Skip to content Skip to footer

O caminho que leva à intimidade

Ao invés de apontar as falhas de seu cônjuge, abra o coração e expresse-lhe aquilo que incomoda você

Por Gary Chapman em Promessas de Deus para abençoar seu casamento

O que você sabe sobre a arte da autorrevelação? Tudo começou com Deus. Ele se revelou a nós através dos profetas, das Escrituras e, de maneira suprema, através de Cristo.

O mesmo princípio é necessário no casamento. A autorrevelação nos capacita a saber quais são as ideias, os desejos, as frustrações e as alegrias do outro. Em uma única frase, é o caminho que leva à intimidade. Sem autorrevelação não há intimidade. Portanto, como aprendemos a arte da autorrevelação?

Você pode começar aprendendo a falar por si mesmo. Os especialistas em comunicação costumam explicar que isso ocorre nas declarações em que se usa “eu” em vez de “você”. Por exemplo: “Eu estou desapontada por você não ir comigo ao jantar de aniversário da minha mãe” é bastante diferente de “Você me desapontou mais uma vez por não ir ao jantar de aniversário da minha mãe”.

Ao se concentrar nas suas reações, você revela suas próprias emoções. Concentrar-se nas ações dos outros é o mesmo que colocar culpa. Declarações com “você” incentivam discussões; as que utilizam “eu” incentivam comunicação. •

Você sabia?

O texto que você acaba de ler é um trecho do livro Promessas de Deus para abençoar seu casamento. Nele, Gary Chapman oferece mensagens de encorajamento e de sabedoria, inspiradas pela Palavra de Deus e escritas para incentivar os casais a buscarem juntos um relacionamento feliz e duradouro.

Leia também:

O que fazer quando tudo está mal?

Conheça:

As 5 linguagens do amor

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!