Skip to content Skip to footer

Kevin Leman, uma biografia recheada de humor e lições inspiradoras

De menino travesso a psicólogo best-seller. Conheça mais a história dessa curiosa e divertida personalidade

Assim diz Kevin Leman acerca das conquistas de sua vida “Tudo começou porque alguém acreditou em mim”.

Se você já leu algum livro de Kevin, certamente se divertiu, riu bastante, aprendeu e desenvolveu habilidades para lidar com os filhos, cônjuges ou enfrentar seus próprios dilemas.

Quem vê o psicólogo internacionalmente reconhecido, autor best-seller do New York Times, especialista em assuntos relacionados à vida conjugal e familiar, paternidade e desenvolvimento pessoal, talvez não imagine que ele tenha sido uma criança extremamente travessa, um jovem com dificuldades na vida escolar e alguém que muitas pessoas não conferiam esperanças de um futuro promissor.

Caçula entre três filhos, Kevin descobriu logo cedo seu talento para o humor. Por não se sentir à altura dos irmãos, Sally e Jack , que em sua opinião eram perfeitos, o pequeno encontrou na habilidade de fazer as pessoas rirem uma forma de marcar presença no mundo e de chamar a atenção para si: A única forma de ganhar notoriedade era sendo um exibicionista”, dizDessa forma, era um mestre da criação de problemas na sala de aula.

Em seu livro Transforme a si mesmo até sexta, relembra que, em razão de suas travessuras, uma professora não só desistiu de dar aulas onde estudava, mas também desistiu da carreira docente como um todo. Sua mãe, pelo que lhe parece, passava mais tempo na escola do que ele, tentando tirá-lo dos problemas que criava.

Novo começo

Ainda adolescente, uma pessoa desempenhou papel importante para uma mudança radical em sua vida, Miss Wilson, sua “grisalha professora de Matemática”, que o reconheceu como alguém sociável e viu que seus poderes criativos de persuasão poderiam ser dedicados para fins mais nobres. Ela foi sua tutora no último ano do ensino médio.

Naquele semestre, o jovem travesso foi reprovado em apenas uma matéria – um recorde! Ele aponta que Miss Wilson está entre as cinco pessoas que realmente importaram em seu passado e que, se não fosse por ela, talvez, estaríamos lendo a seu respeito na seção policial do jornal.  

Dali a um tempo, conseguiu ingressar na faculdade, mas, em razão de seu senso de humor, foi expulso após uma brincadeira que o reitor “levou um pouco a sério demais”.

Aos dezenove anos, em pleno contexto norte-americano, tinha uma expulsão universitária e pouca esperança de futuro.

Um encontro transformador

Depois desse conturbado evento, conseguiu emprego como faxineiro num centro médico. 

Enquanto estava lá, Sande, uma linda jovem, viu nele alguém – “não só um faxineiro”, como diz. Ela concordou em sair para um encontro, mesmo para dividir um cheeseburger de vinte centavos. Mais tarde, se casaram.

Sande, que se tornou sua inspiração, lhe influenciava positivamente, lhe motivava e o animava a buscar o melhor.

Em virtude disso, ele se recusou a ceder a seus velhos padrões de fracasso, trabalhou com mais resolução e estudou por mais tempo.

Kevin passou a ter apenas notas A em seu boletim, o que o qualificou para a lista do reitor – uma honraria concedida aos alunos que têm os melhores resultados; recebeu, também, uma bolsa de estudos e tornou-se membro da Psy Chi, uma sociedade nacional de honra para estudantes de psicologia.

Logo, entrou para o programa de mestrado com relativa facilidade e prosseguiu até o grau de doutor.

Hoje, Kevin Leman é um profissional de renome internacional. Fundador e presidente de Couples of Promise, uma organização que tem por objetivo ajudar casais a permanecerem com um relacionamento sólido e feliz, é também afiliado a importantes instituições americanas.

Já escreveu mais de 30 livros de sucesso, entre eles: Transforme seu filho até sextaO sexo começa na cozinha e Mais velho, do meio e caçula, publicados no Brasil pela Mundo Cristão.

Ele e Sande permanecem em um casamento saudável há mais de 44 anos e possuem cinco filhos.

Gostou de saber mais sobre o autor? Então, continue navegando!

Clique aqui e conheça os livros de Kevin Leman lançados no Brasil pela Mundo Cristão!

Leia também:

Sérgio Queiroz, o perfil de um ministério impactante

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!