Uma seleção de textos escritos por autores da Mundo Cristão para você que deseja saber mais sobre relacionamento cristão
Precisa de livros sobre “namoro cristão”? O catálogo MC tem o que você procura!
Para oferecer a você insights sobre o tema, selecionamos trechos de obras escritas por autores renomados de nosso catálogo. Tome nota, visite os hiperlinks e amplie seu conhecimento. Bora lá?
Namoro não existe.
“Namorados, muitas vezes, acabam vivendo como casados sem o ser ou até sem o saber. Achamos que é coisa de namorado ações e atitudes que cabem apenas a casados.
Namoro não é casamento, nem mesmo um petisco dele. Não é uma “escatologia adiantada”, que permite algo da vida de casado. Namoro não existe como o entendemos.
Você pode concordar que não devemos namorar como o mundo namora, que precisamos de um namoro santo. Mas quão mundano já é o nosso padrão de namoro? Quanta imoralidade já trouxemos para nossos relacionamentos?
Por isso devemos temer os padrões de namoro atuais: eles são repletos de imoralidade. E, infelizmente, nossas igrejas absorveram muitos dos padrões imorais de namoro.”
Yago Martins em Fogo no parquinho
A influência de outros é o principal responsável por namoros precoces, fora do tempo.
“Desenvolver um romance no momento errado nos influenciará a fazer escolhas erradas e, por consequência, colheremos dor e decepções.
Quem já não presenciou um adulto perguntando para uma criança que ainda está no jardim de infância: “Já tem namoradinho na escola?”. As pessoas acham isso bonitinho; afinal, são só crianças. Mas essa é justamente a grande questão: elas são crianças.
Uma menina de 11 anos me procurou desesperada ao final de uma de nossas conferências e, com lágrimas nos olhos, me disse: “Não me diga que eu tenho de esperar por muito tempo”.
Em outra ocasião, uma jovem de 16 anos foi até mim com a seguinte afirmação: “Ore por mim. Eu estou encalhada!”. Claro que alguém nessa idade pensará assim; ele passou a infância ouvindo que precisa ter alguém, e as coisas ficam ainda piores porque, nessa idade, os amigos já estão todos “ficando” ou namorando.”
Nelson Júnior em Eu escolhi esperar
Busque continuamente o auxílio de Deus.
“Embora namorar não seja só para casar, não faz sentido iniciar um namoro quando os dois ainda não têm maturidade nem condições práticas de começar a pensar em casamento. Por isso a seriedade do assunto. […] é absolutamente impossível manter-se no rumo certo, tomando decisões sábias, sem a ajuda de Deus.
Não tente aplicar com suas próprias forças os princípios cristãos para o namoro. Busque continuamente o auxílio de Deus. Ele é o maior interessado em fortalecê-la e dirigi-la a cada passo!”
Susana Klassen em Devocionais para meninas
No relacionamento com outra pessoa, desde o início é possível identificar se existe compatibilidade ou não, e essa descoberta vai se aprofundando com a convivência.
“No namoro, depois que se adquire bastante conhecimento sobre a outra pessoa, percebem-se suas qualidades e seus defeitos. Quando essa descoberta ocorre com critério, em oração e com maturidade, é possível analisar— ainda no período de namoro e de noivado — se existe entre o casal uma identificação suficiente para permitir a construção de um projeto de vida juntos. Uma vez feito esse diagnóstico, seguir adiante é uma decisão individual.”
Rinaldo Seixas em Unidos pelo casamento
Não é pecado sentir-se atraída pelo homem com quem você deseja se casar.
“Se você é solteira e espera desenvolver um relacionamento sério com um homem interessado e disponível, a excitação e apego emocional são parte natural do processo do namoro. À medida que caminha para o altar, é bem provável que fique deliciosamente excitada com a ideia de vir a desposar esse homem. Não é pecado ser emocionalmente excitada pelo homem a quem espera dedicar sua vida.”
Shannon Ethridge em A batalha de toda mulher
Conheça também estes livros cristãos sobre noivado e casamento!
Diga sim com convicção – Miguel Uchôa
Ninguém ingressa num relacionamento com o objetivo de fazer parte do grupo dos divorciados ou dos infelizes, mas, a despeito disso, os casos de divórcio entre cristãos e não cristãos são alarmantes. Saiba como evitar os erros que tantos casais têm cometido!
Em Diga sim com convicção, o bispo Uchôa, autor com larga experiência em aconselhamento matrimonial, mostra diferentes maneiras de evitar que a dissolução e a infelicidade entrem no lar daqueles que sonham construir uma família. Segundo ele, o segredo reside na prevenção, antecipação e preparação. Aprenda a aplicar esses conceitos e, desde já, construa seu casamento com alicerces sólidos.
Antes de dizer sim – Jaime Kemp
O livro Antes de dizer sim é um guia fundamental para os noivos. Escrito por Jaime Kemp, uma autoridade quando o assunto é relacionamento cristão, traz orientação clara, segura e objetiva quanto aos propósitos de Deus para o matrimônio.
Por meio da obra, você conhecerá o caminho para a construção de um verdadeiro lar cristão, no qual há alegria, respeito mútuo e obediência à vontade do Criador.
Você e eu para sempre – Francis Chan
Escrito por Francis e Lisa Chan, Você e eu para sempre não é um típico livro sobre casamento. Nele, o casal parte da perspectiva da eternidade como elemento influenciador das decisões do presente e explica o conceito bíblico por trás de um relacionamento a dois capaz de satisfazer as necessidades mais profundas da alma dele e dela.
À medida que essa necessidade de ambos é satisfeita, as questões do dia a dia passam a ser tratadas sob uma ótica em que a felicidade será, de fato, para sempre.