Skip to content Skip to footer

“Pensar nas coisas que são do alto”. Você faz isso?

Coloque em prática essa atitude e colha maravilhosos benefícios em sua vida

Imoralidade desmedida, corrupção, desonestidade e traições. Todos os dias, somos assaltados por uma quantidade de conteúdos deprimentes que fazem mal à mente e ao coração e que entram em nossas casas por meio das telas dos computadores, da TV, das páginas das revistas e de outros veículos de comunicação.

De fato, a mídia e o mundo do entretenimento, infelizmente, estão contaminados com toda sorte de informação nociva e degradante, que revelam o aterrador grau de pecaminosidade ao qual o ser humano pode chegar e o afastamento de nossa sociedade da vontade de Deus. Nesse cenário, é fundamental que estejamos atentos em relação ao que estamos consumindo.

Assim como atentamos para a qualidade daquilo com que alimentamos o corpo, escolhendo apenas o que é saudável e apto para comer, deveríamos também ter cautela com o que alimentamos a mente. Como desfrutaremos saúde mental se poluímos as nossas emoções com o que é negativo e ruim?

É interessante a orientação do apóstolo Paulo em Colossenses 3.2: “Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra”. Ele continua: “ Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria” (V.5).

Pensar nas coisas do alto! Você tem feito isso?

Muitos têm uma vida espiritual vacilante pois estão com a mente cheia de coisas da terra. Em função de estarem tão habituados com produtos estragados, elaborados pela indústria da diversão a qualquer custo, já perderam o senso do que é bom, edificante e que realmente agrada a Deus.

Já perderam de vista a importância de manter o coração livre de impurezas, priorizando o que contribui para a santidade e retidão. De que forma uma pessoa pode ter o coração sensível à voz do Espírito Santo se o cauteriza com o pecado dia a dia? Como terá a mente de Cristo se a polui justamente com aquilo que vai contra seus ensinos?

Antes de consumir qualquer entretenimento, pergunte-se: “Os conceitos, as informações, o estilo de vida e a moral desse conteúdo realmente revelam a vontade do Criador?” Caso a resposta seja negativa, é fundamental avaliar se tal opção será benéfica para você. Verifique se o padrão de qualidade daquilo que consome como passatempo é aprovado pelo filtro de excelência de Deus, se revela pensamentos que são do alto. 

Pensar nas coisas que estão em sintonia com a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, por outro lado, traz paz, inspiração e alegria. Há excelência em tudo o que Deus proporciona aos seus filhos. “Toda dádiva que é boa e perfeita vem do alto, do Pai que criou as luzes no céu. Nele não há variação nem sombra de mudança” (Tg 1.17). Pensamentos que são do alto são cheios de vida e produzem transformação positiva. 

Diante disso, seja seletivo. Não consuma tudo o que oferecem a você! Mantenha sua mente no céu e em tudo o que Deus proporciona para a sua jornada: vida abundante, paz, comunhão com o Senhor. Anime-se com os sublimes planos do Senhor para o seu coração e veja que tudo o que vem do alto é cristalino e capaz de tornar a sua vida muito mais feliz. •

Leia também:

Pensamento e atitude

Conheça:

Meu dia melhor

Bom dia 2! Leituras diárias com Stormie Omartian

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!