Skip to content Skip to footer

Um livro para quem deseja lidar eficazmente com o problema das drogas

“Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências”, lançamento da MC

 Você sofre por ser usuário de drogas?

Possui algum parente ou amigo que está preso nas amarras do vício?

Gostaria de saber como agir diante dessa situação?

Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências” pode ajudá-lo!

Livre! foi escrito, com informação e compaixão, para dependentes de drogas lícitas e ilícitas, seus amigos e parentes, e quem deseja conhecer mais a respeito do grande drama global que envolve a dependência química.

Com formação acadêmica qualificada, somada à longa experiência prática, Saulo Ribeiro lança mão de dados científicos e estatísticos que não só conferem rigor técnico ao texto, mas profundo viés humanitário, traduzido em casos reais que dão esperança para quem não vê mais saída.

Saulo é historiador, especialista em Saúde Mental, mestre e doutorando em Ciência das Religiões e Teologia pela Universidade Federal da Paraíba. Pastor de jovens casais e da área social da Igreja Batista Cidade Viva, em João Pessoa (PB), coordena a área de Prevenção e Tratamento de Adicções da Fundação Cidade Viva.

Em entrevista à MC, o autor revela detalhes do lançamento, fala sobre superação, fé e esperança e dá direção a quem se vê em meio ao sofrimento causado pela dependência química. Ao final do bate-papo, ele deixa uma mensagem aos leitores e compartilha uma estratégia eficaz para quem está em meio à luta. Um conteúdo imperdível. Confira!  

Mundo Cristão: Livre! O que o dependente e sua família precisam saber para vencer o vício e suas consequências.  O que o motivou a escrever a obra?

Saulo Ribeiro: No livro, eu explico um pouco minha trajetória no acompanhamento de dependentes e codependentes (pessoas próximas dos afetados pelas drogas).

Algumas problemáticas advindas da falta de informações por parte das pessoas que sofrem com o problema do vício e das drogas me levaram a escrever o material.

Tais problemas giram em torno, principalmente, do modo como as pessoas próximas ao usuário de substâncias psicoativas lidam com a situação, visto que, geralmente, acontecem extremos: ou há uma vitimização exacerbada, inserindo o usuário em um lugar passivo e digno de pena; ou, então, há uma marginalização total, não abrindo oportunidade para possibilidades de recomeços.

Além disso, há também muita fragilidade no que concerne à reabilitação do usuário, somado às informações enviesadas da mídia quanto às políticas sobre abuso de drogas no Brasil.

Por que abordar o assunto das drogas, do vício e da superação é importante?

A informação traz não apenas esperança, mas novas atitudes que geram novos resultados. Tais resultados respondem à esperança, a fim de que ela saia do campo da contemplação do que se deseja para a observação do que se colhe após a aplicação do conteúdo recebido.

Usuários precisam entender que suas ações trazem danos; familiares e demais codependentes precisam entender que eles mesmos também precisam de tratamento e que, tendo atitudes assertivas, podem ser agentes extremamente eficazes na reabilitação do usuário.

Isso trará resultados não apenas para a própria família, mas para dezenas de pessoas que fazem parte do círculo de convívio de quem sofre com o vício.

De que forma o livro foi concebido?

O livro tem a intenção de trazer informações científicas e relatos de casos que acompanhamos na Fundação Cidade Viva, em João Pessoa (PB). 

Nesses relatos, observamos de perto a realidade de usuários de substâncias diversas, abordando, inclusive, questões sobre a vivência dos familiares e demais codependentes, que geralmente são os que recebem a maior carga de incertezas, justamente pela ausência de informações sobre o que a droga, de fato, ocasiona na vida de quem a usa e na vida dos que estão próximos.

Em cada capítulo, escolhi uma substância comum aos que convivem com o problema. Assim, o livro traz informações técnicas, mas com uma linguagem acessível. Livre! traz a possibilidade de aprendizado por meio de cada história contada.

Além disso, busquei equilibrar ao máximo as realidades que circundam o universo da dependência química com a esperança que todos podem encontrar, mesmo em meio ao sofrimento causado pelo vício.

Quais tipos de vício a obra aborda?

O livro tem como objetivo trazer o máximo de informações sobre o que de fato interessa. Digo isso porque notícias sobre novas drogas surgem a todo instante.

Por isso, uma questão permeou a concepção do texto: “O que de fato o leitor desse tipo de material quer saber?”

Tendo essa preocupação, selecionei os tipos de dependência que mais fazem com que pessoas procurem ajuda. Dessa forma, trabalhei o uso das principais substâncias: álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas (como LSD e ecstasy).

Além disso, fiz um panorama dos principais motivos que levam pessoas a se tornarem dependentes, e o que fazer para ajudar os que sofrem com os males da dependência química.

É possível um dependente ser livre das drogas?

Com certeza! No livro eu trago exemplos reais de pessoas e famílias que investiram da forma certa em tratamentos eficazes. Por outro lado, abordo também a realidade dos que agem de forma errada e as consequências infelizes de atuar no problema de forma equivocada.

Entre as possibilidades diversas, mostro que a ciência e a espiritualidade podem ser aliadas extremamente eficazes na luta contra as drogas.

Que palavra daria àqueles que se veem presos pelas correntes do vício e desejam vencer a dependência?

Em primeiro lugar, reconheça que você tem um problema que não é simples de resolver e que, se você viver em negação, o problema só se agravará.

Em segundo lugar, reconheça que não deve se achar um super-herói para resolvê-lo sozinho, tenha humildade para receber ajuda.

Em terceiro, tenha consciência de que o seu problema atinge outras pessoas e que é necessário ter paciência e estratégias corretas para se livrar totalmente.

Em quarto, da mesma forma que existem diversos relatos de pessoas que não conseguiram se reabilitar (geralmente, por usarem estratégias erradas), existem também incontáveis casos de restauração total — o seu caso tem toda chance de estar dentro desse número!

Por fim, saiba que a ciência auxilia muito nas possibilidades de restauração, mas existe um Deus diante de quem a ciência se curva, e colocar-se submisso à vontade dele na sua vida será um salto gigantesco rumo à libertação total.

E qual conselho daria para familiares e amigos que já perderam a esperança e se veem desiludidos em relação à recuperação do dependente?

Acima de tudo, entenda que o seu parente ou próximo tem um sério problema e que, se você tomar o problema totalmente para você, isso só vai se agravar.

Digo isso porque, como falei na primeira resposta, o codependente tem a tendência de andar em extremos: por um lado, ele pode ter a tendência a vitimizar o parente dependente, querendo que ele não receba nenhuma consequência pelos seus atos; por outro, ele pode querer agir como um juiz que só aponta o dedo, acusa, condena, mas não se coloca como um auxiliar no processo de restauração.

O dependente tem um problema, esse problema provavelmente foi gerado por atitudes erradas dele; ele e os seus próximos estão sofrendo consequências disso e é necessário ser muito racional para agir como ajudador, não como pedra de tropeço. Saiba que há sim muita esperança para o problema que está em seu círculo, basta estar disposto a agir mais racionalmente que levado pelas emoções que o vício promove.

De que maneira o livro pode ser relevante para líderes de ministério e pessoas envolvidas na recuperação de dependentes?

Logo no início do livro, eu conto a dificuldade que as igrejas têm em saber como atuar na problemática da dependência, pois nesse meio há muita “espiritualização” do problema, de modo que os ministérios de igrejas têm excelentes ferramentas de restauração, mas poucos sabem como usá-las.

Eu busquei trazer respostas às perguntas que muitos líderes de igrejas me fizeram e ainda fazem; a maioria nem é complexa.

Se as respostas forem bem aplicadas, podem trazer excelentes resultados não apenas para os que chegam à igreja em busca de ajuda, mas para todo o corpo de Cristo que busca se envolver na causa da luta pela reabilitação.

O que os leitores podem esperar da obra?

O livro alia informações técnicas, histórias reais de casos de sucesso e de fracasso que são resultados de estratégicas aplicadas correta ou erroneamente.

Traz também as principais perguntas feitas sobre cada dependência e uma linguagem simples. 

Livre! é um livro que traz esperança para quem sofre de perto os males dos vícios, um dos maiores problemas sociais de nossa nação. Além disso, em toda a obra, o leitor perceberá o quanto o fator Deus pode ser primordial na restauração do adicto e de sua família.

Uma mensagem final.

Estou certo de que existe alguém que você conhece que tem alguma relação com a problemática das drogas e do vício.

Isso ocorre porque o abuso de substâncias psicoativas é uma realidade incontestável em nosso país. De todo modo, se você não é um dependente, você não é em nada superior a ele. Se você é um codependente, existem meios para você lidar com esse problema de forma apropriada e que podem levá-lo a colher bons resultados.

Se você é um dependente, saiba que existe muita esperança para o seu problema. Existem métodos bem eficazes que a ciência disponibiliza. Saiba, também, que há alguém capaz de arrancá-lo de qualquer dependência: Deus.

Talvez, para você, a melhor estratégia seja aliar a ciência ao Deus que criou a ciência e a quem ela se submete. Deus é capaz de restaurar qualquer criatura disposta a mudar de vida. Tenha esperança nisso, mas se prepare para lutar contra si mesmo, você não está só! 

Conheça também:

Superando limites

Avante!

Lute

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!