Skip to content Skip to footer

MC entrevista Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela organização e prepare-se para o Encontro Sepal 2019, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio, em Águas de Lindóia (SP)

O Encontro Sepal 2019 está chegando! Com o tema “Espiritualidade Bíblica para uma Igreja Transformadora”, o evento acontece entre os dias 6 e 10 de maio, em Águas de Lindóia (SP), e contará com renomados preletores nacionais e internacionais, entre eles vários autores da Mundo Cristão.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre a programação da conferência.

Para que você conheça o trabalho desenvolvido pela organização e se prepare para esses dias de reflexão, partilha, crescimento e comunhão, conversamos com Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal.

No bate-papo, ele compartilha informações sobre a atuação da Sepal no Brasil, traz à tona questões importantes no que se refere à capacitação de pastores e líderes e dá insights sobre a reflexão proposta pelo 46º Encontro Sepal. Confira!

Mundo Cristão: O que é a Sepal? Quais trabalhos a organização realiza?

Marcos Prudencio: A Sepal é uma organização missionária internacional que atua como missão enviadora e está empenhada em causar impacto em líderes e igrejas.

Nosso objetivo é capacitá-los, encorajá-los e desafiá-los para que possam desenvolver ministérios saudáveis.

Fornecemos ferramentas ministeriais e assessoria em áreas como: desenvolvimento de líderes, mentoreamento, aconselhamento, pesquisas, missões transculturais, discipulado, estratégias de evangelização, planejamento estratégico, ministério com crianças, jovens e família, missão integral e pastoreio de pastores.

A Sepal realiza encontros regionais e seminários, promove desenvolvimento e atualização de líderes, distribui informações digitais e impressos e trabalha em parceria, oferecendo capacitação e acompanhamento para pastores, missionários e líderes cristãos. 

Para conhecer a história da Sepal, clique aqui.

Em quais regiões atua?  

A Sepal trabalha em todas as regiões do país através de equipes de ministérios que mobilizam e capacitam igrejas e missionários de todas as denominações.

Atua através de equipes transculturais em países nas Américas, na África, Europa e Ásia.

Os objetivos da atuação da Sepal são baseados em duas verdades básicas relacionadas à missão da igreja para com o mundo.

Primeiro, a igreja de Jesus Cristo é o instrumento de Deus para alcançar Seu propósito de evangelização do mundo (At 1.8).

Segundo, Deus deu dons espirituais à igreja, para ajudar na capacitação dos cristãos para o cumprimento desse propósito (Ef 4.11-12).

Quantas pessoas fazem parte do time? Qual é o perfil dos colaboradores?

A Sepal tem aproximadamente 120 pessoas em seu time, entre missionários associados e colaboradores especialistas em atividades múltiplas.

Os missionários trabalham com projetos para servir às igrejas em diversas áreas, tais como: pastoreio de pastores, capacitação de líderes, mobilização missionária, comunicação, consultoria, pesquisa, plantação e revitalização de igrejas, família e nova geração.

Na organização também atuam parceiros/colaboradores nas áreas de administração, finanças, marketing e comunicação.

Nossa equipe está comprometida em atuar com base nas verdades bíblicas e doutrinas cristãs em todas as suas atividades, sempre em um ambiente de apoio mútuo e comunhão, zelando pela integridade nas atitudes e no testemunho. Nossa causa é servir aos pastores e líderes em prol da glória de Deus.

Quais são os pilares que sustentam o trabalho da Sepal?

Os valores fundamentais da Sepal são: equipe, família, parceria, multiplicação, serviço e criatividade.

Somos comprometidos com o sistema de equipe para vida e ministério. Mesmo variando em forma e estrutura, a equipe fornece um contexto para confiança e crescimento espiritual.

Compartilhamos cuidado mútuo em relação a cada família de missionário, visando ao bem-estar de todos os membros.

Afirmamos a importância do equilíbrio entre os requerimentos da equipe para o ministério efetivo e as necessidades da família.

Trabalhamos junto com a igreja e encorajamos os líderes a desenvolverem uma visão apaixonada pelo alcance de nações, regiões, cidades e grupos étnicos, com o evangelho de Cristo, focalizando em ministérios que ceifam a seara.

Nós nos empenhamos como servos e aprendizes, altruístas em todo ministério e relacionamento.

Celebramos a graça de Deus refletida na criatividade e diversidade na vida daqueles que Deus tem chamado para servir com a Sepal.

Como a Sepal é mantida? Como um interessado pode participar das atividades ou ajudar a instituição?

As fontes de recursos da Sepal são constituídas de contribuições voluntárias de seus associados, ofertas de quaisquer outras pessoas físicas ou jurídicas, de eventual resultado financeiro operacional de suas atividades, de fonte digna a critério da Sepal.

As contribuições são feitas através de boletos bancários, cartão de crédito ou depósito em conta corrente.

Em nosso site (sepal.org.br) há informações e acesso para o primeiro contato.

Caso haja uma equipe da Sepal na região, o interessado pode contatar algum dos nossos missionários para receber mais detalhes.

A Sepal pode receber como associado um candidato a missões, uma igreja enviadora ou um investidor mantenedor.

O Encontro Sepal 2019 terá como tema: “Espiritualidade Bíblica para uma Igreja Transformadora”. Por que ele foi escolhido?  O que pretendem gerar a partir dessa reflexão?

A Sepal procura perceber o anseio de Deus para a igreja brasileira e sua liderança. O tema descreve a mensagem principal para esse início de século.

O Senhor tem desafiado a igreja para uma tarefa influenciadora nas esferas da sociedade e, para isso, há um chamado para a profundidade espiritual que precisa ter base bíblica para não se perder em emoções ou artifícios humanos.

Por que é importante que os líderes cristãos estejam em constante busca de formação, capacitação e desenvolvimento? De que forma essa postura pode ser o diferencial para um ministério relevante?

Todo bom líder costuma manter um programa de capacitação e desenvolvimento. Em um mundo globalizado e em apressada mutação, líderes precisam se atualizar constantemente para influenciar seu público de forma eficaz.

Na era da informação, temos acesso facilitado às plataformas de treinamento em todas as áreas de especialização.

Saber selecionar fontes e materiais de capacitação é de vital importância. Identificar as demandas do rebanho nos vários setores da vida plural da igreja representa uma virtude ministerial fundamental.

Acompanhar as mudanças e influências da sociedade representa um fator especial no século 21.

Acima de tudo, líderes espirituais mantêm ligação direta com o Senhor, percebendo a direção paternal na caminhada, para assim conquistar o avanço desejado em cada etapa do ministério da igreja.

A igreja evangélica brasileira tem sido atenta às necessidades emocionais e espirituais dos pastores e líderes? Como podemos superar a equívoca ideia de que os líderes são “super-homens” e criar uma sadia mentalidade de que são pessoas que também precisam de mentoreamento e assistência?

A igreja brasileira já tem consciência da vulnerabilidade natural dos pastores e líderes, a dificuldade é encontrar pessoas e programas para atender a demanda de assistência.

Outra coisa difícil é lidar com a geração que cultua celebridades, isso impede que líderes possam transparecer suas dificuldades e fraquezas.

Uma igreja que se preocupa com as necessidades emocionais dos seus pastores e líderes desenvolve um ambiente de reconhecimento da humanidade de seus obreiros, fazendo com que o povo trate seus ministros como pessoas normais que possuem responsabilidades especiais.

A igreja acompanha o contexto ministerial, familiar e pessoal desses irmãos e entra em ação naturalmente quando identifica alguma anormalidade.

Pastores e líderes que convivem em uma igreja de vida simples, acolhedora, humilde e verdadeira estarão sempre colhendo os frutos do amor e cuidado da congregação.

No tocante à tarefa de anunciar as boas-novas a todos, de que forma os pastores e líderes devem despertar suas respectivas comunidades a esse chamado, sem se perder entre os modismos e as distrações da atualidade, que roubam o foco e misturam a mensagem de salvação com artifícios que muitas vezes não têm nada a ver com o evangelho puro e simples?

O chamado da igreja é para alcançar as nações (Mt 28.18-20). A melhor maneira de proteger a igreja dos modismos e não perder a visão seria focar na Grande Comissão.

Todo pastor ou líder tem que encorajar sua comunidade a amar o Senhor e o próximo, sendo instrumento de transformação da sociedade.

Saiba mais!

Veja a matéria que preparamos sobre o 46º Encontro Sepal!

Serviço:

Encontro Sepal 2019

Data: de 06 a 10 de maio

Local: Hotel Monte Real – Rua São Paulo, 622 – Águas de Lindóia/SP.

Programação, valores, hotéis parceiros e informações adicionais, acesse encontrosepal.org.br

*Inscrições até 30 de abril.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!