. 

Eu descobri que a vida começa na relação com Deus, e isso vai promover não somente intimidade com Ele, mas a capacidade de praticar os princípios que Ele nos ensina.

Ou seja, uma relação profunda com Deus me leva a valorizar o meu cônjuge, ordenar bem a minha família, ser um bom profissional e ter um ministério que O glorifica. 

Então, o princípio gerador da vida é a comunhão com Deus. É como se fossem várias engrenagens de uma máquina. Se uma engrenagem falha, a máquina toda emperra e acaba trazendo prejuízo.

Na minha vida, logo quando jovem decidi seguir o ministério pastoral e priorizar a Deus e ter um relacionamento com Ele, todas as outras áreas da minha vida foram impactadas e transformadas: tenho minha esposa ao meu lado a mais de 50 anos e toda a minha família seguindo a Jesus e servindo comigo no ministério das formas mais variadas e criativas. 

MC: Estabelecer prioridades é fácil?

Pr. Carlos: Não. É um desafio que tem que se enfrentar a cada dia. É uma prática constante, que exige disciplina e persistência; mas o resultado é eterno que gera uma vida melhor para você e para as pessoas ao seu redor. 

A tendência humana é de nos acomodarmos, é muito fácil perdermos o foco. Mas quando a prioridade fundamental – que é a nossa intimidade e comunhão com Deus – é levada a sério, as demais o Senhor nos ajuda a cumprir. 

A partir do desenvolvimento do relacionamento com Deus, você acaba tendo a sensibilidade e o discernimento em cada momento da sua vida do que você deve priorizar e valorizar mais. 

MC: No livro, o senhor dedica um capítulo para falar sobre “relacionamentos” e o inicia falando sobre a importância de priorizarmos o relacionamento com Deus. De que forma isso afeta toda a dinâmica humana?

Pr. Carlos: A prática dessas prioridades não é mecânica, é o resultado de uma vida. O importante é ter em mente que os princípios de Deus são imutáveis.

Essas cinco prioridades são fundamentais, são princípios básicos e todos estão interligados. Seu trabalho, sua profissão são resultados da sua vida com Deus.

Você será um excelente profissional na medida em que for uma pessoa temente, cheia do Espírito Santo e que prioriza a comunhão com Deus. E assim também nas outras áreas da vida. 

Nós vivemos em relacionamentos todos os dias durante toda a nossa vida, extrair o melhor deles e poder ser a melhor pessoa possível para os que estão ao nosso redor nos ajudará a cumprir com aquilo que Deus nos deixou, compartilhar as boas-novas que temos experimentado. 

MC: “Uma vida com prioridades” também aborda a questão de escolhas e decisões que são prioritárias em uma perspectiva mais ampla, com implicações eternas. O que o senhor falaria para quem está distraído em relação a elas?

Pr. Carlos: A confusão é sinal de que está faltando para nós o conhecimento, que é o resultado do desenvolvimento dessa nossa primeira responsabilidade: a comunhão com Deus. 

O Salmo 90 fala sobre as prioridades. Moisés pede que o Senhor o ajude a viver os seus dias de tal modo que alcance um coração sábio, a fim de que ele possa expressar essa sabedoria ao longo de sua vida na sua relação com Deus e nas suas relações interpessoais.

É o Espírito Santo que vai mostrar a beleza da prática de determinados princípios que as Escrituras deixam para nós, para que conquistemos um bom ordenamento da vida. Isso é um aprendizado, é um desenvolvimento e demanda treinamento, discipulado. 

Decisões boas podem colocar a nossa vida no caminho certo, más decisões podem marcar nossa vida para sempre. O importante é não fugir de tomar decisões. Erramos algumas vezes?

Com certeza, mas sempre temos a possibilidade de voltar atrás, pedir perdão e recomeçar.

Meu conselho é: seja ousado, não tenha medo de tomar decisões – mas sempre pergunte à Deus em primeiro lugar: “Senhor, devo fazer isso?” e com certeza você será bem sucedido. 

MC: Uma mensagem aos leitores.

Pr. Carlos: Se Deus ensinou esses princípios a mim, um homem tão limitado, ao ponto tal de transformar a minha vida, imagine o que Ele pode fazer com você. Vá em frente, leia este livro e saiba que Deus tem o melhor para sua vida! 

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!