Skip to content Skip to footer

Estratégias para vencer o desânimo

Se você se sente abatido, leia por um instante algumas palavras encorajadoras

Às vezes ele começa de mansinho, como um abatimento sorrateiro e uma falta de energia que nos atrapalha e incomoda. Outras, ele vem como uma avalanche, jogando-nos ao chão, tirando de nós toda força e disposição para realizar as tarefas mais elementares do dia a dia.

Se hoje você está passando por um período de desânimo em sua jornada, não se desespere. Acredite que há saída sim e que Deus conhece o seu caso e pode ajudá-lo.

Ele sabe como acabar com esse mal. Por isso, ore confiantemente, pedindo ao Pai Celestial novo vigor para executar as atividades diárias. Dê também os seguintes passos:

Identifique a causa do desânimo

Busque entender a razão de você estar assim.

  • É por causa de uma dificuldade no trabalho?
  • É em consequência de uma desilusão?
  • É por medo de um grande desafio?
  • É por problemas de saúde?

Pense a respeito e identifique a raiz de seu esmorecimento. Isso ajudará você a estabelecer estratégias para solucionar o problema de forma efetiva. Além disso, poderá fazer com que perceba que o problema não é tão grande assim e que, com atitudes corretas, ele pode ser vencido.

Converse com alguém

Isolar-se não lhe fará bem, pois quanto mais afastado e solitário, sua tendência será ficar ainda mais deprimido.

Levante-se da cama, tome um bom banho, vá até a casa de um amigo ou parente, à igreja ou ao shopping, e passe boas horas na companhia de quem você gosta. Encontre uma pessoa de confiança, pode ser seu cônjuge, filho ou um amigo, e desabafe.

Isso ajudará a aliviar as suas emoções, tornando a carga mais leve. Pode ser que a outra pessoa, vendo de fora, tenha a palavra certa e a solução ideal para a sua situação.    

Alimente-se com conteúdo inspirador 

Ficar ligado em más notícias e em entretenimentos vazios não o ajudarão a vencer o desânimo. Aliás, muitas pessoas estão desanimadas porque se deixam abater pela enxurrada de tragédias que lotam as manchetes dos jornais ou porque vivem se comparando com os outros nas redes sociais.

Faça o contrário! Leia um bom livro, ouça boa música — e, se possível, dance! —, escute bons sermões, edifique-se com a Palavra de Deus. Invista seu tempo naquilo que pode inspirá-lo e enchê-lo de motivação.

Saia da inércia

Rompa com tudo aquilo que prende você ao estado de abatimento, mude a sua rotina, faça algo novo!

Talvez este seja o momento propício para iniciar um novo projeto, um curso que você sempre sonhou, uma nova e estimulante atividade de que gosta. Avalie seu cronograma atentamente e estude o que pode ser mudado, a fim de acrescentar novidade e dar novo sabor ao seu cotidiano.

Se necessário, busque ajuda médica especializada 

Desânimo prolongado pode ser sinal de que você precisa do apoio de um profissional para lidar com isso. Se perceber que não está conseguindo vencer a situação sozinho, não tenha receio de buscar ajuda.

Lembre-se: o desânimo não é o ponto-final. Você pode superar essa fase!

Em todos os momentos, conte com a poderosa mão de Deus para auxiliá-lo. Dê os passos que indicamos acima e continue prosseguindo com fé, coragem e determinação. Seja forte. Não entregue os pontos. O melhor ainda está por vir! 

Leia também:

Reflexões para animar o coração entristecido

Conheça:

Superando limites

Avante!

Minha história de perdão e cura

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!