Skip to content Skip to footer

Namoro e noivado puros, que agradam a Deus

Viva essa fase maravilhosa em santidade, plantando boas sementes para o seu casamento

Por Nelson Júnior em Eu escolhi esperar

Mesmo vivendo um romance, ainda assim é tempo de esperar. Portanto, todos os não casados devem es­colher esperar para ter intimidade sexual somente no casamento: adolescentes, jovens, adultos, namorados, noivos, quem já foi casado (independentemente de já ter se relacionado sexualmente) e até indivíduos casa­dos em cartório, mas não no religioso. Não importa. Deixe-me repetir: intimidade sexual, só no casamento! A Bíblia nos alerta quanto à santidade do corpo:

Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de ma­neira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhe­cem a Deus.

Neste assunto,

ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo (1Ts 4.4-8).

Para compreender essa questão,

precisamos en­tender o que é intimidade sexual. Antes de celebrar cerimônias de casamento, sempre realizo um curso pré-nupcial com os noivos.

Sento com eles e compar­tilho valores e conselhos que os ajudarão mais tarde. Uma parte do curso sempre foi desconfortável para os participantes: quando tratamos sobre a intimidade físi­ca no namoro.

Isso é extremamente relevante. Tudo o que você faz com seu corpo refletirá, de alguma forma, em seu casamento.

Um casal pode subir ao altar virgem,

mas não puro. Conheço pessoas que se casaram virgens, porém caíram no pecado da imoralidade e, mesmo virgens, desfruta­ram da intimidade sexual antes do casamento.

Duran­te o namoro, acontece de tudo em termos de carícias, menos a conjunção carnal. Ou seja, mãos por todo o corpo e, em muitos casos, a nudez. Os dois dormem juntos, tomam banho juntos, trocam de roupa na frente do outro e, assim, desenvolvem uma intimidade física inadequada aos valores de Deus.

Os noivos, com isso,

ficam excitados e ultrapassam os limites, mesmo não chegando à ultima instância da relação sexual — a pe­netração. Na verdade, eles não sabem, mas já iniciaram uma relação sexual por meio da intimidade corporal. O casal é virgem em termos sociais, mas não é mais puro aos olhos de Deus.

Por outro lado, tenho acompanhado incontáveis his­tórias de casais que não são mais virgens, porém deixam para usufruir da intimidade física somente depois de ca­sados.

A grande maioria já teve experiências sexuais e per­deu a virgindade em algum momento da vida, quando ainda não conhecia Jesus. Outros até conheciam Cristo, mas não resistiram às tentações da mocidade.

Felizmen­te,

depois de uma experiência pessoal com o Senhor, escolheram esperar e passaram a guardar-se por comple­to, desenvolvendo um relacionamento dentro da von­tade divina. Apesar de não serem mais virgens, estão se casando puros.

Como dá para perceber, uma coisa é casar virgem, e outra é casar puro. Deus não quer que você guarde so­mente seus órgãos sexuais. Ele não quer santidade pela metade, mas completa. Isso inclui olhos, lábios, mãos, mente e tudo mais.


Escolher esperar é muito mais que se casar virgem; é buscar desenvolver uma vida de pureza e santidade.


Viva um “triângulo amoroso santo”: você, Deus e a pessoa amada. E desenvolva um namoro e um noiva­do comprometidos com a santidade, respeitando o seu corpo e o do outro de forma santa e honrosa, sem se entregar aos desejos da carne; pelo contrário, buscando cumprir a vontade divina.

Tudo aquilo que os excita deve ser evitado, e assim vocês não se colocarão em si­tuações de tentação. Devemos nos guardar por inteiro, para usufruir de intimidade sexual e dos prazeres que ela oferece no contexto correto: o casamento. 

Saiba mais!

Nelson Júnior, pastor e idealizador da campanha “Eu escolhi esperar” tem sido uma das importantes vozes dedicadas ao público jovem e, por meio de sua iniciativa, tem encorajado, fortalecido e orientado multidões sobre a necessidade de viver uma vida sexualmente pura e emocionalmente saudável. No livro lançado pela Mundo Cristão, ele compartilha sua história e oferece direcionamento para quem deseja conhecer o padrão estabelecido por Deus para a vida sexual e desfrutar de integridade emocional. Ferramenta instrutiva, Eu escolhi esperar esclarece os princípios bíblicos concernentes ao casamento e intimidade e traz conselhos para que os leitores possam lidar com as pressões impostas pela sociedade, inclusive pelos círculos de amigos e familiares.

Para ler entrevista exclusiva com o autor, clique aqui.

Conheça também:
Você e eu para sempre – O casamento à luz da eternidade
Diga sim com convicção – O que você precisa saber antes de se casar
A esposa que eu quero ser – O papel da esposa no casamento cristão
 O marido que eu quero ser – O papel do marido no casamento cristão

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!