Skip to content Skip to footer

Extremismo e perseguição religiosa no Egito

Ataques terroristas do Estado Islâmico somam dezenas de cristãos mortos. Saiba mais e ore a respeito

A realidade é dura para os cristãos que vivem no Egito. O país tem sido protagonista de uma intensa perseguição religiosa perpetrada por militantes do Estado Islâmico. A situação por lá se torna ainda mais delicada devido à falta de assistência eficaz das autoridades.

Em maio, um ataque brutal contra dois ônibus e uma caminhonete que transportavam peregrinos para um mosteiro somou 29 vítimas fatais e dezenas de feridos, entre eles um grande número de crianças. No Domingo de Ramos, que aconteceu no dia 9 de abril, explosões em duas igrejas, uma em Tanta e outra em Alexandria, deixaram mais de 40 mortos e cerca de 100 feridos. Os atos de violência provocaram grande comoção mundial.

No último dia 24 de junho,

sábado, a agência de notícias France-Presse divulgou que a polícia do Egito impediu um atentado contra uma igreja na cidade de Alexandria, depois de deter seis terroristas, dentre os quais dois possíveis suicidas. Segundo comunicado do Ministério do Interior do Egito, um dos homens iria se explodir dentro da igreja e outro no momento em que a polícia chegasse ao local. 

Atualmente, cerca de 9 milhões de cristãos vivem no Egito, o que representa aproximadamente 10% da população. Muitos deles são da Igreja Copta — o maior corpo de cristãos no Oriente Médio. O país figura no 21º lugar na lista Mundial da Perseguição, ranking divulgado pela Portas Abertas, organização internacional que tem por objetivo servir a Igreja Perseguida em todo o mundo.

Ore:

Diante dos fatos, convidamos você a dedicar um momento de oração a favor das vítimas da violência e da perseguição religiosa em solo egípcio. Clame a Deus para que um novo vento de esperança sopre para as comunidades que sofrem diante da falta de segurança e estabilidade. Interceda para que aqueles que tiveram pais e parentes mortos em atentados encontrem forças para prosseguir, e que o governo local estabeleça medidas justas e eficazes para garantir segurança à população, o direito de expressão e a liberdade de culto.    

Leia também:

Ajude os cristãos na Síria e no Iraque

Pesquisa revela aumento da perseguição aos cristãos em vários países

Conheça:

Ore pelas nações – Um guia completo de missões e intercessão pelo mundo

Perseguidos – O ataque global aos cristãos

O livro dos mártires

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!