Skip to content Skip to footer

Novidade: “Espiritualidade no chão da vida”, obra organizada por Valdir Steuernagel e sob direção dos mentores do Projeto Grão de Mostarda (PGM) 

No livro, Karen Bomilcar, Osmar Ludovico, Marcos Almeida, Ricardo Barbosa, Rosana Basile, Ziel Machado e mais de 30 personalidades compartilham questões que abarcam diferentes contextos da experiência humana e temas como pessoalidade, comunidade, vocação e cidadania

Espiritualidade no chão da vida chega às livrarias a partir de setembro de 2022. A obra traz uma coletânea de artigos sobre questões fundamentais da vida cristã e traduz com fidelidade o compromisso cristão de refletir a fé nos mais variados aspectos da existência.

Organizada por Valdir Steuernagel, uma das mais respeitadas lideranças evangélicas do país, e sob a direção dos mentores do Projeto Grão de Mostarda (PGM), iniciativa que tem como objetivo dar suporte a jovens líderes na busca por uma espiritualidade simples, transparente, que abrace a vida por inteiro em sua dimensão individual e comunitária, Espiritualidade no chão da vida convida o leitor a uma mesa de conversa sobre coração e ação, amor e serviço, oração e vocação.

Juntos, especialistas como Karen Bomilcar, Osmar Ludovico, Marcos Almeida, Ricardo Barbosa, Rosana Basile, Ziel Machado e mais de 30 personalidades compartilham questões que abarcam diferentes contextos da experiência humana, aprofundam reflexões sobre pessoalidade, comunidade, vocação e cidadania e descortinam uma nova perspectiva diante da realidade.

Graças ao caráter colaborativo, a coletânea com26 artigos assinados por psicólogos, teólogos, músicos, jornalistas, educadores, entre outros profissionais e vocacionados, espelha a riqueza da vida em comunidade. Trata-se de uma caminhada cujo significado é revelado à medida que se descobre o outro. “Quem percorrer estas páginas se deparará com uma enorme gama de assuntos, estilos e histórias de vida, tudo perpassado pelo mesmo fio condutor: ‘a espiritualidade’”, assinala Steuernagel.

Inspiração, oração, colaboração, transformação

“Na espiritualidade no chão da vida aprendemos a degustar o texto bíblico em oração, sob a graça e a iluminação do Espírito Santo, alinhando os sentimentos e as experiências da vida ao texto bíblico. Aqui o texto bíblico não se presta ao desserviço de demarcação territorial religiosa. O texto bíblico é saboreado em forma de oração, para encontrar ressonância e eco nas entranhas da alma, aflorando adoração, oração, contemplação […]”, escreve Carlos Queiroz, pastor, teólogo, professor e conselheiro, ao prefaciar a obra.

“Um livro que fala de caminhada: espiritualidade desenvolvida na vida pessoal, comunitária, na vocação e na cidadania. Algo mais: vida que jorra nas profundezas do encontro com o Deus Trinitário e os parceiros de estrada. É um dos resultados práticos e palpáveis dos 25 anos de mentoria do Projeto Grão de Mostarda. Como pode ser frutífera e abençoada a jornada entre mentores e mentoreados… Aí está o resultado. Espiritualidade cristã ao rés do chão, com os olhos nos céus”, declaram Carlinhos Veiga e Cláudia Barbosa, líderes na Igreja Presbiteriana do Lago Norte, em Brasília.

“Esta obra examina com graça e elegância o caminho do discipulado cristão. Jesus é o Verbo que se fez carne e tabernaculou no meio do povo. Foi o próprio Jesus que ensinou seus discípulos a viverem de modo responsável perante seus contextos históricos. A espiritualidade cristã está arraigada no solo da existência”, assim também endossa Davi Lago, pastor e escritor.

Espiritualidade no chão da vida dá testemunho coletivo de uma espiritualidade que integra o coração à ação, o silêncio ao testemunho, a individualidade à comunidade, o amor ao serviço e a oração à vocação. Um livro que convida cada leitor e cada leitora a se perceber caminhando em direção a um olhar, um sorriso e uma oração: o olhar da escuta, o sorriso do abraço e a oração que, no silêncio, soletra a expressão gloria Dei.

A obra já está à venda nas livrarias e nas principais plataformas digitais.

Quero saber mais e comprar um exemplar impresso.

Quero saber mais e comprar um livro digital.

Sobre o Projeto Grão de Mostarda: Por mais de 25 anos, o Projeto Grão de Mostarda (PGM) tem acompanhado a vida de centenas de jovens líderes em um programa de formação espiritual e de mentoria que busca gestar uma espiritualidade com a marca de Jesus. Uma espiritualidade simples, saudável e transparente e que abrace a vida por inteiro, em sua dimensão pessoal e comunitária.

Sobre o autor: Valdir Steuernagel (org.) é pastor luterano, embaixador da Aliança Evangélica e da Visão Mundial e colunista da revista Ultimato. É casado com Silêda, com quem tem quatro filhos e sete netos, e com quem se dedica ao ministério da nutrição espiritual e vocação missional.

Conheça também:

Formação espiritual: um caminho de fé, vida e missão

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!