Skip to content Skip to footer

Espiritualidade com “os pés no chão”

Em A espiritualidade de Jesus, Tiago Abdalla esclarece que a espiritualidade cristã diz respeito à qualidade de nosso relacionamento com Deus e à aplicação daquilo em que cremos e confessamos a nossa vida diária

A palavra “espiritualidade” caiu no gosto de coaches, gestores, artistas. Todos têm buscado a própria maneira de definir o que é espiritualidade. Há quem defenda a “espiritualidade dissociada de religião” e até a “espiritualidade sem Deus”. Fala-se de “espiritualidade no mundo corporativo”, de “sustentabilidade e espiritualidade”, do “poder da espiritualidade na hora da morte” e da “espiritualidade da ‘Nova Era’”. Mas qual é o sentido básico de espiritualidade? E qual é a sua importância para aqueles que são seguidores de Jesus Cristo?

Para responder a tais questões, Tiago Abdalla escreveu o livro A espiritualidade de Jesus, novidade do selo Curadoria Sementes, coleção de obras breves e relevantes que inspirem a vida cristã e suscitem reflexões para a igreja brasileira. Abdalla mostra que, antes de ser algo adaptável ao gosto individual, a espiritualidade cristã trata do relacionamento concreto entre Deus, o Criador, e o ser humano, a criatura. A verdadeira espiritualidade, portanto, resulta em uma vida de serviço e amor ao próximo, tendo Jesus como referência definitiva.

Com essa perspectiva, Abdalla convida o leitor a percorrer textos-chave do Evangelho de Marcos, para observar cada movimento de Jesus e crescer em uma experiência cristã cada vez mais profunda e real. Por meio de cuidadosa exposição e aplicação de princípios bíblicos no dia a dia — características que tornam o texto fácil de ler, entender e praticar —, o leitor entenderá que, longe de ser um conceito obscuro, esotérico e distanciado da realidade, a espiritualidade cristã consiste em um conjunto de hábitos que se conjugam no cotidiano e tem seu fundamento no conhecimento da Palavra e na comunhão com Deus.

“A espiritualidade cristã diz respeito à qualidade de nosso relacionamento com Deus e à aplicação a nossa vida diária daquilo em que cremos e que confessamos”, afirma o autor. “Sua importância está na busca por aprofundar o relacionamento com o Criador e Redentor de nossa vida.”

“O cristianismo não se resume a um conjunto de ideias, mas envolve a experiência prática da revelação de Deus de um modo que cresçamos na comunhão com ele e no desfrute de sua presença.”

Tiago Abdalla

A espiritualidade de Jesus toca em temas necessários para quem deseja crescer na graça e no conhecimento de Deus, com fé fortalecida e bem alicerçada, para caminhar em amor, integridade, serviço e ousadia, sendo sal da terra e luz do mundo, vivendo e anunciando verdadeiramente as boas-novas.

Dentre diversos assuntos vitais da espiritualidade cristã, Tiago aborda os limites entre a religiosidade cega e a espiritualidade verdadeira; a importância do discipulado, do serviço e da oração; a relação entre devoção, estilo de vida e prioridades; ministério, comportamento e engajamento na proclamação da Palavra. Além disso, compartilha reflexões sobre diferentes conjunturas da experiência humana e de como o cristão deve lidar com elas por meio da fé bíblica.

“Minha oração é que você não apenas defina ‘espiritualidade’, mas a pratique usando como modelo nosso Senhor Jesus. […] Não queremos apenas dizer: “Senhor! Senhor!” (Mt 7.22), mas também praticar as palavras de Jesus, como o homem que “constrói sua casa sobre rocha firme (Mt 7.24)”.

Tiago Abdalla

Líderes cristãos comentam o lançamento de A espiritualidade de Jesus

“O cristianismo é simples, mas não superficial. A fé cristã é clara, mas não trivial. Por isso, tratar sobre a espiritualidade cristã é um desafio que precisa refletir a verdade revelada na Palavra de Deus, comunicando-a com clareza ao público de hoje. Meu amigo Tiago Abdalla é bem-sucedido nesse intento. Com base em passagens-chave do Evangelho de Marcos, Tiago expõe a profunda simplicidade da verdade bíblica em seu propósito de nos ensinar, repreender, corrigir e educar. Uma leitura que nos encoraja na rota de uma espiritualidade verdadeira e prática.”

Alexandre “Sacha” Mendes, pastor na Igreja Batista Maranata, em São José dos Campos (SP)

“Seguindo de perto os passos de Jesus no Evangelho de Marcos, Tiago Abdalla demonstra, com clareza e precisão, que a ‘espiritualidade cristã’, longe de ser um conceito obscuro e quase esotérico, consiste, na verdade, em um conjunto de hábitos e práticas bíblicas fundamentais para um relacionamento autêntico com Deus. Um dos maiores méritos de Abdalla é a maneira como ele conduz o leitor a aplicar os vários aspectos da espiritualidade de Jesus às mais variadas situações do dia a dia, em uma espiritualidade do ordinário, ‘pé no chão’.”

Diego Dy Carlos Araújo, professor pesquisador na área de Estudos Bíblicos no Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil (SETECEB)

“O Evangelho de Marcos tem sido meu companheiro de vida e ministério há muitos anos. É um texto que me encanta em sua brilhante simplicidade, algo que Tiago Abdalla capturou muito bem neste seu livro. Em uma abordagem simples, o autor apresenta a beleza de temas importantes desse Evangelho, a partir de uma perspectiva devocional e contemporânea. Fará seus leitores pausar para refletir sobre o verdadeiro significado da espiritualidade segundo Cristo.”

Marcelo Berti, pastor na Igreja Fonte São Paulo

“Esta obra nos convida a um processo contínuo de transformação, no contexto do discipulado cristão. O autor propõe um caminhar que resulte na plena integração de todo o nosso ser tendo como base um relacionamento de intimidade com o Senhor Jesus. Visto por fora, o tamanho do livro não assusta; conhecido por dentro, página por página, sua proposta surpreende. Leitura essencial e oportuna. Uma bênção em forma de livro.”

Ziel Machado, vice-reitor do Seminário Servo de Cristo, em São Paulo

Nas palavras do autor:

“Não queremos ser apenas ouvintes da Palavra, mas praticantes efetivos dela (Tg 1.21-25). E se desejamos ter um quadro concreto e perfeito do que significa a prática da espiritualidade bíblica e autêntica, ninguém melhor do que o próprio Cristo para nos mostrar isso.”

A espiritualidade de Jesus o direcionava aos outros, era uma espiritualidade com ‘os pés no chão’. Ela abrangia todas as esferas de sua vida e estava ligada a Deus e aos indivíduos de carne e osso a quem ministrava. Por isso, convido-o a ler com atenção o Evangelho de Marcos e a crescer na compreensão do que significa uma espiritualidade cristã autêntica.”

A espiritualidade de Jesus é lançamento da Curadoria Sementes, livros com formato menor e leituras breves que inspiram a vida cristã.

Deseja comprar um exemplar?

Clique aqui e adquira o livro impresso.

Prefere e-book, clique aqui.

Saiba mais!

Tiago Abdalla T. Neto é mestre em Teologia Bíblica pelo Seminário Teológico Servo de Cristo, em Teologia e Exposição do Antigo Testamento pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, e em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Participou do Comitê de Tradução da Nova Versão Transformadora (NVT) e do Comitê de Revisão da Nova Versão Internacional (NVI). É missionário e professor das áreas de Estudos Bíblicos e Hermenêutica no Instituto Missionário Palavra da Vida e professor da área de Teologia do Antigo Testamento na Escola Teológica Charles Spurgeon. Casado com Fabiana, com quem tem duas filhas, Katharina e Beatriz.

Conheça também este livro de Tiago Abdalla: Amizade: Cultivando o companheirismo em nossa peregrinação

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!