Skip to content Skip to footer

“O poder da amizade”, escrito pelo Dr. John Perkins, você vai querer ter um em sua biblioteca!

Saiba mais sobre o lançamento!

Em fevereiro de 2022, a Mundo Cristão lança O poder da amizade: A resposta para um mundo de solidão e discórdia, escrito pelo Dr. John Perkins, uma das vozes mais eloquentes da sociedade norte-americana.

John é fundador e presidente emérito da John & Vera Mae Perkins Foundation e co-fundador da Christian Community Development Association. Ele atuou como consultor de cinco presidentes dos EUA e é uma das principais expressões evangélicas do movimento pelos direitos civis. Autor e palestrante internacional sobre questões de reconciliação, liderança e desenvolvimento comunitário, é referência de vida cristã sólida e ética.

Em O poder da amizade, o autor compartilha suas experiências de vida, explora histórias bíblicas e apresenta perfis de várias de suas próprias amizades pessoais, inspirando leitores e leitoras a imaginarem a possibilidade de uma realidade diferente da atual, cuja fragmentação, isolamento e desconfiança mútua nos afastam de Deus e do próximo.

Ao conhecer a trajetória de vida do Dr. Perkins, você verá que suas afirmações sobre o poder da amizade adquirem importância não apenas maior como também surpreendente: pobreza, racismo, perdas e toda a sorte de infelicidades não tiveram o poder de mascarar a verdade essencial de que Deus nos ama, está próximo e conectado conosco. Ele é um amigo especial que nos ensina a fazer outros amigos.

Um relato emocionante

Para que você conheça o perfil de John Perkins e a novidade que acaba de chegar ao Brasil pela Mundo Cristão, publicamos, a seguir, o emocionante relato de Judah Smith, pastor da Churchome e autor do livro Jesus é_____. No texto, que compõe prólogo de O poder da amizade, Judah fala da influência de Perkins em sua jornada com Cristo e nos inspira a também sermos cristãos reconhecidos pelo amor e pela fraternidade.

Prólogo de O poder da amizade, por Judah Smith

Nunca me esquecerei da primeira vez que encontrei o Dr. John Perkins. Ele irradia o amor de Jesus e tem um sorriso que ilumina o recinto. Se você o conhece, sabe o que quero dizer. Ele é magnético. Nós o convidamos para falar à nossa comunidade há alguns anos, a fim de receber sua ajuda, seus conselhos e sua sabedoria adquiridos ao longo de toda uma vida enfrentando os efeitos devastadores do racismo. Queríamos nos engajar mais do que nunca na abordagem às questões da reconciliação racial nos Estados Unidos e descobrir como poderíamos ser parte da solução.

Eu não tinha ideia de onde estava me metendo. Junto com nossa comunidade sentei-me para conversar com o Dr. Perkins, e ele nos deixou mais que impressionados. Todos nós saímos transformados de lá naquele dia. Ele e eu nos tornamos amigos chegados e, como se diz, o resto é história.

Dr. John Perkins

Agora sei que o trabalho de qualquer bom entrevistador é fazer a lição de casa, mas confesso com humildade que só tive tempo de folhear rapidamente seu livro mais recente à época. Na pressa de cumprir as agendas e de levá-lo até lá, não consegui obter muitos detalhes sobre sua história. Então, quando ele se sentou comigo para conversar, eu estava despreparado em vários aspectos. Quanto mais ele falava, menos precisava das minhas perguntas, porque tudo o que eu queria era ouvir mais e mais. Senti várias coisas naquele dia: indignação, incredulidade, compaixão e um amor imenso pelo Dr. Perkins.

Ele compartilhou sua vida conosco por meio de histórias: de sua mãe, que faleceu devido à pobreza extrema, de como seu irmão foi brutalmente assassinado por um policial branco, de como Deus transformou sua raiva em ativismo e no que são agora uma vida e um legado inigualáveis de fé indescritível. Não dava para acreditar como ele se expressava tão abertamente e com tanta força, humildade e graça. Ele generosamente compartilhou sua vida conosco, completos estranhos. Mesmo entre lágrimas, sua presença me encheu de esperança. Fui desconstruído, mas revigorado.

O Dr. Perkins escreveu este livro, O poder da amizade, com tanta beleza e autenticidade porque o deixou bem simples. Ele escolheu conhecer a Deus e torná-lo conhecido. Escolheu receber a amizade de Deus, como um apóstolo João da atualidade, o autoproclamado “discípulo que Jesus amava”. Mais precisamente, ele escolheu abraçar por completo a Deus Pai, seu Filho Jesus e o Espírito Santo. E o Dr. Perkins testemunhou ao longo de sua vida a realidade dessa amizade vez após vez, desafio após desafio, temporada após temporada.

Assim como na vida de Jesus, vejo muito claramente o que torna a vida e a mensagem do Dr. Perkins tão convincentes. A vida de Jesus foi repleta de pessoas: homens e mulheres que ele encontrou e acolheu. Pessoas comuns com quem dividiu uma refeição, casamentos que frequentou, crianças que abraçou, mulheres que protegeu e até um amigo que trouxe dos mortos. Amigos cujas dores ele compartilhou e, por fim, cujos pecados tomou para si. Ele nos deixou uma bela imagem de que a amizade divina era de coração para coração, mais importante que normas e regras sociais.

“Ele [Jesus] nos deixou uma bela imagem de que a amizade divina era de coração para coração, mais importante que normas e regras sociais.”

E, da mesma forma, sou mais uma vez provocado por John Perkins quando ele compartilha sua vida comigo. Exatamente como quando nos conhecemos. Sempre penso nele ao longo dos anos, e ainda fico impressionado pela forma como ele suportou o que suportou — e sorrindo. Até tive conversas em voz alta (bem, para ser sincero, eu estava gritando) com Deus sobre isso, perguntando: “Como, Senhor? Como esse homem suportou tanta dor, crueldade e injustiça e, ainda assim, é tão doce?!”.

Veja bem, uma coisa é ser gentil quando alguém toma seu lugar no estacionamento, mas o que meu amigo sofreu é indizível, e no entanto seu amor permanece. Apenas um homem que experimentou um nível incrivelmente íntimo de amizade com Deus é capaz de me fazer acreditar que coisas assim são possíveis. Ele me faz querer conhecer mais a Deus. Ele me inspira a ser um companheiro constante de Deus. Somente um homem que conhece Jesus intimamente e cultivou um relacionamento verdadeiro e próspero com ele pode nos dar a esperança de que é de fato possível vencer a luta contra o pecado do racismo.

Sim, o Dr. Perkins e eu já fomos desconhecidos, mas não mais. Somos amigos que se tornaram família. Naquele dia, eu sabia que meu relacionamento com o Dr. Perkins era o que eu queria para toda a vida. Ele acolheu a mim e à minha família, além da comunidade Churchome — completos estranhos —, e nos chama de amigos. Construímos uma amizade que me transformou para sempre.

Ele é um tesouro nacional, uma representação de esperança e de mudança da qual todos nós precisamos. Desfrutamos uma amizade verdadeira, marcada pela segurança e pelo sacrifício, o compromisso mútuo com a convicção que somente Deus pode dar. Não é a amizade definida de forma vaga que a cultura promove, mas aquela cultivada em amor sincero e respeito. Uma amizade que divide fardos e suporta dores.

Esse tipo de amizade é único, vinculado ao amor de Deus e de um pelo outro, que pode superar e vencer a luta contra o ódio e a intolerância. Jesus verdadeiramente o chama de amigo, e sou muito grato por também fazê-lo.

Nas palavras do Dr. John Perkins, autor de O poder da amizade:

Um convite a conhecer o amor que transforma.

Em minhas nove décadas de vida, passei a acreditar que o propósito do homem é conhecer esse Deus maravilhoso — amá-lo, servi-lo, adorá-lo — e torná-lo conhecido. E acredito que Deus não apenas nos criou e ordenou que fizéssemos isso, mas em sua graça ele também nos disse como fazê-lo. Ele nos mostrou o caminho. É por meio da amizade. Essa “comunhão uns com os outros” que ele possibilita é a revolução que pode curar séculos de mágoas e ódios que nos separam.

Uma vez que somos amigos dele, não precisamos encarar sozinhos tais separações. E não é mesmo para fazê-lo. A amizade é a embarcação que devemos conduzir ao longo de nossa jornada como peregrinos, amando-nos mutuamente e até mesmo dando nossa vida uns pelos outros, se assim for necessário.

“Quero falar sobre amizade no nível da alma. Acho que esse é o tipo de amizade que Deus planejou que tivéssemos, com ele e uns com os outros. É o único tipo de amizade que curará as feridas da alma.”

Dr. John Perkins

Adquira já seu exemplar!

Em um mundo que tende ao individualismo e ao esfriamento do amor, é crucial que a igreja e os cristãos reavivem a pregação acerca da fraternidade, do relacionamento intencional com os irmãos e da união entre os seres humanos, pautas não raras vezes relegadas a segundo plano em meio às teologias que distorcem a verdade bíblica. O cristão é chamado a ser conhecido pelo amor, sendo sal, luz e bênção na sociedade, impactando vidas e influenciando gerações por seu estilo de vida.

Que tal transmitir o amor de Jesus você também? Aceita o convite? Leia O poder da amizade: A resposta para um mundo de solidão e discórdia. A novidade já está disponível nas livrarias e nas principais lojas virtuais.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!