Skip to content Skip to footer

“Exclusão e abraço”, um clássico de Miroslav Volf, agora em português!

Novidade chega às livrarias e plataformas digitais a partir de março

Chega ao Brasil: Exclusão e abraço: Uma reflexão teológica sobre identidade, alteridade e reconciliação, livro escrito por Miroslav Volf, renomado teólogo croata, atualmente diretor do Centro de Fé e Cultura da Universidade de Yale (EUA). Na obra, tendo como pano de fundo a metáfora do Novo Testamento da salvação como reconciliação, Volf propõe a ideia do abraço como uma resposta teológica ao problema da exclusão e das mazelas sociais de nosso tempo.

Desde sua primeira edição lançada na década de 1990, Exclusão e abraço é considerado referência entre as obras teológicas que abordam pautas sociais imprescindíveis para a sociedade e a igreja. No livro, Volf analisa importantes tensões de cunho cultural, étnico e racial das últimas décadas e traz ao leitor uma nova edição atualizada, convidando-o a refletir e a agir conscientemente diante dos conflitos interétnicos e internacionais que tem acontecido no mundo.

“Mesclando testemunho pessoal, paixão moral e erudição teológica com seu estilo inovador e claro, Volf demostra as múltiplas formas com as quais a exclusão do “outro” perpetua um terrível ciclo de violência. Ele descobre esperança no abraço curativo do servo sofredor, que é Jesus.”

Luke Timothy Johnson, professor emérito “Robert W. Woodruff” do Novo Testamento e de origens cristãs, na Candler School of Theology da Universidade Emory, Atlanta, GA

Dar o primeiro passo em direção ao outro

Existe alguma esperança de abraçar nossos inimigos? De abrir a porta para a reconciliação? De que forma a comunidade cristã pode realmente fazer diferença no mundo e acabar com o ciclo de ódio e violência que só gera dor?

É com esse pano de fundo que Volf defende a ideia de que a comunidade cristã deve encontrar caminhos para que, de fato, o bem comum seja uma realidade. À luz disso, conforme aponta, os cristãos devem aprender que a salvação não vem apenas quando nos reconciliamos com Deus e “aprendemos a viver uns com os outros”, mas também quando combatemos a irracionalidade que perpetra violência, quando damos o passo em direção ao próximo, dispondo-nos a envolvê-lo no mesmo abraço com que fomos envolvidos, ainda que ele ou ela não compartilhe nossas convicções.  

Com fina argumentação e texto envolvente, Volf põe em xeque a abordagem ingênua e simplista em torno das divisões raciais e das mazelas globais e oferece aos leitores uma injeção de ânimo para serem arautos e verdadeiramente praticantes do evangelho. Leitura desafiadora, inquietante e imprescindível, Exclusão e abraço é altamente indicado a todo cristão que deseja fazer diferença e ser verdadeiramente sal e luz do mundo. “Eu escrevi o livro para mim mesmo — e para todos aqueles que, num mundo de injustiça, mentira e violência, fizeram sua a história do evangelho e, portanto, não desejam nem relegar as exigências do Crucificado às tenebrosas regiões da irracionalidade nem abandonar a luta pela justiça, a verdade e a paz”. •

Clique aqui e adquira já o seu exemplar!

Conheça também Uma fé pública, também escrito por Miroslav Volf!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!